Acesse Nossas Redes Sociais

Dicas

Entenda quais são os problemas das suas finanças!

Publicado

em

Se você quer melhorar sua vida financeira, mas nunca sabe como isso não sai de apenas um plano, então leia tudo que separamos para você entender quais são os reais problemas da sua vida financeira.

Entenda-quais-sao-os-problemas-das-suas-financas-1047x628

Vida financeira estável não é um sonho impossível 

Ter uma vida financeira estável pode parecer um sonho impossível, mas não é. Há vários fatores que comprovam e ainda auxiliam você a conquistar seu objetivo, entretanto, é comum que diversas pessoas não saibam como fazer isso, afinal não há aulas de educação financeira disponíveis na escola e pela correria do dia a dia é impossível ver um cursinho rápido. Mas, se você quer, você claramente consegue principalmente no que diz respeito a sua vida financeira. 

Para isso é preciso apenas ter paciência e foco diante de todos os seus objetivos e metas.

Conhecendo o bicho papão das finanças

Não é tão fácil identificar qual é o vilão da sua vida financeira, aliás, isso depende de cada pessoa e, por conta disso, nem sempre o vilão de um é o mesmo que o seu.

Para conhecer qual é o seu vilão você deve estar preparado para entender uma coisa: ao identificá-lo, você deve tomar alguma medida. Não adianta saber e deixar para lá.

Caso você saiba o que é, mas não tome alguma providência, então você simplesmente vai alimentando-o cada vez mais e aí, pode virar uma bola de neve que poderia ser evitada facilmente. 

Para identificar o bicho papão você precisa seguir os seguintes passos:

  • No que você investe x no que você gasta; 

Há uma clara diferença entre o que é investimento e entre o que é um gasto, é preciso colocar na ponta do lápis o que é o seu investimento consigo mesmo e no cotidiano e o que é apenas mais um gasto que pode ser evitado. 

  • Frequência com que gasta seu dinheiro;

Consome fast food mais de uma vez na semana ou até mesmo compra mais roupas do que, de fato, precisa? Analise quais são suas necessidades reais e aquelas que são apenas fruto de um consumo temporário e que não há relevância em sua vida. 

  • Entender que além do bicho papão, você é o seu próprio vilão.

O dinheiro não vai sozinho, portanto, após seguir os passos anteriores, entenda que você é também é culpado por sua vida financeira estar sempre numa montanha-russa. É difícil aceitar, principalmente, se há diversos fatores externos, mas não fique chateado. Para cada mal, há um bem! E tem remédio (pelo menos, para este). 

Como conseguir uma vida financeira estável

Agora que você sabe qual é o mal da sua vida financeira, vamos te ensinar como garantir alguma estabilidade desde que esteja determinado em fazer acontecer.

  • Organize suas finanças;

Faça uma planilha ou adote um caderninho para fazer um controle financeiro eficaz, inclua todos os seus custos e gastos, como gás, contas da casa, convênio médico, entretenimento, empréstimos, escola ou faculdade. 

  • Estabeleça suas metas;

Tenha metas e coloque um prazo nelas de curto (em menos de um ano), médio (mais de um ano) e longo prazo para que sejam realizadas. Você pode decidir entre diversas metas, como intercâmbio, uma viagem dos sonhos ou férias e compras do seu próprio gosto.

  • Faça uma reserva de emergência;

Para fazer sua reserva de emergência, você deve ter em mente que a reserva precisa dar conta de seis meses a um ano em caso de inesperado desemprego ou eventualidade. Esta reserva só deve ser usada em casos imprevisíveis e extremos, por conta disso, não a use como poupança onde retira o dinheiro por qualquer motivo. 

  • Corte os gastos; 

Agora que você sabe os outros passos fica bem mais fácil cortar seus gastos. Nesta fase, você pode optar por ir cortando aos poucos os gastos que mais adora até que seja completamente. O ideal é que faça isso o mais breve possível.

Outro detalhe importante é que vale a pena investir no seu bem-estar e entretenimento, portanto, o ideal é que mantenha o controle da sua vida financeira através de um bom equilíbrio entre alguns itens. 

Para mais informações sobre o artigo, e/ou achou algum erro de gramática/conteúdo desatualizado? Não hesite em entrar em contato nos comentários abaixo ou enviando um e-mail para: [email protected] - Estamos em constante desenvolvimento e atualização para trazer o melhor conteúdo para você! Siga-nos no Google News

Formada Técnica em Serviços Jurídicos e em Finanças pela ETEC. Estudante de Gestão Empresarial pela FATEC. Possui experiência como redatora, ghostwritter e consultoria jurídica. Apaixonada por livros e felinos. Contato: [email protected]

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS