Acesse Nossas Redes Sociais

Carreira

Escola do Trabalhador, entenda sobre esse Programa de cursos gratuitos do Governo

Publicado

em

 Desenvolvido para qualificação profissional do cidadão brasileiro para trabalhar, a Escola do Trabalhador é muito interessante. Logo, é possível se profissionalizar através da plataforma, principalmente se estiver desempregado e não puder pagar por uma formação.

escola-do-trabalhador-programa-do-governo

O programa surgiu a partir da constatação que a maioria do desemprego do Brasil é por conta do grande número de falta de mão de obra qualificada. Com isso, o Governo Federal disponibiliza cursos profissionalizantes para qualquer pessoa que queira se qualificar.

Outro fator interessante é que todo programa tem parceria com a UnB, principalmente a certificação. Logo, existem diferentes cursos para diferentes públicos, todos feitos online e totalmente gratuitos.

Além disso, não existe escolaridade mínima para acessar e terminar de fazer os cursos, portanto, qualquer pessoa com computador pode fazer. Vale lembrar que todos os cursos são voltados para aplicação no trabalho, logo te ajudam a encontrar mais facilmente um emprego.

Outro fator importante é que podem ser acessados no momento do processo do seguro desemprego, no site do Governo Federal.

Todos os cursos da Escola do Trabalhador

Ao total são mais de 40 cursos profissionalizantes, divididos em nichos de mercado de trabalho. Além disso, existem cursos de idioma voltados para aplicação profissional, logo, os alguns oferecidos são para idiomas são:

  • Inglês aplicado ao trabalho;
  • Espanhol aplicado ao trabalho;
  • Português básico para o mundo do trabalho;
  • Português para hispanofalantes.

Com isso, os cursos em sua maioria são específicos, alguns são voltados para produção alimentícia, segurança e produção cultural e design, por exemplo.

Contudo, alguns dos mais acessados são direcionados para área de gestão e negócio como:

  • Excel Avançado;
  • Excel Intermediário;
  • Introdução ao Excel;
  • Análise de Investimentos;
  • Elaboração de folha de pagamento de empresas;
  • Demonstrações Contábeis e sua Análise;
  • Introdução ao LibreOffice Calc.

Na plataforma há inclusive cursos voltados para diferentes áreas de atuação do mercado de turismo também como Agenciamento de Viagens. Na área de infraestrutura há o curso de Análise de riscos na Construção Civil, Processos Industriais. Para empreendedores também têm formações para ajudar, principalmente novos donos de negócios.

Alguns interessantes são:

  • Criando um Negócio de Sucesso;
  • Identidade Visual e Gestão de clientes;
  • Jornada Empreendedora;
  • Economia Solidária.

Existem outros cursos que são de diferentes nichos para conhecer também. Todos são formações curtas, com cargas de 40 horas cada um. Contudo, dependendo do curso e principalmente do módulo, podem durar um pouco mais ou um pouco menos. Ao finalizar cada módulo, o usuário pode classificar o curso e, por fim, receber o certificado da Unb.

Dentro da plataforma não existem instrutores, porém, você consegue acessar materiais de texto, vídeo e principalmente jogos para estudar. Caso possua algum tipo de dúvida, você pode dar o feedback para melhorar o processo e as aulas.

Como acessar a Escola do Trabalhador?

Para acessar, o primeiro passo é entrar no site da Escola do Trabalhador, com isso, escolher o nicho e curso que quer cursar. Logo, você tem que fazer a inscrição e pode começar a estudar através dos materiais, inclusive as vídeo aulas. Vale lembrar que os cursos têm parceria com a UnB, por isso, a instituição acompanha a formação pela plataforma. Além disso, a intenção é preparar os usuários para o mercado de trabalho, portanto a própria universidade faz esse trabalho de avaliação.

Com isso, as informações da base do Ministério do Trabalho são cruzadas com as da plataforma da Escola do Trabalhador. Isso funciona para aprimoração da plataforma, dos cursos e principalmente das habilidades que o trabalhador precisa.

Entenda que há diversos cursos gratuitos disponíveis em outras plataformas também, já fizemos artigos sobre, basta procurar por aqui!

Para mais informações sobre o artigo, e/ou achou algum erro de gramática/conteúdo desatualizado? Não hesite em entrar em contato nos comentários abaixo ou enviando um e-mail para: [email protected] - Estamos em constante desenvolvimento e atualização para trazer o melhor conteúdo para você! Siga-nos no Google News

Meu nome é Bruno Reis, sou ex militar, formado em Marketing e sempre fui apaixonado por livros. Redator desde 2016, casado, amo viajar e sou o pai da Kira, minha cachorrinha e já escrevi o meu livro. Redator do IEF - Informação em Foco Contato: [email protected]

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS