Acesse Nossas Redes Sociais

Carreira

Será que a idade importa no emprego/carreira?

Publicado

em

Conhecido como etarismo, o preconceito de idade pode afetar muito a dinâmica do local de trabalho. A idade não deve importar, mas sua inclusão em sua estratégia de diversidade sim. Saiba mais hoje aqui no Informação em Foco.

compass-gdbdbc6af4_1280

Será que a idade importa no emprego/carreira? Fonte da imagem: Pixabay

O que é etarismo?

Uma população envelhecida, juntamente com um aumento gradual de Millennials e pessoa da geração Z entrando no local de trabalho, levou a casos crescentes de preconceito de idade. Apesar disso, o preconceito de idade é muitas vezes colocado em segundo plano, quando comparado com outras formas de discriminação.

Para empreendedores: diversidade etária e seus benefícios

De estagiários a colegas de longa data e leais, ter uma variedade de idades traz uma riqueza de experiências diferentes para o escritório.

A experiência não apenas pode melhorar o desempenho, mas também mostrará seu negócio como inclusivo e progressivo para suas partes interessadas e clientes.

De fato, pesquisas recentes da McKinsey indicam que a cultura corporativa e o desempenho dos negócios melhorarão muito como resultado de uma maior conscientização sobre a diversidade.

A diversidade etária beneficiará os funcionários, permitindo que eles forneçam suas próprias habilidades e conhecimentos individuais, ao mesmo tempo em que reconhecem o talento de seus colegas, irrelevante da idade. Além da coesão da equipe, a cultura do local de trabalho melhorará como resultado.

Como você pode prevenir o etarismo?

O envelhecimento pode ser evitado através de vários métodos diferentes:

Treinamento e Conscientização

O treinamento em diversidade deve ser o primeiro porto de escala para o seu negócio.

De pequenas observações a atos discriminatórios maiores com base na idade, sua empresa pode demonstrar o impacto que o preconceito de idade pode causar na cultura da empresa.

Ao treinar os funcionários para que estejam cientes de que a idade não importa no local de trabalho, um ambiente inclusivo pode ser promovido para todos.

Networking

Fornecer aos funcionários oportunidades de se misturar e conhecer uns aos outros pode dar tempo para que os funcionários aprendam interesses comuns separados de sua idade.

Diferenças baseadas em uma diferença de idade podem ser quebradas, substituídas por pontos de discussão comuns para a equipe desenvolver suas relações de trabalho.

O desempenho dos negócios inevitavelmente melhorará, aumentando sua reputação como empregador inclusivo e bem-sucedido.

Políticas internas

Embora as técnicas acima possam ensinar e treinar os funcionários a estarem cientes do preconceito de idade no local de trabalho, alguns incidentes ainda podem ocorrer. Tratar essa discriminação seriamente como um negócio é vital.

Ao implementar políticas e procedimentos disciplinares, todos os funcionários serão informados das consequências de ações ou comentários relacionados à idade.

Sua empresa pode continuar a diversificação bem-sucedida, criando um ambiente respeitado e inclusivo para funcionários e clientes.

Para quem procura emprego: como lutar contra o etarismo na busca por emprego?

Aqui estão algumas dicas a seguir para combater o preconceito de idade enquanto procura oportunidades de emprego.

Agilize seu currículo

Seu currículo é a primeira coisa com a qual o recrutador interage, então invista tempo para garantir uma boa impressão! Concentre-se nas realizações do trabalho em oposição às descrições de trabalho. Também é melhor limitar seu histórico de emprego em 15 anos a 20 anos no máximo. Concentre-se mais em mostrar suas habilidades e conhecimentos adquiridos recentemente e no desenvolvimento profissional contínuo.

Esteja pronto para responder a perguntas veladas sobre sua idade

Embora legalmente os entrevistadores não devam perguntar a um candidato sobre sua idade, muitas vezes eles ainda o fazem da maneira mais sutil. Uma das perguntas mais comuns da entrevista é mais ou menos assim: “Você ficaria bem trabalhando com um gerente mais jovem que você?”

Ao fazer uma entrevista, é sempre melhor estar preparado para responder a perguntas semelhantes enquanto direciona a conversa de volta às habilidades necessárias para a função e como você pode contribuir para a empresa.

Tenha em mente que a realidade é que a idade pode, de fato, ser uma preocupação em termos de quanto tempo você realmente espera permanecer no cargo, e ser capaz de discutir abertamente e superar quaisquer preocupações é uma oportunidade de ouro. Enfatize seu desejo de se estabelecer na nova função e aproveite a chance de resolver quaisquer preocupações, enfatizando que seu desejo é trabalhar por mais X anos.

Seja paciente e preparado para falar abertamente sobre o salário

É importante saber onde seu salário está alinhado no mercado local para ajudar a prepará-lo para a conversa. Existem várias ferramentas de pesquisa salarial que podem auxiliar nessa revisão, que pode avaliar a remuneração com base na localização geográfica e na disciplina.

Quando questionado sobre os requisitos salariais, a melhor maneira de responder é dizer que há muitos fatores que irão influenciar sua decisão, incluindo a função em si, cultura da empresa, plano de carreira, pacote de benefícios, requisitos de viagem, etc.

Embora o salário seja certamente importante , não é de forma alguma o componente mais importante na sua decisão. Estudos mostram consistentemente que quanto mais você puder adiar a colocação de um valor em dólares em sua aceitação, mais você receberá.

Basta escrever ‘aberto’ em inscrições escritas ou on-line e, quando solicitado durante uma discussão ao vivo, apenas responda com a verborragia acima.

E lembre-se de que aconselhá-lo a adiar a colocação de uma quantia em dólar relacionada à sua aceitação no início do processo de entrevista não é apenas desviar a pergunta, mas um conselho sábio. Você deve realmente considerar todos os fatores antes de fazer uma jogada e, embora a compensação seja um fator absolutamente importante, não é de forma alguma o único fator a ser considerado.

Flexibilidade é a chave para o sucesso

Uma das principais características que um recrutador busca em um candidato é a flexibilidade. Durante uma entrevista, você deve fazer questão de mostrar que está disposto a se adaptar ao ambiente de trabalho da empresa, está pronto para aprender e assumir sua nova função. Quão bem um indivíduo pode se adaptar à mudança pode ser uma vantagem competitiva sobre outros candidatos.

Fonte/Crédito: ISC; HR Department

Para mais informações sobre o artigo, e/ou achou algum erro de gramática/conteúdo desatualizado? Não hesite em entrar em contato nos comentários abaixo ou enviando um e-mail para: [email protected] - Estamos em constante desenvolvimento e atualização para trazer o melhor conteúdo para você! Siga-nos no Google News

Graduada e Mestre em História pela Unesp. Moro no interior do estado de São Paulo. Redatora web há 5 anos. Trabalhei para agências de conteúdo como Rock Content, Leads Conteúdo Web, Ideal Digital, Contenu e Pandartt e portais de notícias, como Diário Prime News, Tecnonotícias, SaúdeLab, Giro Econômico e Carros Híbridos. Faço parte da equipe de redação do IEF Informação em Foco, escrevendo sobre economia. Contato: [email protected]

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS