Acesse Nossas Redes Sociais

Carreira

Guia de carreira do profissional técnico em Finanças

Publicado

em

Está indeciso se começa um curso técnico em finanças antes de ingressar em algum curso superior de exatas? Confira as informações mais importantes sobre esse profissional financeiro para que você possa decidir o que deve fazer.

tecnico-em-financas-guia-de-carreira

Curso técnico em Finanças

Ao estar interessado no curso técnico em finanças você deve saber o que irá aprender nele. O curso técnico em finanças qualifica seus estudantes a serem profissionais que serão capazes de realizar levantamentos e análises, irá fornecer informações financeiras e contábeis, que auxiliem nos processos decisórios das empresas, com base nas atividades desenvolvidas na administração financeira e tributária, bem como na relação com as demais áreas. Possibilitando a sustentabilidade dos negócios.

O curso técnico dura em média 1 ano e meio ou 2 anos,  por ser um curso técnico o seu tempo de duração é muito menor do que um curso superior.

Aptidões dos alunos formados no curso técnico em Finanças

Os alunos estarão preparados para realizar as operações relativas a serviços e produtos financeiros, fluxos de caixa, lançamentos contábeis, ordens de pagamento, contas a pagar e receber. Conseguirá, inclusive, analisar demonstrativos financeiros, coletando e organizando informações para elaboração do orçamento empresarial. O profissional também irá fornecer orientações sobre empreendedorismo, mercado de capitais e contratos bancários, legislação contábil, tributária e de consumidor a clientes.

Salário médio deste profissional

O profissional técnico financeiro ganha em média um salário de R$ 2.282,00. Antes de tornar-se técnico financeiro, ele pode exercer cargos como auxiliar administrativo e posteriormente, de analista financeiro. Entretanto, em órgãos públicos seus vencimentos podem chegar a 18 mil reais.

Onde trabalha o profissional técnico em Finanças

Esse profissional pode trabalhar em bancos e instituições financeiras, instituições públicas, privadas e do terceiro setor, em empresas de consultoria e, também, como trabalhador autônomo.

Veja qual é o órgão responsável pelo Técnico em Finanças

O órgão responsável por esses profissionais é o Conselho de Administração, por conta disso, os profissionais que obtiverem interesse de trabalhar como autônomo precisarão obter o registro profissional do CRA para conseguir exercer todas as suas atividades.

Entretanto, o certificado de conclusão do curso é válido em todo o território nacional.

Instituições que oferecem esse curso

Há diversas instituições que oferecem esse curso, como as ETEC’s, o sistema S e demais escolas técnicas privadas e públicas. É necessário apenas que confirme que a instituição de ensino seja reconhecida pelo MEC para que faça o curso tranquilamente.

Outro detalhe importante é que o curso técnico em Finanças possibilita a aqueles que querem ingressar em alguma faculdade de Ciências Contábeis ou exatas já estejam familiarizados com alguns termos e uso de fórmulas matemáticas e analíticas. Por conta disso, se você decidir fazer alguma faculdade em exatas, começar por um curso técnico como Finanças ou Contabilidade antes de ingressar no curso superior já terá sido um bom preparo para o que irá aprender no ensino superior por longo tempo.

Lembrando que, o curso técnico possui menor tempo de duração e preserva mais práticas, enquanto que o superior é grade curricular mais extensa, porém terá mais conteúdos teóricos e algumas experiências práticas.

Para mais informações sobre o artigo, e/ou achou algum erro de gramática/conteúdo desatualizado? Não hesite em entrar em contato nos comentários abaixo ou enviando um e-mail para: [email protected] - Estamos em constante desenvolvimento e atualização para trazer o melhor conteúdo para você! Siga-nos no Google News
Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS