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Dicas

Técnicas para cobrar clientes – Aprenda abordagens e como melhorar sua comunicação nessa tarefa

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O momento de cobrar um cliente pode ser muito desgastante e pode terminar com o fim de muitas relações. Além disso, ninguém gosta de realizar essa atividade e por isso trouxemos algumas estratégias que você pode utilizar nesse momento tão difícil! 

cobrar

A realidade é que  ninguém gosta de fazer cobranças, contudo, em muitos momentos a gente precisa realizar essa tarefa tão difícil. Você pode querer cobrar clientes ou mesmo pessoas próximas que te devem há um certo tempo.

Com isso, talvez o maior desafio seja não desgastar a relação e não terminar o que vocês têm em comum por causa de dinheiro.Logo, Existe uma forma de você fazer essa cobrança sem ser grosso ou indelicado.

Como fazer uma cobrança?

Aprender a cobrar um cliente ou uma pessoa próxima é uma questão de verificar quais são  os contextos que estão acontecendo. Outro ponto para se verificar é por onde está acontecendo essa cobrança, se for via WhatsApp, por exemplo ela deve ser feita de uma forma se for pessoalmente outras abordagens são melhores.

Contudo, alguns pontos são interessantes a serem considerados antes de realizar a cobrança:

Cobrar sempre com educação

Não cobrar um cliente ou mesmo alguém que seja mais próximo à você pode trazer diversos problemas para sua vida. Essa hesitação e esse medo de perder essa relação pode criar novos conflitos internos e atrapalhar seus objetivos.

Porém, é interessante notar que sem o recurso que você utilizou o seu negócio e a sua vida financeira não se sustenta. Portanto, mesmo que seja uma tarefa difícil é preciso realizar essa atividade o mais breve possível. 

Para não tornar o momento mais embaraçoso e não criar conflitos desnecessários, sempre tente usar a máxima educação que puder.Tenha cuidado com seu tom de voz ou da forma que utiliza as palavras se for por mensagem. o mais importante é tentar ir direto ao e estabelecer pelo menos a forma de pagamento mesmo que seja dividida.

Abordagem interpessoal

Se você for cobrar um cliente mas protocolar você pode usar uma abordagem mais padrão e ser mais comercial. Isso facilita muito, porém não é a maioria dos casos que isso acontece e nem é a situação mais difícil.

Se for alguém mais próximo é interessante usar a abordagem interpessoal também, principalmente utilizando o valor e a forma de pagamento que ele pode utilizar. Isso esclarece a mensagem e torna a comunicação interpessoal mais simples.

Tente facilitar o pagamento

Outro ponto importante é tentar facilitar o pagamento para o seu cliente, especialmente, se for uma dívida com muito atraso. Existem muitas pessoas que não realizam os pagamentos por conta de problemas financeiros e acabam não conversando por medo ou mesmo por vergonha.

Ser um bom profissional é oferecer a melhor condição de pagamento que ele pode realizar no momento atual. Algumas maneiras que você pode oferecer são:

  • Redução de juros;
  • Parcelamento;
  • Desconto;
  • Formas diversificadas de recebimento.

Contudo, é interessante verificar o que é melhor para si também, principalmente para não ficar no prejuízo e ter que arcar com o pagamento.

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Meu nome é Bruno Reis, sou ex militar, formado em Marketing e sempre fui apaixonado por livros. Redator desde 2016, casado, amo viajar e sou o pai da Kira, minha cachorrinha e já escrevi o meu livro. Redator do IEF - Informação em Foco Contato: [email protected]

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