Acesse Nossas Redes Sociais

Dicas

Como identificar e descobrir vazamento de água no imóvel

Publicado

em

Saiba como identificar e descobrir vazamento de água no seu imóvel por meio de sinais e testes simples indicados pela Sabesp e reforçados pelos profissionais da JL Caça Vazamentos.

como-descobrir-vazamento-600x322

Sinais de vazamentos de água

Manchas e rachaduras

Se surgirem manchas inesperadas nas paredes, pisos ou teto, acompanhadas de bolor ou mofo, isso pode indicar um vazamento. Rachaduras em azulejos e pisos também sugerem vazamentos ocultos nas tubulações internas.

Odores estranhos

Cheiros ruins perto de pontos de saída de água, como ralos, podem sinalizar vazamentos. Odores de esgoto ou apodrecimento, muitas vezes, estão associados a entupimentos nas tubulações ou vazamentos em esgotos. O mau cheiro também pode vir de bolor ou mofo nas paredes.

Conta de água alta

Um aumento repentino e inexplicado na conta de água pode ser um sinal de vazamento. Se não houve mudanças no número de moradores ou no uso de aparelhos que consomem muita água, como máquinas de lavar, essa alta pode indicar a presença de vazamentos.

Outros sinais de vazamentos no imóvel

Além dos pontos levantados antes, a formação sem motivos aparentes de poças de água em determinados locais (como na pia da cozinha, próximo à máquina de lavar louça ou no vaso sanitário) pode indicar algum tipo de vazamento.

Mudanças na tonalidade de paredes, tetos e pisos também indicam algum problema do tipo, bem como também o desprendimento da pintura, do piso e dos azulejos. Além disso, umidade em excesso em pontos específicos, mesmo quando não tem chuva, também indica que pode haver algum vazamento em determinados locais.

Como identificar vazamento de água com testes

Teste do hidrômetro

Para localizar vazamento dessa forma, é preciso fechar torneiras, registros e desligar todos os aparelhos que fazem uso de água. É necessário também não usar a descarga do vaso sanitário durante o teste.

Então, anota-se a numeração que consta no hidrômetro. Se depois de 1 hora essa numeração mudar, é porque existe algum vazamento na residência.

Teste com canos alimentados pela rede

Aqui, o teste consiste em fechar o registro da parede, e escolher uma torneira que seja alimentada pele rede local (tipo a do tanque, por exemplo).

Em seguida, abre-se essa torneira, deixando toda a água escoar, e, em seguida, coloca-se um copo de água na boca dela. Se ela sugar a água do copo é porque deve haver algum vazamento nesse tipo de tubulação.

Teste da caixa d’água

Para esse teste, fecham-se todas as torneiras da casa, desligam-se todos os aparelhos que fazem uso de água e não se usa a descarga durante o procedimento.

Depois, é preciso fechar a torneira da boia da caixa para impedir que entre água nela durante o teste. Em seguida, basta marcar o nível da água na caixa, e se após cerca de 1 hora esse nível tiver diminuído, há vazamento na tubulação alimentada pela caixa.

Teste do vaso sanitário

Esse é um dos testes mais simples para descobrir algum vazamento de água. Aqui, basta colocar um pouco de borra de café ou de cinzas dentro do vaso, e se esse conteúdo ficar se mexendo, e não depositado completamente no fundo do vaso, é porque há algum vazamento ali, em geral, na válvula da descarga.

Testes da pia, da torneira e do chuveiro

Na maior parte das vezes, os vazamentos nessas saídas de água são visíveis, mostrando-se através de pingueiras constantes. Mas, há casos em que vazamentos nesses locais são imperceptíveis, mas, há algumas formas de localizar isso.

Pode-se, por exemplo, colocar um pedaço de papel, lenço ou jornal embaixo das torneiras, bem como inserir um pote de plástico seco ou um copo embaixo do chuveiro. Se depois de algumas horas os papéis ficarem molhados ou o recipiente ficar com água, há vazamentos em algum desses locais.

Teste da batida

Uma forma de encontrar vazamento em tubulações que estejam embutidas nas paredes é, primeiramente, descobrir o caminho por onde passa o encanamento. Plantas do imóvel podem ajudar a identificar esses encanamentos.

Em seguida, bata fazer o teste da batida, ou seja, bater de leve na extensão da tubulação, e tentar escutar se há algum barulho fora do comum em alguma parte específica. Geralmente sons de oco ou de “fofo” indicam vazamentos internos.

Por https://jlcacavazamentos.com.br

Para mais informações sobre o artigo, e/ou achou algum erro de gramática/conteúdo desatualizado? Não hesite em entrar em contato nos comentários abaixo ou enviando um e-mail para: [email protected] - Estamos em constante desenvolvimento e atualização para trazer o melhor conteúdo para você! Siga-nos no Google News

Equipe de Redação do Informação em Foco! Cobertura sobre as informações mais relevantes para toda a população brasileira. A equipe de redação do IEF.com.br conta com profissionais altamente capacitados para trazer o conteúdo mais atualizado de forma plenamente confiável e de fácil compreensão. Contato: [email protected]

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS