Acesse Nossas Redes Sociais

Economia

Entenda se vale a pena investir em Letra de Câmbio: Aprenda a aplicar o seu dinheiro nesse investimento

Publicado

em

Investimento é letra de câmbio é uma das aplicações de renda fixa que ainda não é muito popular no Brasil. Contudo, pode ser um ótimo investimento por ser um ativo que compõem carteira diversificada, semelhante ao CDB.

chart-businessman-money-statistic-coin-payment-1584291-pxhere.com_

Logo, através desse artigo vamos mostrar como funciona esse ativo e como você pode começar a investir na letra de câmbio. Além disso, indicaremos se vale a pena essa aplicação para determinados perfis de investimento. Dessa maneira, você pode tirar todas as suas dúvidas e dar os primeiros passos para investir nesse ativo tão interessante do mercado financeiro aqui do Brasil.

Como funcionam as Letras de Câmbio?

As instituições financeiras, a fim de conseguir recursos para suas operações, emitem títulos que são chamados de letras de câmbio. Em troca desse investimento, as instituições oferecem retorno da aplicação com Adição de juros.

Com isso, essas aplicações podem ter rendimentos fixos, com o valor final já negociado entre as partes, também chamado de investimento pré-fixado. Outra possibilidade são investimentos pós-fixados, que variam o rendimento de acordo com Depósito Interbancário (CDI) ou ao IPCA (inflação).

Vale lembrar, que esses investimentos rendem mais que a poupança e a maioria das opções de renda fixa. Por isso, visa principalmente perfil de investimento que mesmo sendo mais conservadores, tem objetivo de ter um rendimento maior em suas aplicações.

Contudo, o pagamento dessas letras de câmbio podem alterar de acordo com o que foi citado acima. Portanto, para que entenda melhor iremos explicar um pouco mais a fundo como funciona cada opção da letra de câmbio.

Pré-fixada

A letra de câmbio pré-fixada é uma aplicação que o investidor já sabe antes quanto vai receber exatamente. Logo, para investidores mais conservadores pode ser uma ótima opção, especialmente para saber exatamente quanto seu dinheiro vai render.

Porém, esse valor final pode não render tanto quanto em outras opções disponíveis para letra de câmbio Principalmente, por conta de outros fatores relacionados a letra de câmbio pós fixada que queremos conhecer agora.

Pós fixada

A letra de câmbio pós-fixada é a aplicação mais popular desse investimento, especialmente por conta do retorno maior que acontece normalmente que as outras opções. Contudo, essa opção é um pouco mais arriscada que a pré-fixada, por ser imprevisível o retorno da aplicação.

O valor de retorno da aplicação muda de acordo com os indicadores que a letra de câmbio utiliza. Com isso, pode acontecer do investimento ter retorno maior ou menor de acordo com a mudança desses indicadores. 

Por isso, é um investimento indicado principalmente para quem suporta mais riscos, perfis médios e arrojados são os principais aplicadores dessa operação. A letra de câmbio pós fixada é muito conhecida por ser a porta de entrada de perfis conservadores para aceitar um pouco mais de risco.

Existe também a última opção de letra de câmbio que o investidor pode escolher para começar a aplicar o seu dinheiro. Ela é interessante por utilizar das duas opções anteriores para pagar o rendimento da aplicação.

Híbrida 

O investimento híbrido é uma forma de juntar a letra de câmbio prefixada e pós-fixada, sendo oferecido um rendimento com rentabilidade de acordo com indicadores e também com pagamento de alguma porcentagem.

Dessa forma, o investidor sabe quanto vai receber uma parte, com outra que pode render mais lucro. Essa aplicação é indicada principalmente para perfis intermediários e mais arrojados, além de conservadores que queiram um pouco de segurança e mais rentabilidade na sua aplicação.

As três formas de investimento são interessantes para esses perfis, especialmente pela rentabilidade maior que a poupança e pela segurança de pagamento dá proteção do Fundo garantidor de crédito.

 

Para mais informações sobre o artigo, e/ou achou algum erro de gramática/conteúdo desatualizado? Não hesite em entrar em contato nos comentários abaixo ou enviando um e-mail para: [email protected] - Estamos em constante desenvolvimento e atualização para trazer o melhor conteúdo para você! Siga-nos no Google News

Meu nome é Bruno Reis, sou ex militar, formado em Marketing e sempre fui apaixonado por livros. Redator desde 2016, casado, amo viajar e sou o pai da Kira, minha cachorrinha e já escrevi o meu livro. Redator do IEF - Informação em Foco Contato: [email protected]

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS