Acesse Nossas Redes Sociais

Economia

Resgate de dinheiro ‘esquecido’ vai exigir cadastro tipo ‘ouro ou prata’ em conta gov.br

Publicado

em

Depois de uma grande procura e queda de sistema, ele voltou ao funcionamento normal no domingo (13). Para verificar se há dinheiro esquecido a ser resgatado em alguma conta bancária, será necessário fazer login na plataforma gov.br e ter acesso tipo ‘prata’ ou ‘ouro’, cujo nível de segurança é mais alto.

resgate-dinheiro-banco-central

Resgate Dinheiro Banco Central

O Banco Central do Brasil (Bacen) criou um site para fornecer serviço de consulta a valores esquecidos em bancos, tendo voltado às operações normais na noite de domingo (13), após queda pelo grande número de acessos.

A consulta inicial pode ser realizada informando CPF ou CNPJ. Contudo, quem tiver valores esquecidos a serem resgatados deverão fazer um cadastro no site https://sso.acesso.gov.br/ ou através do aplicativo gov.br para poder acessar e solicitar o resgate na data e período que serão agendados.

As contas gov.br possuem níveis de acesso, sendo eles ‘bronze, ‘prata’ e ‘ouro’. O padrão para acessar o serviço é o nível ‘bronze’, mas para consultar se há valores esquecidos é preciso o nível ‘prata’ ou ‘ouro’.

Como aumentar o nível do login

O Sistema Valores a Receber (SVR), cujo link é https://valoresareceber.bcb.gov.br/, trata-se de um serviço que dá acesso a uma consulta a valores que são devidos por bancos a pessoas físicas ou jurídicas. O sistema foi lançado no final de janeiro, mas foi suspenso após um número alto de acessos causar a queda do site do Banco Central.

O Banco Central já informou que “O cidadão precisará de um login gov.br nível prata ou ouro para acessar o Sistema Valores a Receber. Não será possível acessar o sistema com seu login Registrato”.

O gov.br permite acesso a serviços digitais do governo como o INSS, carteira de trabalho digital, Receita Federal e outros.

O login no gov.br com nível ‘prata’ ou ‘ouro’ requer um maior nível de segurança, como certificado digital ou reconhecimento facial, com permissão de acesso a bancos credenciados bem como a serviços mais sensíveis.

Passo a passo

Para criar a conta no gov.br não é preciso ter nenhum gasto, sendo ela gratuita. Quem não possui cadastro pode realiza-lo das seguintes maneiras:

– Pelo site, através do link https://sso.acesso.gov.br/

– Pelo app gov.br (iOS) através do link https://apps.apple.com/br/app/gov-br/id1506827551

– Pelo app gov.br (Android) através do link https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.meugovbr&hl=pt_BR&gl=US

Para logar, forneça seu CPF e insira a senha que criou. Após entrar no sistema, aumente o nível da conta gov.br clicando em “Privacidade”.

Ao criar sua conta no gov.br, de forma totalmente online, o nível inicial é o ‘bronze’ que somente dá acesso parcial a serviços digitais do governo em que o nível de segurança é considerado básico.

Ao logar na conta, o cidadão já recebe a informação do nível de sua conta. Para aumentar esse nível, basta seguir as instruções clicando em “Privacidade/Selos de confiabilidade”.

Como obter o nível ‘prata’

Para ter o nível prata é necessário:

– Validação facial pelo aplicativo gov.br, disponível para iOS e Android, de modo a permitir a conferência da foto nas bases da CNH;

– Validação de dados pessoais através de internet banking de banco credenciado;

– Validação de dados com usuário e senha do SIGEPE, no caso de ser servidor público federal.

Como obter o nível ‘ouro’

O nível ‘ouro’ é o mais alto em segurança e pode ser obtido da seguinte forma:

– Validação facial pelo aplicativo gov.br, disponível para iOS e Android, de modo a permitir a conferência da sua foto nas bases da Justiça Eleitoral;

– Validação dos seus dados com o uso de um Certificado Digital que seja compatível com ICP-Brasil.

Os meios de aumentar o nível não são cumulativos podendo obter, por exemplo, o nível ‘ouro’ apenas com validação através de Certificado Digital, sem a validação facial.

Períodos para consulta e resgate

O Banco Central iniciará os resgates a partir de 7 de março, já tendo divulgado a tabela abaixo:

Caso haja perda de prazo para consulta e resgate, o Banco Central dá todas as orientações de como proceder através do link https://valoresareceber.bcb.gov.br/.

Para mais informações sobre o artigo, e/ou achou algum erro de gramática/conteúdo desatualizado? Não hesite em entrar em contato nos comentários abaixo ou enviando um e-mail para: [email protected] - Estamos em constante desenvolvimento e atualização para trazer o melhor conteúdo para você! Siga-nos no Google News

Bacharel em Administração e graduado em Tecnologia em Gestão Comercial, é especialista em criação de conteúdos sobre negócios. Faz parte da equipe de redação do IEF - Informação em Foco. Contato: [email protected]

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS