Acesse Nossas Redes Sociais

Dicas

Extintor de incêndio vencido: o que fazer

Publicado

em

Nem sempre um extintor de incêndio vencido precisa ser um problema, e você precisa saber o que fazer para não se prejudicar. Seja para sua casa, estabelecimento comercial ou até mesmo para seu carro ou caminhão, um extintor fora da validade pode ser um problema.

Por mais que muitos não saibam, os extintores possuem um prazo, e após esse momento, o equipamento pode se tornar tóxico. Isso porque, em sua parte interna, o extintor pode ter diversos produtos químicos, e não basta apenas saber como recuperar a ferramenta, mas como descartar o componente vencido.

Por esse motivo, no texto a seguir vamos contar tudo o que você precisa saber sobre extintores vencidos. Vamos contar quais os prazos médios, como você pode identificar o vencimento e o que fazer caso isso ocorra. Então, se deseja saber sobre tudo isso e algumas dicas especiais, é só continuar a leitura.

hiper-fire-recarga-de-extintores

Quais os prazos de validade do Extintor de Incêndio

Para entender melhor sobre o extintor de incêndio vencido, você precisa saber como funciona a validade e quais os principais prazos. Cada equipamento possui um produto específico, e é este que possui validade.

A parte externa do extintor não possui um prazo, e caso está esteja sem nenhum dano, poderá continuar sendo usada. O que possui prazo e torna um extintor de incêndio vencido, é a parte interna, ou os componentes químicos.

Nesse sentido, os extintores para prédios, possuem duração de 1 ano, e após esse período, você pode recarregá-los. Porém, no caso dos extintores usados para veículos, o prazo é de 5 anos, e após essa data você deve trocar todo o equipamento.

Uma ótima forma de evitar possíveis problemas com seu extintor, é através de análise periódicas do conteúdo, tarefa que só pode ser feita por equipes especializadas. O objetivo é avaliar e definir qual o tipo de manutenção que deve ser realizada no equipamento.

Essa manutenção é preventiva, e serve para evitar possíveis falhas, na hora de usar seu equipamento. Por isso, você deve ter ao seu lado uma empresa eficiente e também saber como verificar seu equipamento, e com isso descobrir se este encontra-se fora da data de validade.

Como identificar um extintor de incêndio vencido

Apesar da maioria dos extintores poderem ser recarregados, isso não é uma regra e algumas opções não permitem isso. Por esse motivo, a primeira coisa que você deve fazer é identificar a classe do extintor.

Além disso, também é importante verificar o externo do equipamento e compreender se este tem algum amassado ou defeito visível. Caso não, é hora de procurar pela validade da carga, que costuma ser fixada no cilindro ou também no selo do Inmetro.

Caso não encontre ou a carga não possuir opção de manutenção, apenas o prazo de validade do cilindro estará disponível.

Na etiqueta do equipamento, existem oito colunas, com círculos, sendo que nas 6 primeiras existem as letras iniciais dos meses.

Veja abaixo como funciona:

  • J- Janeiro
  • F- Fevereiro
  • M- Março
  • A- Abril
  • M- Maio

E assim até o último mês, sendo esse o primeiro dado a respeito da validade. Nas duas outras colunas, você verá os anos, e conseguirá identificar as datas de validade.

E é só isso, e depois você deve decidir quais os rumos pretende tomar, se irá realizar a manutenção ou se deve adquirir um equipamento novo.

Extintor vencido: o que fazer

Se seu cilindro fizer parte do grupo de extintores de incêndio reutilizáveis, pode optar pelo processo de recarga e manutenção do equipamento. Mas, para poder fazer isso, você deve se atentar a alguns pontos, como por exemplo a composição do cilindro.

Alguns componentes não permitem recarga, e por isso, antes de mais nada confira com o fabricante ou nas etiquetas, se pode recarregar seu item. Além disso, precisa verificar a pressurização e se esta pode ser recarregada.

Outros fatores que devem ser levados em consideração, é a estética do cilindro, pois este não pode estar enferrujado ou deteriorado. Pois, isto impede as empresas de manutenção de extintor de realizarem a recarga do seu extintor de incêndio vencido.

E não se esqueça de observar os itens como anéis de segurança e da válvula, e caso tudo esteja em dia, poderá realizar a recarga do extintor de incêndio vencido. Mas, caso contrário, você deve realizar o descarte.

extintor-de-incendio-vencido

Como fazer o descarte

Por ter em sua composição itens nocivos, é importante descartar o equipamento de forma correta, e isso não pode ser feito em lixos comuns. Existem empresas que oferecem esse tipo de serviço.

Lembre-se de contratar empresas que sejam aprovadas pelo Corpo de Bombeiros, visto que apenas credenciadas podem realizar o descarte. Já a parte externa, pode ser vendida para ferros velhos ou ainda podem ser reutilizadas.Não perca tempo, e se estiver com um Extintor de incêndio vencido, siga nossas dicas e resolva o problema!

Para mais informações sobre o artigo, e/ou achou algum erro de gramática/conteúdo desatualizado? Não hesite em entrar em contato nos comentários abaixo ou enviando um e-mail para: [email protected] - Estamos em constante desenvolvimento e atualização para trazer o melhor conteúdo para você! Siga-nos no Google News

Equipe de Redação do Informação em Foco! Cobertura sobre as informações mais relevantes para toda a população brasileira. A equipe de redação do IEF.com.br conta com profissionais altamente capacitados para trazer o conteúdo mais atualizado de forma plenamente confiável e de fácil compreensão. Contato: [email protected]

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS