Acesse Nossas Redes Sociais

Carreira

Veja como desenvolver a inteligência emocional para melhorar seu estilo de vida

Publicado

em

Desenvolver a inteligência emocional faz com que você aumente seu desempenho não só na rotina de trabalho, mas em todas as relações exteriores e, principalmente, no interior. Confira como desenvolver isso sem grandes problemas.

Veja-como-desenvolver-a-inteligencia-emocional-para-melhorar-seu-estilo-de-vida-1024x778

O que é a Inteligência Emocional 

A inteligência emocional é um dos conceitos da psicologia que é usado para designar a capacidade de um indivíduo de lidar com as emoções. 

Para administrar as emoções e conquistar a inteligência emocional é necessário aprender a ter equilíbrio entre as áreas presentes nos dois hemisférios do cérebro: o esquerdo e o direito. 

Quando falamos dos hemisférios cerebrais, ao dizermos sobre o “lado esquerdo” estamos dizendo sobre o hemisfério que comanda as tarefas analíticas e lógicas, ou seja, o pensamento linear, matemático, linguagem e escrita, sendo conhecido como o lado racional. 

Enquanto que o hemisfério cerebral direito é o responsável pelas atividades emocionais, ou seja, capacidade de síntese, intuição, compreensão da linguagem, música e gestos.

De forma generalizada, a inteligência emocional é saber administrar as suas emoções perante as diversas situações do cotidiano. 

Benefícios da Inteligência Emocional

Poucos sabem os benefícios da inteligência emocional, mas vamos mencionar cada um deles. Antes de dizê-los, você sabia que cerca de 90% dos profissionais com melhor desempenho tem altos níveis de inteligência emocional? É o que diz um estudo realizado pela Talent Smart.

  • Melhora da relação com colegas, líderes e amigos;
  • Traz equilíbrio emocional diante de situações estressantes, desafiadoras ou inesperadas;
  • Possibilita mais poder de decisão;
  • Diminuição da ansiedade no trabalho;
  • Definição de metas inteligentes e concisas;
  • Mais foco e determinação no cumprimento de objetivos; 
  • Mais resiliência; 
  • Crescimento da produtividade;
  • Aperfeiçoa a gestão do tempo;
  • Fomenta mais responsabilidade e comprometimento. 

Em outras palavras, a inteligência emocional proporciona melhorias em todos os âmbitos da vida. Está estreitamente relacionada ao sucesso profissional, melhorias nas relações interpessoais e à automotivação. 

Ao ter controle sobre suas emoções você consegue adquirir ainda mais autogestão eficiente sobre sua vida, o que possibilita alcançar de forma efetiva as metas estabelecidas, sejam pessoais ou profissionais.  

Desta forma, a realização fica mais fácil de ser conquistada já que você possui controle do que pode interferir de forma negativa ao seu desenvolvimento.

A inteligência emocional sabe trabalhar com o passado, com o presente e também, com o futuro. Afinal, adaptações sempre são feitas no ambiente corporativo. Então, ao tê-la, mais dinâmico e fácil será para lidar com todas as mudanças. 

Dicas para desenvolver a inteligência emocional

Agora que você conhece o que é a inteligência emocional e seus benefícios, confira como desenvolvê-la de forma eficiente logo abaixo.

  • Não aceite ficar no piloto automático, aprenda a analisar e conhecer suas emoções; 
  • Avalie maneiras de diminuir os sentimentos negativos acumulados, seja da semana ou aqueles mais antigos;
  • Aprenda a expressar suas emoções para pessoas confiáveis e conte com profissionais especializados;
  • Conheça a si mesmo de tal forma que possa observar suas reações e relações com os outros, se for necessário, conte com um profissional qualificado;
  • Desenvolva a autoconfiança e seja paciente. 

É necessário paciência durante o processo de desenvolvimento da inteligência emocional, já que é preciso muito autoconhecimento para conseguir desenvolver a inteligência emocional. 

Por não ser uma tarefa fácil, vale ter mais do que paciência, mas também autoconfiança e compreensão consigo mesmo diante de diversas situações. 

Caso acredite que precisa de auxílio para desenvolver isso, então conte com um profissional capacitado ou conte com alguns exercícios para se autoconhecer. 

Se há uma arte difícil, é a arte de conhecer a si mesmo, portanto vale a pena aprender e salientar que esta arte é essencial para o seu desempenho com tudo e todos.

Para mais informações sobre o artigo, e/ou achou algum erro de gramática/conteúdo desatualizado? Não hesite em entrar em contato nos comentários abaixo ou enviando um e-mail para: [email protected] - Estamos em constante desenvolvimento e atualização para trazer o melhor conteúdo para você! Siga-nos no Google News

Formada Técnica em Serviços Jurídicos e em Finanças pela ETEC. Estudante de Gestão Empresarial pela FATEC. Possui experiência como redatora, ghostwritter e consultoria jurídica. Apaixonada por livros e felinos. Contato: [email protected]

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS