Governo
RG digital garante mais segurança e praticidade para os brasileiros, confira como emitir o seu
O RG digital será obrigatório em breve para todos os brasileiros e visa trazer mais praticidade a todos, já que será um Documento Nacional Unificado.
RG digital será o novo documento oficial em todo o território nacional
O documento digital será o documento unificado oficial de todos os brasileiros. Conhecido como o Documento Nacional Unificado, um dos seus principais objetivos é trazer mais segurança e unificar as informações de outros documentos em um só.
Aqueles que possuem RG, CPF, Título de Eleitor, CNH, PIS/Pasep e o SUS poderão encontrar estes documentos em um só com este novo documento oficial.
Este RG digital é nada menos e nada mais do que a apresentação do avanço no processo de modernização e identificação, o que trará mais praticidade aos cidadãos tendo estes documentos no próprio celular.
Entenda como será toda a implementação deste documento digital
O governo tem avançado com o processo de implementação do RG digital desde 2018, com o Decreto 9.278, entretanto, enfrenta diversas dificuldades dos órgãos de identificação civil para se adaptarem às mudanças e, posteriormente, o período de pandemia também acarretou o adiamento do projeto.
Entretanto, em fevereiro deste ano, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), assinou um novo decreto em que estabelece a criação da Carteira Nacional de Identidade unificada para todo o país.
Com a decisão deste novo decreto, os órgãos e institutos de identificação têm até março de 2023, para se adequarem às mudanças estabelecidas para começar a emissão do documento em todo o território nacional.
Logo após o período de adaptação, às secretarias e órgãos serão responsáveis pela emissão e a distribuição do RG Digital. Segundo previsões, ocorrerá o recolhimento de impressões digitais dos cidadãos para ter uma base de dados, tal base é conhecida como Base de Dados de Identificação Civil Nacional (BDCN).
Conheça tudo sobre o novo RG digital
O novo documento oficial tem como objetivo substituir o atual modelo de RG utilizando o CPF como um cadastro único.
O CPF poderá ser utilizado como número em certidões de nascimento, casamento e óbito, assim como a identificação para o INSS(NIT), carteira de trabalho e demais documentos.
A principal vantagem deste novo documento não é só a segurança e praticidade, mas também que poderá ser utilizado como documento de viagem para os países do Mercosul, por conta do padrão internacional, com o código Machine Readable Zone(MRZ).
Outra vantagem também é que o RG contará com um QR Code que possibilita a identificação eletrônica do documento tanto de maneira online quanto offline.
O que significa que não precisa do número do RG e também do CPF, já que o segundo número já será válido.
Veja como fica a situação atual do RG
A versão atual do RG continua válida por todo território nacional por até 10 anos para os cidadãos com até 60 anos de idade. Para aqueles acima de 60 anos, não há definição de quanto tempo o atual modelo será válido, entretanto, é esperado que o novo documento para esse público não seja exibido.
A emissão deste novo documento terá base no cadastro biométrico dos órgãos de identificação, como as secretarias de segurança pública. Com o processo de coleta das impressões digitais, o cidadão deve instalar o aplicativo chamado DNI (Documento Nacional de Identidade). Nesta plataforma o cidadão deve conseguir preencher um pré-cadastro onde deve constar dados como, nome, filiação, data de nascimento, e-mail, número de telefone e filiação.
Logo após essa etapa, será feita a emissão do RG digital, onde o cidadão deve finalizar a solicitação em um ponto de atendimento físico ou virtual. Vale lembrar que o aplicativo DNI ainda não está disponível para o público e que o novo documento possui prazos relativos a sua validade.
-
Concursos2 anos Atrás
Concurso REDA 2023 – Inscrições, Edital, Vagas
-
Concursos2 anos Atrás
Concurso Literário 2023 – Inscrições, Vagas
-
Dicas2 anos Atrás
2 Via Conta Embratel – Consulta, Emissão, Imprimir
-
Concursos2 anos Atrás
Concurso Copasa 2023 – Inscrições, Edital, Vagas
-
Concursos2 anos Atrás
Concurso Jornalista 2023 – Dicas, como se inscrever, editais
-
Dicas2 anos Atrás
2 Via Conta Enel 2023- Emissão, Solicitar, Imprimir
-
Concursos2 anos Atrás
Concurso Correios 2023 – Inscrições, Edital, Vagas
-
Dicas1 ano Atrás
2 Via Boleto Santander – Consulta, Emissão, Imprimir
-
Carreira3 anos Atrás
Vagas Abertas ICOMON 2022 – Trabalhe Conosco, Requisitos, Seleção
-
Concursos3 anos Atrás
Concurso Gari 2022 – Inscrições, Edital, Vagas
-
Eventos3 anos Atrás
Show da Gabriela Rocha 2022 – Ingressos, Datas, Locais
-
TV2 anos Atrás
Programa João Kléber Show – Inscrição, Quadros, Participe
-
Concursos2 anos Atrás
Concurso SEDUC 2023 – Inscrições, Edital, Vagas
-
Concursos3 anos Atrás
Concurso Prefeitura Salvador 2022 – Inscrições, Edital, Vagas
-
Cursos2 anos Atrás
Cursos Gratuitos Harvard 2023 – Inscrição, Vagas, Calendário
-
Eventos2 anos Atrás
Show do Soja 2023 – Ingressos, Datas, Locais
-
Concursos2 anos Atrás
Concurso para Professor 2023 – Inscrições, Edital, Vagas
-
Concursos2 anos Atrás
Se você deseja prestar Concurso para Bombeiro em 2023, esse artigo merece ser lido!
-
Carreira1 ano Atrás
Vagas Abertas Lavoisier 2024 – Trabalhe Conosco, Requisitos, Seleção
-
Concursos3 anos Atrás
Concurso UPA 2022 – Inscrições, Edital, Vagas