Acesse Nossas Redes Sociais

Dicas

7 dicas para economizar dinheiro e salvar seu orçamento

Publicado

em

A forma como estamos gastando nosso dinheiro mudou muito nos últimos 12 meses. Aliás, nos últimos dois anos. A crise financeira e econômica, agravada por conta de pandemia do novo coronavírus, fez com que as finanças dos brasileiros ficassem bastante complicadas. A fim de evitar cair em dívidas, confira hoje (17) algumas dicas valiosas para economizar dinheiro.

wallet-g34ad31988_1280

Dicas para economizar dinheiro. Fonte da imagem: Pixabay

1.Economize primeiro, gaste depois

Para economizar dinheiro, pague-se primeiro. Se você fizer isso, é um caminho certo para a liberdade financeira. Use a abordagem flexível 50/30/20 para o orçamento. Isso significa que 50% do seu salário líquido vai para suas necessidades (contas, comida, pagamentos mínimos de dívidas), 30% vai para diversão (comer fora etc) e 20% vai para você no futuro (pagamentos de dívidas acima do mínimo, economizando para emergências e investir).

Se essa divisão não funcionar para você quando o dinheiro estiver apertado, você pode ajustar as proporções à medida que avança.

2.Não pague juros da dívida do cartão de crédito

Se você tem dívidas no cartão, coloque uma estratégia para se livrar dela. Não entre em pânico se você não tiver uma quantia à mão para retirar o valor total, você pode obter o mesmo resultado final transferindo a dívida para um cartão de crédito com saldo de 0% para evitar o pagamento de juros por um tempo fixo (até 30 meses) e pagando uma quantia fixa todos os meses.

Alguns cartões vêm com pequenas taxas de transferência de saldo, portanto, faça as contas. Configure um débito direto para evitar perder pagamentos mínimos e ser picado por cobranças altas. Se você ainda tiver dívidas após o término do período de 0%, vá para outro negócio. Não use este cartão para compras.

3.Reduza o pagamento de tarifas para economizar dinheiro

Não deixe o dinheiro escapar por entre os dedos. Você pode abrir uma conta digital gratuita, como as oferecidas pelo Nubank, Inter, Digio, Meu Pag!, Banco Pan, dentre outras. Tais contas não cobram tarifas, o que te permite economizar algum dinheiro.

Tem receio? Configure uma conta de gastos diários com seu próprio cartão e transfira sua renda semanal disponível para ele.

4.Use um navegador anônimo

A navegação anônima ao fazer compras on-line pode ajudá-lo a economizar dinheiro excluindo automaticamente o histórico do navegador ao fechar uma guia. Isso significa que as empresas não podem rastrear o que você está vendo e aumentar os preços (sim, isso acontece!), por isso será especialmente útil para planejar suas próximas férias.

5.Não abuse no dia do pagamento

Uma pesquisa revelou que 1 em cada 5 pessoas gasta mais da metade de seu salário mensal extra dentro de 48 horas após o pagamento! Não deixe sua renda disponível queimar um buraco em sua carteira, sempre se pergunte se você realmente precisa dela.

Priorize suas despesas mais importantes, além de algo para o fundo de poupança, antes de começar a gastar. Dessa forma, você saberá quanto de renda disponível você realmente tem para durar o resto do mês.

6.Compre produtos de marcas próprias das lojas e mercados

Trocar produtos de marca famosa por alternativas de marca própria de um determinado supermercado, como os do Supermercado Dia ou Carrefour, por exemplo, é uma maneira fácil de reduzir o preço da sua conta de compras – de flocos de milho e massas a batatas fritas e detergente para a louça.

7.Desperdice menos comida

Quase três quartos do que jogamos fora em casa são comestíveis. Faça um esforço consciente para usar tudo o que compra e economizará uma fortuna de modo geral.

Se você estiver preocupado com a segurança alimentar, lembre-se: a data de validade é o limite após o qual não é considerado seguro comer os alimentos. No entanto, comer alimentos após a data de validade não causará problemas de saúde.

Para mais informações sobre o artigo, e/ou achou algum erro de gramática/conteúdo desatualizado? Não hesite em entrar em contato nos comentários abaixo ou enviando um e-mail para: [email protected] - Estamos em constante desenvolvimento e atualização para trazer o melhor conteúdo para você! Siga-nos no Google News

Graduada e Mestre em História pela Unesp. Moro no interior do estado de São Paulo. Redatora web há 5 anos. Trabalhei para agências de conteúdo como Rock Content, Leads Conteúdo Web, Ideal Digital, Contenu e Pandartt e portais de notícias, como Diário Prime News, Tecnonotícias, SaúdeLab, Giro Econômico e Carros Híbridos. Faço parte da equipe de redação do IEF Informação em Foco, escrevendo sobre economia. Contato: [email protected]

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS