Acesse Nossas Redes Sociais

Carreira

Como definir um valor de pretensão salarial

Publicado

em

Um dos maiores desconfortos para uma pessoa procurando uma vaga de emprego é durante a pretensão salarial. Além disso, é uma das perguntas mais comuns em entrevistas de emprego atualmente e pode ser o fator que pode gerar ou não sua vaga. Por isso, resolvemos mostrar sobre a como definir um valor de pretensão salarial.

como-definir-pretensao-salarial

Como Definir Pretensão Salarial

Você vai aprender como ser realista com o mercado, manter uma pedida que seja racional e principalmente seja estratégica para conseguir a vaga. Então, se está nessa situação ou precisa aprender mais para não errar, continue com a gente até o final.

O que dizer quando for perguntado da pretensão salarial?

Quando o entrevistador ou alguém da empresa pergunta sobre a sua pretensão salarial, ele quer saber qual a sua estimativa de salário. Logo, saber primeiro, quanto está valendo o seu trabalho no mercado é um bom ponto para começar a negociação.

Atualmente é comum as vagas terem escrito “salário a combinar”, que será uma negociação entre a empresa e o candidato. Contudo, esse pode ser um momento tenso, principalmente se você não souber o que dizer no momento. Portanto, ter um valor na cabeça já pensado pode te trazer vantagens para essa negociação com a empresa.

A realidade é que a empresa tem um valor que ela acredita que deve pagar, mas em muitos casos acredita que pode pagar um valor menor se for pedido. Então, é importante se preparar para criar um bom diálogo nesse momento, com um valor mínimo que aceita receber. Separamos também outras dicas para estar armado para esse momento e se sair bem durante as conversas.

Estude o mercado de trabalho

Estudar o mercado de trabalho te coloca na frente na negociação para definir o valor do salário. Sabendo o preço médio do mercado é possível você pedir uma faixa salarial, ao invés de um valor fechado.

Isso ajuda a aumentar a margem de negociação que você tem, indicando também uma abertura de conversa em torno de números. É muito mais fácil conseguir ter o salário que quer se começar a conversa mostrando o que o mercado paga entre R$1.500 a R$2.000 de salário, ao invés de dizer que quer receber um valor fixo.

Por isso, para falar de pretensão salarial a primeira base é saber a faixa salarial que seu nicho recebe. Estudando o mercado você consegue entender isso e outros requisitos importantes como a experiência necessária para a vaga.

Sua pretensão é de acordo com a sua experiência

Outro ponto relevante para o seu salário é sua experiência profissional, principalmente na área que está atuando. Logo, é estudado também no acompanhamento do mercado de trabalho.

Dependendo do seu nível de atuação e experiência, você pode até pedir mais que o mercado. Contudo, se for os primeiros passos, é preciso entrar no mercado de maneira mais modesta.

Isso exemplifica também porque é interessante saber a faixa salarial, ao invés de quanto recebe um profissional. Com isso, é mais simples entender em que nível e qual parte do caminho você está na jornada da carreira.

No momento da negociação se você souber exatamente qual pedestal sua vida profissional está, fica mais intuitivo entender qual o valor mais justo para você naquele momento.

Analise seu currículo

O último aspecto é verificar o seu currículo, especialmente para saber quais habilidades você possui. Suas habilidades são outro ponto que podem aumentar ou colocar na base da faixa salarial a sua remuneração.

Portanto, é importante nesse momento verificar o seu currículo e entender o que tem a oferecer na empresa e usar isso na negociação. Principalmente, para pedir um valor maior ou no alto da sua faixa de atuação.

Para mais informações sobre o artigo, e/ou achou algum erro de gramática/conteúdo desatualizado? Não hesite em entrar em contato nos comentários abaixo ou enviando um e-mail para: [email protected] - Estamos em constante desenvolvimento e atualização para trazer o melhor conteúdo para você! Siga-nos no Google News

Meu nome é Bruno Reis, sou ex militar, formado em Marketing e sempre fui apaixonado por livros. Redator desde 2016, casado, amo viajar e sou o pai da Kira, minha cachorrinha e já escrevi o meu livro. Redator do IEF - Informação em Foco Contato: [email protected]

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS