Acesse Nossas Redes Sociais

Dicas

Famosos fazem teste genético e descobrem características da ancestralidade

Publicado

em

Coleta da saliva ajuda as pessoas a entender sobre seus ancestrais e ainda pode trazer informações sobre a saúde

famosos-fazem-teste-genetico-600x335

Foto: Pinterest

E se com apenas a coleta da saliva fosse possível desvendar os mistérios da ancestralidade e entender um pouco mais sobre as próprias raízes? Nos últimos anos, o teste genético revolucionou a genealogia, permitindo que qualquer pessoa explore sua ancestralidade com uma simples amostra orgânica.

Algumas celebridades, inclusive, já embarcaram nessa viagem genética e descobriram informações interessantes sobre seus antepassados. O teste de DNA de ancestralidade revela informações surpreendentes sobre as origens étnicas de um indivíduo, traçando raízes que podem remontar a milhares de anos atrás.

Pode parecer muita coisa, mas, de acordo com informações da Universidade de São Paulo (USP), o DNA revela uma infinidade de informações sobre uma pessoa, abrangendo detalhes sobre seu passado, presente e até mesmo o futuro de seu organismo.

Uma pesquisa da MIT Technology Review mostrou que cerca de 26 milhões de pessoas ao redor do mundo já realizaram testes de DNA para ancestralidade. Segundo os especialistas, esse número só tende a crescer, à medida que mais indivíduos buscam entender de onde vieram.

Entre os famosos que abraçaram essa tecnologia estão o jogador de futebol Vinícius Júnior, o músico Carlinhos Brown e o cantor Péricles. A atriz Angelina Jolie também já fez testes genéticos, mas a finalidade não era ancestralidade e sim investigar possíveis problemas de saúde.

Vinícius Júnior

O jogador Vinícius Júnior, também conhecido como Vini Júnior, é atualmente um dos atacantes do time europeu Real Madrid e é símbolo da luta contra o racismo nos estádios de futebol. O teste genético foi uma das ferramentas que possibilitou ao camisa 7 aprender mais sobre sua ancestralidade.

Após realizar a coleta da saliva, o jogador descobriu que seus ancestrais são da tribo Tikar, de Camarões, na África. A iniciativa para o teste veio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em uma campanha chamada “Raízes de Ouro”, que buscava encontrar as heranças dos jogadores da seleção brasileira.

Carlinhos Brown

Outra celebridade que também utilizou o próprio DNA para entender mais sobre o passado foi Carlinhos Brown. O músico recebeu o convite da revista Ecoa para fazer o teste genético e topou descobrir de quais lugares do mundo vieram seus ancestrais.

De acordo com o teste, 80% de seu material genético veio do Oeste e Norte da África. A informação confirmou algumas questões para Carlinhos, que disse à imprensa que desde criança gosta de cantar em iorubá, uma língua presente na Nigéria, de onde vem 28,5% de seu material genético. A música “Ashansu”, do Timbalada, é um dos exemplos.

Péricles

Péricles, outro nome da música brasileira, também fez o teste genético para entender sobre sua ancestralidade. O sambista disse, em entrevista à imprensa, que fez o exame de DNA não só para saber de onde veio, mas também para encontrar o que sempre buscou durante toda a sua juventude: algo que pudesse chamar de “seu lugar”.

No teste realizado por Péricles, é possível ver que cerca de 92% de seu material genético veio da África, sendo boa parte da Angola e de Benim.

Testes vão além da genética

Os testes genéticos podem trazer diferentes informações sobre uma pessoa, incluindo questões de saúde e até mesmo a eficiência de vitaminas. O metilfolato, por exemplo, é uma forma ativa da vitamina B9 (ácido fólico), que, segundo especialistas, desempenha papéis importantes no organismo, desde a formação do DNA até a produção de neurotransmissores.

Em testes genéticos de ancestralidade, o metilfolato surge frequentemente nas análises. Em entrevista à imprensa, a geneticista Ana Carolina Cunha explica que entender a composição genética, incluindo como a pessoa processa o metilfolato, pode dar dicas sobre várias condições de saúde e ajudar a personalizar tratamentos.

A atriz Angelina Jolie, por exemplo, já recorreu aos testes genéticos para entender mais sobre predisposições para doenças. A artista descobriu por meio do teste que tinha um risco de 87% de desenvolver câncer de mama e de 50% de ter câncer de ovário.

Após o resultado, Angelina se submeteu a uma mastectomia dupla (retirada dos seios) para reduzir as chances de desenvolver a doença de maior índice de risco. Em 2013, quando fez o procedimento, a atriz explicou à imprensa que sua mãe teve câncer por quase uma década e morreu aos 56 anos.

Na entrevista, ela disse que procurou fazer o teste e posteriormente a cirurgia para garantir aos seis filhos que a mesma doença não a tiraria deles.

Para mais informações sobre o artigo, e/ou achou algum erro de gramática/conteúdo desatualizado? Não hesite em entrar em contato nos comentários abaixo ou enviando um e-mail para: redacao@ief.com.br - Estamos em constante desenvolvimento e atualização para trazer o melhor conteúdo para você! Siga-nos no Google News

Equipe de Redação do Informação em Foco! Cobertura sobre as informações mais relevantes para toda a população brasileira. A equipe de redação do IEF.com.br conta com profissionais altamente capacitados para trazer o conteúdo mais atualizado de forma plenamente confiável e de fácil compreensão. Contato: redacao@ief.com.br

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS