Acesse Nossas Redes Sociais

Economia

Carro novo ou usado: o que compensa mais comprar?

Publicado

em

Quando se pensa em adquirir um veículo, uma grande dúvida das pessoas é se devem comprar carro novo ou usado. Certamente que carros novos são excelentes, mas, em termos de finanças, às vezes comprar um carro usado em bom estado pode ser uma excelente alternativa, ajudando a economizar um bom dinheiro, a depender de alguns fatores.

car-g5b0d02841_1280

Carro novo ou usado: o que compensa mais comprar? Fonte da imagem: Pixabay

Carro novo ou usado: o que exatamente significa cada um

Antes de decidir sobre um carro novo ou usado, vamos definir um pouco nossos termos. Você sabe o que é um carro novo: é um veículo do ano do modelo atual, 0 km. O termo “quase novo”, para nossos propósitos, descreveria um veículo usado, cujo modelo é de anos anteriores, que já teve pelo menos um dono.

Para evitar que as comparações fiquem confusas, os modelos que você considera devem ser da mesma geração. As vantagens são diminuídas quando o veículo novinho em folha é o primeiro de sua geração enquanto o outro modelo está em uma plataforma anterior e, portanto, carece de tecnologia atual e é visualmente diferente do carro novo.

E a depreciação?

Como você já ouviu várias vezes, o valor de um veículo despenca no segundo em que é retirado do estacionamento do revendedor. Embora essa descrição do tempo possa ser um pouco exagerada, a depreciação do veículo é um grande problema. Normalmente, é a maior despesa do proprietário de um carro durante os primeiros anos de propriedade, com as maiores doses de depreciação nos anos um e dois de sua propriedade.

Baixa depreciação

Enquanto para um comprador de carro novo essa montanha de depreciação pode representar um grande golpe financeiro, para o comprador de automóveis experiente representa uma oportunidade substancial de economizar dinheiro.

A depreciação está em toda parte. Por causa disso, você pode encontrar economias potenciais semelhantes em todo o mercado automotivo.

Ainda não está pronto para a série 3? Um Honda Civic é um ótimo carro básico, e a mesma teoria do modelo da mesma geração de um ano de idade também funciona no seu caso. Em 2018, uma nova versão do Civic EX era um excelente valor.

Por outro lado, um EX 2017 usado com o mesmo equipamento pode ser encontrado a um custo de varejo bem menor. Ele poderia ter até uma boa quilometragem já, mas ainda estava coberto pelo saldo da garantia de fábrica, e você poderia economizar.

Por que os carros esportivos costumam ser carros usados ​​confiáveis

Você pode pensar que não compensa comprar um usado quando a diferença de valor dele para um novo não é tão significativa assim. Não há nada de errado com esse pensamento. Esses dois exemplos apontam que as maiores economias geralmente ocorrem em veículos mais caros. A nível de exemplo, uma BMW ano 2022 pode custar x reais e um carro igual, porém de 2021 pode custar 5, 10 mil a menos ou mais.

Um aspecto de comprar quase novo que você deve estar ciente é que o veículo que você compra será um ano modelo mais velho do que o carro novo que você também está considerando, e esse fato será refletido em um valor de troca mais baixo quando o tempo vem buscar outro veículo novo. Quanto mais tempo você segurar o carro, menos isso se torna uma preocupação.

Então você está pronto para seguir o caminho dos carros usados? Comprar quase novo não é para todos, mas o comprador de automóveis astuto que conhece o mercado pode fazê-lo funcionar com uma vantagem significativa. Carros novos são excelentes, mas ter um carro novo e vários milhares de reais a mais na conta bancária também não é ruim.

Fonte/Crédito: Car And Driver

Para mais informações sobre o artigo, e/ou achou algum erro de gramática/conteúdo desatualizado? Não hesite em entrar em contato nos comentários abaixo ou enviando um e-mail para: [email protected] - Estamos em constante desenvolvimento e atualização para trazer o melhor conteúdo para você! Siga-nos no Google News

Graduada e Mestre em História pela Unesp. Moro no interior do estado de São Paulo. Redatora web há 5 anos. Trabalhei para agências de conteúdo como Rock Content, Leads Conteúdo Web, Ideal Digital, Contenu e Pandartt e portais de notícias, como Diário Prime News, Tecnonotícias, SaúdeLab, Giro Econômico e Carros Híbridos. Faço parte da equipe de redação do IEF Informação em Foco, escrevendo sobre economia. Contato: [email protected]

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS