Acesse Nossas Redes Sociais

Dicas

ID Jovem: Como jovens podem viajar de graça de ônibus pelo Brasil

Publicado

em

Você sabia que jovens no Brasil podem ter acesso a um aplicativo para viajar gratuitamente para outros estados do país?

ID-JOVEM

Esse é o serviço que o aplicativo ID Jovem pode te trazer gratuitamente desde que você tenha entre 15 a 29 anos de idade. por meio de um cadastro, Você pode ter acesso a esse benefício e também outras vantagens como: assistir eventos esportivos, espetáculos e shows pagando meia-entrada.

Então, se você quer entender como viajar de graça de ônibus pelo Brasil e ter acesso a outras vantagens, continue lendo até o final do artigo!

ID Jovem

Esse aplicativo é um banco de dados utilizado para que jovens possam viajar de graça e ter outras vantagens para acessar a cultura de outros estados. Dessa forma, você pode utilizar esse documento sem precisar imprimi-lo para adquirir bilhetes para diferentes locais do Brasil sem precisar pagar nada por isso.

A intenção desse benefício é aumentar o contato que os jovens têm com outras regiões do Brasil. Com isso, ter acesso a cultura de outros estados e poder assistir espetáculos de maneira mais barata.

Para conseguir fazer parte desse benefício é necessário ter entre 15 a 29 anos e também uma renda de até dois salários mínimos, o que dá R$2.424. Outro requisito exigido é que o indivíduo tenha inscrição no CadÚnico, com NIS ativo atualizado .

Viagens

A reserva das vagas em ônibus interestadual deve ser feita em até 3 horas antes de sair o ônibus. Ao apresentar o ID Jovem e a carteira de identidade o jovem tem acesso a solicitação do bilhete.

Além disso, vai lembrar que o número máximo de vagas reservadas para esse benefício em cada ônibus são de duas por cada veículo. Existem também duas vagas reservadas para o benefício de 50% do valor das passagens depois de serem esgotadas as vagas gratuitas.

Por isso, se você não conseguir viajar de graça, você tem o benefício de utilizar esse desconto para comprar as passagens mais baratas.

Como faço para me inscrever no programa ID Jovem?

O primeiro passo para ter acesso a esse benefício é se inscrever no CadÚnico, através de alguma unidade de posto mais perto da sua casa. Vale lembrar, que a inscrição nesse cadastro possibilita ter acesso a outros 15 benefícios concedidos pelo Governo Federal.

Por isso, além de conseguir o ID Jovem, o indivíduo pode ter acesso a outros programas sociais do Governo Federal. Principalmente, famílias de baixa renda que serão incluídas em mais programas socioeconômicos.

De posse de todos os seus documentos que demonstram os seus rendimentos mensais e dos seus familiares que moram com você. Você deve ir até um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

Existem diversos espalhados em diferentes regiões do país e você deve encontrar a mais próxima da sua casa para se inscrever. os documentos necessários para inscrição no CadÚnico são: 

  • Certidão de Nascimento;
  • Certidão de Casamento;
  • CPF;
  • Carteira de Identidade (RG);
  • Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI);
  • Carteira de Trabalho;
  • Título de Eleitor.

 

Para mais informações sobre o artigo, e/ou achou algum erro de gramática/conteúdo desatualizado? Não hesite em entrar em contato nos comentários abaixo ou enviando um e-mail para: [email protected] - Estamos em constante desenvolvimento e atualização para trazer o melhor conteúdo para você! Siga-nos no Google News

Meu nome é Bruno Reis, sou ex militar, formado em Marketing e sempre fui apaixonado por livros. Redator desde 2016, casado, amo viajar e sou o pai da Kira, minha cachorrinha e já escrevi o meu livro. Redator do IEF - Informação em Foco Contato: [email protected]

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS