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Veja como fazer planejamento de marketing

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Está começando no ramo de marketing e já está ansioso por conta de tantas informações ou não saber o que abordar? Confira aqui tudo que você precisa para fazer um planejamento de marketing incrível. 

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O que é planejamento de marketing 

O planejamento de marketing é um método que serve para auxiliar o setor quais são as decisões e ações que devem ser tomadas. O objetivo principal é alcançar os objetivos propostos de forma que colabore com o crescimento da organização. 

No planejamento de marketing é reunido diversas estratégias de marketing que serão utilizadas em um determinado período. O que irá conter indicadores, análises, dados, pesquisas de mercado e objetivos. Ou seja, todas as informações que são necessárias para apontar direcionamentos para a empresa. 

Nada mais ou menos do que um recurso estratégico de gestão alinhado a metas operacionais de cada negócio.

Importância do marketing para sua empresa

O marketing sempre foi importante para as organizações por conta do seu nível de desempenho com os clientes, isso é inquestionável. Com o marketing digital isso se alavancou ainda mais.

Diante de diversas crises inesperadas, como a pandemia, o marketing apresentou ainda mais seu poder protagonista. O marketing alinhado a estratégias certeiras e objetivas proporcionou mais eficácia com o relacionamento com o cliente e posicionamento da marca tanto nas redes sociais quanto no famoso, marketing “boca a boca” que é indicação de cliente para outro.

As empresas que querem se manter no mercado e aperfeiçoar o seu desempenho têm investido no setor de marketing digital e vendas para alinhar a uma estratégia operacional benéfica. 

Por isso, ao investir em marketing e no planejamento dele, você está investindo no ponto-chave da sua organização.  

Aprenda como fazer o planejamento de marketing 

Agora que você sabe tudo isso, confira o passo a passo para fazer o planejamento de marketing.

  1. Planejamento;

Nesta fase você precisa colocar as propostas necessárias no papel, conte com a tecnologia para fazer um bom documento com tudo que espera atingir ou que seja um potencial a ser discutido. Mas, leve em consideração fazer uma análise da situação atual. Portanto, nesta fase é bom você adotar uma pesquisa de mercado que irá trazer resultados importantes sobre concorrentes e o público alvo. 

Nesta mesma fase você deverá identificar suas forças e fraquezas, para isso, vale a pena contar com análise SWOT.  O planejamento deve ser detalhado, quanto mais detalhado, melhor serão as análises e resultados sobre o que pode ser feito. Nesta primeira fase você deverá colocar:

  • Sumário Executivo (que é todo resumo do seu planejamento/ideia);
  • Avaliação do cenário;
  • Definição do público-alvo;
  • Posicionamento no mercado;
  • Atuação da marca;
  • Classificação de objetivos e estratégias;

   2. Implementação;

Nesta fase será colocada em prática todas as ideias levantadas no planejamento e realizar eventuais correções. Caso o planejamento tenha sido feito tudo conforme o esperado, esta etapa não deverá ter grandes complicações. Na implementação será avaliado as ações propostas dentro do prazo estipulado, uso de ferramentas, cotação de pessoas e, é claro, respeito ao orçamento para que a ideia seja efetiva. Uma ferramenta essencial para essa etapa é a metodologia 5W2H que trará as respostas mais importantes da fase de implementação. 

   3. Avaliação.

Apesar de estar em último, essa fase está em todos os passos. Ela mostrará se as metodologias utilizadas e os resultados estão trazendo bons resultados ou conforme o esperado. Por isso, não só na última fase, mas em todas, é importante que seja feita a análise das metodologias de forma periódica para evitar problemas ainda maiores ou identificados muito mais tarde. Utilizar técnicas mensuráveis será ainda melhor, como o ROI que revela a taxa de retorno do investimento que foi realizado, a taxa de conversão e custo por clique e outros.

O que vale lembrar em todos os processos é o detalhismo e riqueza de informações, a análise constante sobre as ações tomadas evitam perda de tempo em ações que não estão trazendo retorno algum. Por isso, ao fazer planejamento de marketing invista tempo para elaborar tudo corretamente e sem delongas ou rapidez desnecessária. 

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Formada Técnica em Serviços Jurídicos e em Finanças pela ETEC. Estudante de Gestão Empresarial pela FATEC. Possui experiência como redatora, ghostwritter e consultoria jurídica. Apaixonada por livros e felinos. Contato: [email protected]

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