Dicas
Gestão do tempo: desvendando o segredo para o sucesso
Há diversas formas de definir o que é sucesso, já que isso depende da sua própria experiência. Mas, uma coisa é verdade, é necessário desvendar o principal segredo para conseguir o sucesso. E, para conquistá-lo, é necessário ter gestão do tempo. Não sabe o que é isso e sequer imagina por onde começar? Confira aqui tudo que você precisa saber.
Entenda o que é Gestão do Tempo
O gerenciamento de tempo é nada mais do que um ato ou processo de planejamento e execução do controle de forma consciente sobre a quantidade de tempo gasta com atividades específicas. A gestão do tempo, comumente conhecida, é praticada principalmente como forma de aumentar a efetividade, eficiência e produtividade no trabalho. Mas, é claro, ela pode ser usada para qualquer fim.
Bastando apenas que o indivíduo tenha consciência disso para que possa aplicar no que e quando quiser.
Importância da gestão do tempo
Antes de começar dizendo sobre a sua importância em especial, vale citar Peter Drucker, pensador conhecido como pai da administração moderna. Em especial, vale destacar a seguinte frase: “O tempo é o recurso mais escasso e, a menos que seja gerenciado, nada mais pode ser gerenciado”.
A frase explica que é através da gestão do tempo é possível realizar o que é proposto para alcançar as nossas metas. Adotar a gestão do tempo em sua vida profissional e pessoal significa ter acesso a diversos benefícios que somente esta gestão pode oferecer, como:
- Oferece pontualidade e disciplina com todas as tarefas para o indivíduo;
- Gera resultados efetivos;
- Garante mais confiança para o dia a dia de trabalho;
- Consegue alcançar metas e objetivos mais rápido;
- Aumenta o nível de produtividade e atenção;
- Diminui estresse e ansiedade, o que acarreta na melhora da qualidade de vida.
Pode não parecer, mas a verdade é que para desvendar os segredos do sucesso basta ter atenção a um que está na palma da mão o tempo todo. A gestão do tempo. De nada adianta ter um objetivo, mas não traçar planos para alcançá-lo.
É o gerenciamento do tempo que permite ter qualidade de vida através de uma organização consciente sobre suas tarefas, responsabilidades e tempo para descansar e ter lazer.
Por conta disso, é essencial que os profissionais de sucesso saiba como gerir o próprio tempo, já que isso traz bom humor! Sem tanto estresse e ansiedade é possível se divertir e realizar as atividades com a energia continuamente recarregada.
Veja como desenvolver a gestão do tempo e ter sucesso
Confira as dicas que desvendam o principal segredo para o sucesso: a gestão eficaz do tempo e, coloque em prática em seu dia a dia.
- Faça um planejamento;
Organize e defina como será o seu dia com antecedência, pode fazer isso diariamente ou até mesmo de forma semanal. É essencial que você tenha ciência do que fará ao longo do dia para evitar distrações ou até mesmo imprevistos por conta da desordem.
- Defina seus objetivos e metas;
Definir os objetivos e metas tanto pessoais quanto profissionais são tópicos a serem trabalhados para saber o que fará para alcançar o que almeja. Por isso, dedique um tempo para verificar o que você deseja para sua vida. Conheça suas ambições e organize-se o suficiente para conseguir alcançá-la em tempo hábil.
- Estabeleça prazos e prioridades;
Não adianta começar diversas tarefas, mas não terminar nenhuma. Controle os prazos, organize suas tarefas e, se possível, delegue tarefas para outras pessoas a fim de cumprir com o que foi proposto. Com isso, poderá ter mais autonomia sobre o que pode ou não fazer com o prazo que está disponível.
- Saiba dizer “não”;
Não aceite todas as tarefas que lhe pedem. Defina seus limites sobre o que vai conseguir cumprir e o que deixará sobrecarregado. Nesta fase, vale a pena ser franco sobre a situação para estabelecer maior confiança e qualidade em suas decisões e resultados na tarefa.
- Gaste o tempo certo em cada atividade.
Dedique apenas tempo necessário para cada atividade, não disponha o tempo de outra tarefa em uma nada a ver. Tenha disciplina para cumprir o seu cronograma e, desta forma, gastar o tempo devido para cada atividade certa.
Ao seguir essas dicas você desvenda uma série de segredos para o sucesso que depende unicamente de você mesmo através do seu próprio gerenciamento do tempo.
-
Concursos2 anos Atrás
Concurso REDA 2023 – Inscrições, Edital, Vagas
-
Concursos2 anos Atrás
Concurso Literário 2023 – Inscrições, Vagas
-
Dicas2 anos Atrás
2 Via Conta Embratel – Consulta, Emissão, Imprimir
-
Concursos2 anos Atrás
Concurso Copasa 2023 – Inscrições, Edital, Vagas
-
Concursos2 anos Atrás
Concurso Jornalista 2023 – Dicas, como se inscrever, editais
-
Dicas2 anos Atrás
2 Via Conta Enel 2023- Emissão, Solicitar, Imprimir
-
Concursos2 anos Atrás
Concurso Correios 2023 – Inscrições, Edital, Vagas
-
Dicas1 ano Atrás
2 Via Boleto Santander – Consulta, Emissão, Imprimir
-
Carreira3 anos Atrás
Vagas Abertas ICOMON 2022 – Trabalhe Conosco, Requisitos, Seleção
-
Concursos3 anos Atrás
Concurso Gari 2022 – Inscrições, Edital, Vagas
-
Eventos3 anos Atrás
Show da Gabriela Rocha 2022 – Ingressos, Datas, Locais
-
TV2 anos Atrás
Programa João Kléber Show – Inscrição, Quadros, Participe
-
Concursos2 anos Atrás
Concurso SEDUC 2023 – Inscrições, Edital, Vagas
-
Concursos3 anos Atrás
Concurso Prefeitura Salvador 2022 – Inscrições, Edital, Vagas
-
Cursos2 anos Atrás
Cursos Gratuitos Harvard 2023 – Inscrição, Vagas, Calendário
-
Eventos2 anos Atrás
Show do Soja 2023 – Ingressos, Datas, Locais
-
Concursos2 anos Atrás
Concurso para Professor 2023 – Inscrições, Edital, Vagas
-
Concursos2 anos Atrás
Se você deseja prestar Concurso para Bombeiro em 2023, esse artigo merece ser lido!
-
Carreira1 ano Atrás
Vagas Abertas Lavoisier 2024 – Trabalhe Conosco, Requisitos, Seleção
-
Concursos3 anos Atrás
Concurso UPA 2022 – Inscrições, Edital, Vagas