Acesse Nossas Redes Sociais

Concursos

Concurso ITA 2023: 150 vagas para nível médio!

Publicado

em

Saiu o edital do Concurso ITA 2023! O certame do Instituto Tecnológico da Aeronáutica está ofertando 150 vagas de nível médio para ingresso no referido instituto. De acordo com o edital, as inscrições devem ser realizadas até o dia 15 de julho de 2022. A taxa de inscrição ficou estabelecido em R$ 195,00. Saiba mais aqui no Informação em Foco.

concurso-ita-2023

Concurso ITA 2023: 150 vagas para nível médio! Fonte da imagem: ITA/Reprodução

Concurso ITA 2023: inscrições e isenção

As inscrições no Concurso ITA 2023 devem ser feitas entre os dias 01 de junho e 15 de julho de 2022 através do seguinte endereço eletrônico: http://www.vestibular.ita.br/. A taxa de inscrição no concurso é de R$ 195,00.

Isenção da taxa de inscrição

A isenção da taxa de inscrição ocorreu entre os dias 04 a 29 de abril de 2022. A Relação de Isentos consta, também, no site do Instituto Tecnológico da Aeronáutica. Em breve mais informações sobre as Inscrições 2023.

Concurso ITA 2023: vagas e cargos

Engenharia Aeronáutica
Vagas: 23
Duração do curso: 5 anos
Principais atribuições: atua no projeto e na construção de aviões, helicópteros, foguetes e satélites. É responsável pelo processo de manutenção, pela realização de reparos e pelas inspeções periódicas dos motores, da estrutura e de suas partes, como asas e fuselagem. Cuida também dos sensores e instrumentos de controle.

Engenharia Eletrônica
Vagas: 25
Duração do curso: 5 anos
Principais atribuições: projeta e desenvolve sistemas, equipamentos, processos ou dispositivos no campo da eletrônica. Seu trabalho envolve aplicações em computadores, automóveis, aviões, satélites, equipamentos médicos, entretenimento, comunicações, entre outros.

Engenharia Mecânica-Aeronáutica
Vagas: 25
Duração do curso: 5 anos
Principais atribuições: trabalha nas áreas de pesquisa, projeto, desenvolvimento, fabricação, gerenciamento e administração de sistemas, dinâmica dos fluídos, transferência de calor e massa, projetos de máquinas e estruturas, mecatrônica, instrumentação, controle, processos de fabricação, materiais, pesquisa operacional, economia, engenharia industrial e administração associada a sistemas mecânicos, aeronáuticos e nucleares.

Engenharia Civil-Aeronáutica
Vagas: 18
Duração do curso: 5 anos
Principais atribuições: conceber, projetar e implantar aeroportos e heliportos, além de planejar e analisar o transporte aéreo e subsidiar o controle e o gerenciamento do tráfego aéreo no que for pertinente à sua área de atuação. Pode, inclusive, estender a aplicação desses conhecimentos à implantação e à gerência de centros de lançamento de foguetes.

Engenharia de Computação
Vagas: 32
Duração do curso: 5 anos
Principais atribuições: Desenvolve software para a automação e integração de sistemas, gerencia e analisa projetos de hardware e de software, faz a manutenção do hardware e do software de sistemas computacionais, projeta, desenvolve e integra métodos e técnicas de controle e automação industrial, comercial, empresarial e de comunicação.

Engenharia Aeroespacial
Vagas: 27
Duração do curso: 5 anos
Principais atribuições: atua em projetos envolvendo propulsão, aerodinâmica, telecomunicação, navegação, guiamento, estruturas, materiais e processos, engenharia de sistemas, gestão e garantia do produto, campos de lançamento e rastreio, dinâmica do voo orbital, computação, ensaios e sistemas elétricos.

Confira abaixo a distribuição das 150 vagas para o início do Curso Profissional do ITA:

  • 114 vagas destinadas aos candidatos não optantes ao Quadro de Oficiais Engenheiros (candidatos a Oficiais da Reserva), aprovados em Exame de Admissão:
    a) Engenharia Aeronáutica: 16;
    b) Engenharia Eletrônica: 18;
    c) Engenharia Mecânica-Aeronáutica: 22;
    d) Engenharia Civil-Aeronáutica: 15;
    e) Engenharia de Computação: 24; e
    f) Engenharia Aeroespacial: 19.
  • 36 vagas destinadas aos candidatos optantes ao Quadro de Oficiais Engenheiros (candidatos a Oficiais da Ativa), aprovados em Exame de Admissão:
    a) Engenharia Aeronáutica: 7;
    b) Engenharia Eletrônica: 7;
    c) Engenharia Mecânica-Aeronáutica: 3;
    d) Engenharia Civil-Aeronáutica: 3;
    e) Engenharia de Computação: 8; e
    f) Engenharia Aeroespacial: 8.

Fonte/Créditos: Gran Cursos Online

Para mais informações sobre o artigo, e/ou achou algum erro de gramática/conteúdo desatualizado? Não hesite em entrar em contato nos comentários abaixo ou enviando um e-mail para: [email protected] - Estamos em constante desenvolvimento e atualização para trazer o melhor conteúdo para você! Siga-nos no Google News

Graduada e Mestre em História pela Unesp. Moro no interior do estado de São Paulo. Redatora web há 5 anos. Trabalhei para agências de conteúdo como Rock Content, Leads Conteúdo Web, Ideal Digital, Contenu e Pandartt e portais de notícias, como Diário Prime News, Tecnonotícias, SaúdeLab, Giro Econômico e Carros Híbridos. Faço parte da equipe de redação do IEF Informação em Foco, escrevendo sobre economia. Contato: [email protected]

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS