Acesse Nossas Redes Sociais

Carreira

Fazer um MBA vale a pena? Confira

Publicado

em

O mestrado em administração de empresas (MBA) tornou-se um dos cursos de pós-graduação mais populares e prestigiados. Harvard estabeleceu o primeiro programa de MBA moderno há mais de 100 anos. Outras universidades logo se seguiram, oferecendo seus próprios programas de negócios em nível de pós-graduação.

Naquela época e agora, a maioria dos programas de MBA leva dois anos para ser concluída. No entanto, esse cronograma varia de acordo com o programa e outros fatores, como se você optar por estudar online ou pessoalmente, ou em período integral ou meio período.

O currículo acadêmico de um MBA geralmente inclui cursos de contabilidade, marketing, comportamento organizacional, liderança e ética nos negócios. Às vezes, as escolas de negócios também exigem que os alunos tenham 2-3 anos de experiência de trabalho. Os candidatos devem enviar um currículo, cartas de recomendação e uma declaração pessoal.

school-g43d7c3f74_1280

Fazer um MBA vale a pena? Confira. Fonte da imagem: Pixabay

Qual é o retorno financeiro do investimento para um MBA?

Em uma palavra: Enorme, de acordo com uma análise recente do potencial ROI financeiro para um MBA. A publicação de educação de negócios Poets & Quants fez parceria com a PayScale para fornecer uma resposta baseada em números para essa pergunta.

A análise deles descobriu que os graduados em MBA das 50 melhores escolas de negócios dos Estados Unidos ganharão “compensação média em dinheiro de US$ 5,7 milhões depois de se formarem e trabalharem por 35 anos”.]

Isso representa US$ 2,3 milhões a mais em ganhos para pessoas que possuem apenas um diploma de bacharel. A linha de fundo, de acordo com a P&Q? “Apesar dos altos custos do diploma, os retornos de longo prazo da educação não estão em discussão.”

As escolas de negócios também usam dados para validar suas afirmações de que pessoas com MBAs têm mais oportunidades de carreira e potencial de ganhos. Por exemplo, a Wharton School of Business da Universidade da Pensilvânia disse que 93,5% de seus alunos que procuram emprego em período integral em 2020 receberam ofertas de emprego. O salário inicial para esses empregos variou entre US $ 130.000 e US $ 165.000.

Vale a pena fazer um MBA?

A pandemia e a demissão em massa afetaram o interesse pelos MBAs. Quase 3% da força de trabalho americana deixou seus empregos em agosto – um número recorde de pessoas. Muitos fatores levaram as pessoas a deixar seus empregos.

Mas decidir se um MBA vale a pena – além do potencial aumento em seu salário – é uma decisão subjetiva na maioria dos casos. Após quase dois anos de estresse físico, mental e relacionado ao trabalho, Marsh, da Mary Washington, disse que alguns alunos provavelmente veem a pandemia como um momento carpe diem para suas carreiras.

“Durante a pandemia, houve um aumento nas pessoas que queriam voltar para a escola”, disse Marsh. “Se você estivesse preso em casa em quarentena, não havia muitas outras coisas para fazer. Tantas pessoas faziam cursos online. Se fazer um MBA estava na sua mente há um tempo, a pandemia era tão um bom momento como qualquer outro.”

Tang, da UVA, disse que a pandemia e a onda de demissões deste verão “tiveram um enorme impacto” no interesse por MBAs. As circunstâncias pessoais de cada pessoa, disse ele, “podem enviar alunos em potencial de qualquer maneira – para ou para longe de um MBA”.

“Por um lado”, continuou ele, “a demissão em massa e o atual clima de contratação deram a muitos a sensação de que a grama pode realmente ser mais verde do outro lado, e que agora é a hora de obter esse MBA e fazer essa mudança . Por outro lado, as empresas estão dando mais incentivos aos grandes talentos para mantê-los (ou atrair novos talentos), então as pessoas podem ser atraídas para fora do MBA por grandes oportunidades de trabalho.”

Os dados suportam essa afirmação. Após um aumento no interesse pelos programas de MBA em 2020, o número de candidatos a algumas das mais prestigiadas escolas de negócios dos EUA diminuiu em 2021, segundo o Wall Street Journal.

Em suma, Tang disse: “Acho que a pandemia desencadeou um estímulo da mentalidade ‘vou aceitar o que puder’, o que levou a um efeito contrário da Grande Demissão, com os alunos agora se sentindo um pouco mais seletivos sobre o que querem a ver com suas carreiras.”

Agora, com os piores cortes de força de trabalho causados ​​pela pandemia aparentemente terminados, “o mercado de trabalho está se abrindo novamente e a força de trabalho está se tornando mais competitiva”, disse Handy. “Ter um MBA permite que os funcionários em potencial se destaquem entre os demais.”

Fonte/Crédito: ZDNet

Para mais informações sobre o artigo, e/ou achou algum erro de gramática/conteúdo desatualizado? Não hesite em entrar em contato nos comentários abaixo ou enviando um e-mail para: [email protected] - Estamos em constante desenvolvimento e atualização para trazer o melhor conteúdo para você! Siga-nos no Google News

Graduada e Mestre em História pela Unesp. Moro no interior do estado de São Paulo. Redatora web há 5 anos. Trabalhei para agências de conteúdo como Rock Content, Leads Conteúdo Web, Ideal Digital, Contenu e Pandartt e portais de notícias, como Diário Prime News, Tecnonotícias, SaúdeLab, Giro Econômico e Carros Híbridos. Faço parte da equipe de redação do IEF Informação em Foco, escrevendo sobre economia. Contato: [email protected]

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS