Acesse Nossas Redes Sociais

Economia

Dicas para organizar sua vida financeira mesmo desempregado

Publicado

em

O desemprego ainda é um grave problema no Brasil, especialmente depois desses 2 anos de pandemia. Por isso, muitas famílias e pessoas ficaram endividadas e não sabem como controlar o seus últimos recursos nessa situação. Logo, mostraremos algumas dicas para organizar sua vida financeira mesmo desempregado!

planning-finance-business-presentation-businessman-sales-1584859-pxhere.com_

O primeiro passo é evitar o acúmulo maior de dívidas e começar a ter mais controle da sua vida. Com isso, dá uma respirada maior nessa situação tão complicada, principalmente para buscar novas vagas de emprego sem ter tanto desespero por conta dos boletos. Então, mostraremos agora como fazer tudo isso, se quer aprender, continue com a gente até o final!

Quanto dinheiro ainda você tem?

A primeira coisa que você deve fazer para organizar sua vida financeira mesmo desempregado é entender quanto dinheiro você ainda tem. Se você foi demitido há pouco tempo Você pode ter pego a rescisão, férias e outros recursos. 

Logo, isso pode te ajudar um tempo e deve ser feito assim sim que sair do seu antigo emprego. Se você morar com outras pessoas você pode somar todas as rendas para entender quanto dinheiro ainda tem.

A soma de todo esse dinheiro será a base para você viver e principalmente para orientar seus próximos passos em relação a sua situação financeira. Outro fator importante é verificar qual é o seu gasto mensal, com isso, você vai entender quanto vai ter todo mês.

Tenha um controle das suas dívidas

Outro passo importante é começar a controlar melhor todas as suas dívidas, portanto, você deve anotar todos os seus gastos fixos mensais. São eles os principais: aluguel, luz, água e gastos diários.

Novamente, se você tiver uma família some todos os gastos de todos dentro da casa, especialmente, os gastos com alimentação. Isso te ajuda a visualizar melhor quanto recurso Você vai precisar todo mês para não passar sufoco.

Existem diversos aplicativos que podem te ajudar a controlar melhor essas pendências mensais. Então, vale a pena estudar e tentar verificar quais são os melhores para responder às suas expectativas.

Negocie suas dívidas

Outro ponto importante é negociar suas dívidas para se livrar desse problema mesmo desempregado. Entenda que quanto antes você começar a pagar suas pendências você terá acesso a crédito e outras situações melhores de crédito.

Para organizar sua vida financeira é necessário zerar suas dívidas e conversar com seus credores pode ser o primeiro passo. Outra dica interessante é entrar na plataforma do Serasa para verificar se existem propostas de negociação para você.

Dentro desse site existem muitas negociações facilitadas para melhorar a vida do usuário, portanto pode ser uma ótima forma de zerar suas dívidas.

Faça freelance

Uma ótima alternativa para equilibrar as contas e ter mais dinheiro para suas responsabilidades é fazer freelance enquanto está desempregado. dessa maneira você consegue fazer renda extra mesmo que esteja em casa.

Existem diversas plataformas que possibilitam aprender e realizar algumas atividades para ganhar dinheiro extra. Além disso, se você possui uma habilidade ou mesmo uma paixão, você pode começar a dar aula para ganhar mais grana.

Para mais informações sobre o artigo, e/ou achou algum erro de gramática/conteúdo desatualizado? Não hesite em entrar em contato nos comentários abaixo ou enviando um e-mail para: [email protected] - Estamos em constante desenvolvimento e atualização para trazer o melhor conteúdo para você! Siga-nos no Google News

Meu nome é Bruno Reis, sou ex militar, formado em Marketing e sempre fui apaixonado por livros. Redator desde 2016, casado, amo viajar e sou o pai da Kira, minha cachorrinha e já escrevi o meu livro. Redator do IEF - Informação em Foco Contato: [email protected]

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS