Dicas
Como a interoperabilidade entre blockchains está mudando o jogo?
A interoperabilidade entre blockchains é o assunto da vez! Porém, muitos investidores iniciantes ainda não fazem ideia do que se trata esse conceito e sobre como ele está mudando todo o mercado de criptomoedas de forma nunca vista antes.
Quem ainda não ouviu falar ou não sabe ao certo o que é a interoperabilidade precisa entender uma coisa: esse é o mecanismo que permite que redes, como Ethereum e Polygon, por exemplo, compartilhem informações e ativos, formando um sistema muito mais conectado e funcional.
Muitos já acreditam que esse desenvolvimento é fundamental para construir um futuro no qual as blockchains possam suportar uma variedade maior de aplicativos e oferecer uma experiência melhor e mais integrada aos usuários. E se quer entender o que motivou esses pensamentos, basta seguir com a leitura.
A importância da interoperabilidade
A maioria das blockchains foi criada como sistemas independentes. No início e até há pouco tempo, elas não eram projetadas para interagir umas com as outras, e isso limitou e dificultou bastante o crescimento do ecossistema.
Com isso, surgiu a “fragmentação” no mercado de criptomoedas, em que cada blockchain e seus respectivos ativos funcionavam sem a possibilidade de serem transferidos ou usados em outras redes.
Mas, ao que tudo indica, agora isso está acabando! Com a interoperabilidade, é possível superar os limites impostos no início do surgimento dessa tecnologia. O avanço traz a possibilidade das blockchains trocarem informações e ativos de forma segura, rápida e eficiente.
Então, o futuro com a interoperabilidade mostra que os usuários poderão, por exemplo, transferir tokens de uma blockchain para outra sem precisar usar uma ponte centralizada. Na prática, isso pode ser muito mais interessante do que em teoria. Veja a seguir alguns exemplos de blockchain focadas nesse novo conceito.
Exemplos de blockchains focadas em interoperabilidade
Já existem blockchains que foram projetadas com o objetivo de facilitar a comunicação entre redes. Duas das mais conhecidas atualmente são a Polkadot e a Cosmos.
Polkadot
A primeira, Polkadot, foi criada com o objetivo de facilitar a interoperabilidade entre diferentes redes. Logo, essa blockchain permite que outras blockchains independentes, chamadas de “parachains”, conectem-se e compartilhem informações, tudo de forma segura.
Cosmos
Já o segundo exemplo é conhecido popularmente como a “Internet das Blockchains”. Ele também busca possibilitar a comunicação em diferentes redes.
Porém, sua tecnologia é diferente. Ele faz isso através do protocolo Inter-Blockchain Communication (IBC). Então, a Cosmos permite que outras blockchains transfiram ativos e informações entre si, sem abrir mão de sua autonomia. Tal fato não somente auxilia a estruturar uma rede interconectada de blockchains, como também independentes
Efeitos da interoperabilidade no longo prazo
Como visto no decorrer do artigo até este momento, o conceito que vem ganhando força tem o potencial de remodelar o mercado por completo. Ao permitir a comunicação entre blockchains, o futuro é um ecossistema muito mais unido.
E o esperado é que, à medida que mais blockchains adotem a interoperabilidade em seus sistemas, o mercado fique mais acessível e atrativo para todos, no caso, para os investidores e desenvolvedores.
No longo prazo, os efeitos são imprevisíveis, porém existe a possibilidade da interoperabilidade ser o ponto-chave para transformar as blockchains em uma infraestrutura digital realmente global, em que pessoas e empresas possam usar, investir e desenvolver com facilidade.
Depois de tudo o que comentado aqui, parece mesmo que a interoperabilidade é uma ideia na qual temos que ficar de olho, não é mesmo? Bom, a resposta para isso é sim! Por ser tão incerto o futuro e os efeitos dela no longo prazo, não ficar de olho pode significar perda de lucros e dinheiro. Então, é importante ficar ligado.
-
Concursos2 anos Atrás
Concurso REDA 2023 – Inscrições, Edital, Vagas
-
Concursos2 anos Atrás
Concurso Literário 2023 – Inscrições, Vagas
-
Dicas2 anos Atrás
2 Via Conta Embratel – Consulta, Emissão, Imprimir
-
Concursos2 anos Atrás
Concurso Copasa 2023 – Inscrições, Edital, Vagas
-
Concursos2 anos Atrás
Concurso Jornalista 2023 – Dicas, como se inscrever, editais
-
Dicas2 anos Atrás
2 Via Conta Enel 2023- Emissão, Solicitar, Imprimir
-
Concursos2 anos Atrás
Concurso Correios 2023 – Inscrições, Edital, Vagas
-
Dicas1 ano Atrás
2 Via Boleto Santander – Consulta, Emissão, Imprimir
-
Carreira3 anos Atrás
Vagas Abertas ICOMON 2022 – Trabalhe Conosco, Requisitos, Seleção
-
Concursos3 anos Atrás
Concurso Gari 2022 – Inscrições, Edital, Vagas
-
Eventos3 anos Atrás
Show da Gabriela Rocha 2022 – Ingressos, Datas, Locais
-
TV2 anos Atrás
Programa João Kléber Show – Inscrição, Quadros, Participe
-
Concursos2 anos Atrás
Concurso SEDUC 2023 – Inscrições, Edital, Vagas
-
Concursos3 anos Atrás
Concurso Prefeitura Salvador 2022 – Inscrições, Edital, Vagas
-
Cursos2 anos Atrás
Cursos Gratuitos Harvard 2023 – Inscrição, Vagas, Calendário
-
Eventos2 anos Atrás
Show do Soja 2023 – Ingressos, Datas, Locais
-
Concursos2 anos Atrás
Concurso para Professor 2023 – Inscrições, Edital, Vagas
-
Concursos2 anos Atrás
Se você deseja prestar Concurso para Bombeiro em 2023, esse artigo merece ser lido!
-
Carreira1 ano Atrás
Vagas Abertas Lavoisier 2024 – Trabalhe Conosco, Requisitos, Seleção
-
Concursos3 anos Atrás
Concurso UPA 2022 – Inscrições, Edital, Vagas