Acesse Nossas Redes Sociais

Dicas

Veja o que é, quanto ganha e a importância do profissional de Produção Cultural

Publicado

em

Quer seguir a carreira de arte e cultura, mas não sabe nada sobre o assunto? Então conheça tudo que você precisa saber sobre o que é a produção cultural, mercado de trabalho e até mesmo onde estudar! Confira logo abaixo.

Veja-o-que-e-quanto-ganha-e-a-importancia-do-profissional-de-Producao-Cultural-942x628

O que é Produção Cultural 

A produção cultural é uma área em que atua em festivais de música, peças teatrais, exposições de arte, filmes, gravações de DVDs ou programas de televisão que envolvem não só apreço dos envolvidos, mas também exigem trabalho de organização, planejamento financeiro, técnicas de marketing, organização da logística e coordenação de equipes. 

O produtor cultural é o profissional qualificado em planejar, organizar e coordenar projetos e produtos culturais, artísticos, esportivos e de divulgação científica. 

Produtor Cultural e suas responsabilidades

O produtor cultural é aquele que está envolvido nas etapas de um projeto artístico e cultural, desde a captação de recursos até a apresentação final e, é claro, a avaliação dos resultados. Esse profissional é essencial para fazer uma ligação entre os setores de criação artística e a gestão de um projeto cultural. 

De acordo com o perfil do profissional ou necessidades do projeto, o produtor é responsável por se envolver com questões operacionais e técnicas e, ainda, desenvolver atividades de gerenciamento de projetos em todo o processo de elaboração e desenvolvimento.

Em instituições públicas, entre suas atividades haverá a elaboração de políticas culturais do governo nas esferas municipal, estadual e federal. Desenvolve ações em centros culturais e participa de programas de preservação do patrimônio histórico. 

Já na esfera privada, o produtor será responsável por analisar pedidos de patrocínio para eventos culturais, ou seja, irá selecionar os produtos que mais se adequarem aos objetivos da organização. Sendo responsável por administrar o orçamento destinado para esta finalidade.

Esse profissional é extremamente importante não só pelo cunho cultural, mas também para o entretenimento e desenvolvimento da sociedade, por conta de elaborar e apresentar temáticas e conhecimentos cada vez mais atuais e interessantes para todos. 

Confira as áreas em que o produtor cultural pode trabalhar

Por conta de ser responsável por planejar, organizar e divulgar os projetos e produtos culturais, ele pode ser encontrado nas seguintes áreas e atividades, como:

  • Discos;
  • Eventos;
  • Eventos esportivos;
  • Exposições de obras de arte;
  • Feiras; 
  • Festivais de música;
  • Festivais de filmes e filmes;
  • Mostras;
  • Peças de teatro;
  • Museu;
  • Programas de Rádio e TV.

Mercado de trabalho para o Produtor Cultural

Atualmente, o mercado de trabalho para os profissionais especializados em Produção Cultural é bastante amplo. A Lei 12.485/2011, por exemplo, determina cotas para conteúdos nacionais em canais de TV por assinatura, sendo um dos fatores que mais movimentam o setor de Produção Cultural no Brasil.

O produtor cultural pode atuar em casas de espetáculos, centros culturais, emissoras de rádio e televisão, escolas, fundações, instituições cinematográficas e fonográficas, institutos de arte e história, museus, secretarias municipais e estaduais de cultura e teatros. Se você gosta desses locais, então com certeza vale a pena investir na carreira de Produtor Cultural. 

A média salarial no Brasil de um Agente de Cultura é de R$ 4.803,00 no Brasil, o Produtor Cultural possui a média de R$ 2.585,00. Entretanto, vai depender da empresa e do setor inserido. 

Onde estudar Produção Cultural

Por não ser uma profissão regulamentada, não é necessário ter um diploma de curso superior. Entretanto, o mercado de trabalho valoriza os profissionais qualificados que possuem alguma formação específica na área. Os interessados na área podem fazer tanto curso de tecnólogo quanto de bacharelado, ambos sendo de nível superior possibilitam que o profissional continue os estudos através da pós-graduação.

A única diferença está na duração do curso de tecnólogo e bacharelado, sendo de 3 anos e outro em média de 5 anos de estudo. Você poderá encontrar o curso em instituições públicas e privadas, estudando cursos, como eventos, produção fonográfica, produção cênica e produção multimídia.

Para mais informações sobre o artigo, e/ou achou algum erro de gramática/conteúdo desatualizado? Não hesite em entrar em contato nos comentários abaixo ou enviando um e-mail para: [email protected] - Estamos em constante desenvolvimento e atualização para trazer o melhor conteúdo para você! Siga-nos no Google News

Formada Técnica em Serviços Jurídicos e em Finanças pela ETEC. Estudante de Gestão Empresarial pela FATEC. Possui experiência como redatora, ghostwritter e consultoria jurídica. Apaixonada por livros e felinos. Contato: [email protected]

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS