Acesse Nossas Redes Sociais

Dicas

5 Erros de português que são comuns para evitar

Publicado

em

Os erros de português que são comuns para evitar podem te ajudar muito na sua carreira. Existem muitas pessoas que cometem esses erros que podem prejudicar seu sucesso profissional.

erros-de-portugues-comuns-de-evitar

Por exemplo, se quiser conseguir um emprego, ou mesmo estar numa etapa de seleção importante, pode jogar por água abaixo suas chances. Além disso, erros de gramática no trabalho podem custar dinheiro e principalmente tempo para serem corrigidos. Então, se quer aprender quais são os erros de português que são comuns para evitar usar, fique ligado até o final!

“Eu vou estar estudando para responder melhor da próxima vez”

Um dos erros mais comuns de português usados, principalmente em momentos de seleção ou de início no trabalho. Logo, muitas pessoas têm a crença que falar de maneira adequada é usar enfeites no discurso. Com isso, acabam caindo no “gerundismo” o que pode afetar totalmente a sua carreira. Ao invés disso, é mais interessante ser mais simples e eficiente, portanto, evitar alongar frases, ou mesmo colocar usar palavras desnecessárias.

“Ele falou pra mim fazer”

“Ele falou pra mim fazer”, “ele falou pra mim almoçar antes”, usar o “mim” pode ser fatal em qualquer vaga de emprego que esteja procurando. “Mim” jamais pode ser usado como sujeito em qualquer frase. O correto é falar “eu” para frases que o sujeito faz uma ação. Com isso, o mais correto é usar “Ele falou pra eu fazer”, “ele mandou pra eu almoçar antes”.

Uso dos porquês

Outro dos erros de português que são comuns para evitar que muitas pessoas cometem e nem sabem como funciona. O uso dos porquês, que podem ter 4 diferentes sentidos de acordo com a frase:

  • Por que: quando separado e está no meio da frase o “por que” sem acento é usado sempre para substituir “por qual razão/motivo”, exemplo: “Eu não sei por ele não falou comigo”;
  • Por quê: quando separado e com acento o “por quê” é sempre usado no fim da frase para fazer uma pergunta, logo, “Você sabe mais sobre isso? Por quê?;
  • Porque: o “porque” junto é sempre usado em respostas, exemplo: “Você foi admitido porque se saiu bem nas avaliações”;
  • Porquê: usar o “porquê” junto e com acento quando ele vem após o uso o artigo “o” é para indicar um motivo, exemplo: “ Eu não sei o porquê fui promovido ainda”.

“Vamos se ver amanhã?”

Outro dos erros de português que são comuns para evitar é sempre usar o pronome reflexivo de maneira correta. Por isso, o certo sempre vai ser acompanhado do pronome utilizado, exemplos:

  • “Nós nos encontramos amanhã no trabalho”;
  • “Eu me encontro amanhã com você para conversarmos”.

Então, nesse caso, o mais correto seria usar: “Vamos nos ver amanhã?”.

Embaixo ou em baixo?

Outro erro comum é usar de maneira incorreta essas palavras, logo, a forma correta de usar os termos são:

  • Embaixo: Advérbio de lugar, logo, sempre é usado para indicar espaço, exemplo: “O papel está embaixo da mesa”;
  • Em baixo: Adjetivo, usado principalmente para indicar proporções, logo, o uso correto é: “Eu falei com ela em baixo tom de voz para não assusta-la”.
Para mais informações sobre o artigo, e/ou achou algum erro de gramática/conteúdo desatualizado? Não hesite em entrar em contato nos comentários abaixo ou enviando um e-mail para: [email protected] - Estamos em constante desenvolvimento e atualização para trazer o melhor conteúdo para você! Siga-nos no Google News

Meu nome é Bruno Reis, sou ex militar, formado em Marketing e sempre fui apaixonado por livros. Redator desde 2016, casado, amo viajar e sou o pai da Kira, minha cachorrinha e já escrevi o meu livro. Redator do IEF - Informação em Foco Contato: [email protected]

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS