Acesse Nossas Redes Sociais

Carreira

O Tecnólogo conta como curso superior?

Publicado

em

O tecnólogo conta como curso superior? Essa é uma pergunta muito comum, por isso, para te ajudar resolvemos trazer tudo sobre esse tema. Atualmente no Brasil temos muitos desempregados, hoje são quase 15 milhões de brasileiros nessa situação.

tecnologo-conta-como-curso-superior

Contudo, o que muitas pessoas desconhecem é que a falta de qualificação é um dos principais fatores de desemprego no país.  Por isso, o tecnólogo é tão importante para o mercado de trabalho, que é uma formação mais rápida. Com isso, prepara o profissional para o mercado de trabalho, principalmente pelo preparo para a carreira escolhida no curso.

Então, o tecnólogo conta como curso superior, bacharelado e formação inclusive para fazer pós graduação e outras extensões. Agora, vamos trazer algumas informações importantes sobre essa graduação, especialmente para quem quer se formar mais rápido.

Como funciona o tecnólogo?

Diferente das graduações que precisam de mais tempo, o tecnólogo consegue se formar entre 2 a 3 anos. Por isso, é uma formação muito popular atualmente, principalmente por conta de preparar o estudante para o dia a dia profissional. Então, é uma ótima escolha para quem quer se recolocar no mercado de trabalho e precisa de um diploma para seguir uma carreira. Além disso, o curso tem como principal foco aprendizado e aprimoramento técnico dos alunos.

Com isso, mesmo sem experiência na profissional, em dois anos, você já pode se tornar um profissional completo para executar as funções com bom desenvolvimento. Portanto, o tecnólogo é voltado para capacitação, preparo e ingresso ao mercado de trabalho.

As principais diretrizes dos cursos de graduação tecnólogas são:

  • Promover o desenvolvimento da compreensão empreendedora;
  • Promover inovação e produção científica;
  • Desenvolver habilidades profissionais gerais para controle e produção de bens e serviços;
  • Adotar flexibilidade, atualização e contextualização permanentes dos cursos e seus currículos.

Principais diferenças entre tecnólogo, licenciatura e bacharelado

A principal diferença que já abordamos é a duração, enquanto o tecnólogo consegue se formar em 2 anos, a graduação e licenciatura podem durar de 4 a 6 anos. Além disso, a formação tecnóloga tem matérias práticas e objetivos mais voltados às técnicas da profissão.

Logo, a licenciatura e o bacharelado tem uma profundidade maior do tema, abordando diversos aspectos. A empregabilidade também é um fator diferencial, principalmente na atualização profissional no mercado de trabalho.

O tecnólogo tem atualizações constantes para se adaptar às mudanças do cenário de empregos. Assim, o profissional pode entrar zerado no curso e sair em 2 anos com todo conteúdo que precisa para entrar no mercado profissional.

Outro fator é o valor do curso que é mais em conta que uma graduação e licenciatura, com diversas bolsas disponíveis também.

Após me formar tecnólogo posso fazer pós graduação e concurso de nível superior?

A certificação do tecnólogo é reconhecida como equivalente a graduação e licenciatura, portanto, é possível fazer pós graduação ou extensão normalmente. Com isso, você pode fazer MBA e continuar sua formação normalmente em qualquer matéria.

Além disso, para concursos públicos de nível superior o curso de tecnólogo também pode ser usado tranquilamente.

Ou seja, para quem almeja um concurso público de nível superior, o tecnólogo é uma ótima escolha, principalmente em cursos específicos. Então, você pode ficar tranquilo que é possível desenvolver mais ainda sua carreira a partir da conclusão do ensino tecnólogo. Vale lembrar que existem diversos cursos que são em formato EAD, portanto, você conclui a graduação mais rápido e de casa.

Existem muitas vantagens para esse tipo de carreira, além disso, você pode aprender mais sobre algumas graduações por aqui. Nessa plataforma sempre estamos atualizando sobre as informações mais relevantes do mercado de trabalho.

Ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários para continuar te ajudando!

Para mais informações sobre o artigo, e/ou achou algum erro de gramática/conteúdo desatualizado? Não hesite em entrar em contato nos comentários abaixo ou enviando um e-mail para: [email protected] - Estamos em constante desenvolvimento e atualização para trazer o melhor conteúdo para você! Siga-nos no Google News

Meu nome é Bruno Reis, sou ex militar, formado em Marketing e sempre fui apaixonado por livros. Redator desde 2016, casado, amo viajar e sou o pai da Kira, minha cachorrinha e já escrevi o meu livro. Redator do IEF - Informação em Foco Contato: [email protected]

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS