Acesse Nossas Redes Sociais

Educação

Universidade Católica de Brasília oferece curso gratuito de alfabetização para adultos, confira como se inscrever!

Publicado

em

As aulas serão ministradas em Santa Maria, Sol Nascente, Samambaia, Estrutural e em Taguatinga Norte. As inscrições encerram na terça-feira, dia 5 de abril.

Universidade-Catolica-de-Brasilia-oferece-curso-gratuito-de-alfabetizacao-para-adultos-confira-como-se-inscrever-1200x428

Universidade do DF oferece cursos gratuitos de alfabetização

A Universidade Católica de Brasília, Distrito Federal, está oferecendo cursos gratuitos no projeto Alfabetização Cidadã para pessoas acima de 18 anos, que não tiveram a oportunidade de aprender a ler e a escrever. As turmas terão início neste mês de abril.

As inscrições ficarão disponíveis até o dia 5 (terça-feira) e deverão ser feitas diretamente pelo telefone de cada alfabetizador da comunidade. As aulas serão ministradas nas regiões:

  • Santa Maria; 
  • Sol Nascente;
  • Samambaia;
  • Estrutural;
  • Taguatinga Norte, Assentamento 26 de Setembro.

Vale lembrar que os alfabetizadores são pedagogos que residem nas comunidades e cada turma terá cerca de 20 alunos.

O curso possui duração de 9 meses e as aulas ocorrem, pelo menos, três vezes por semana, tendo cada aula um total de 2 horas e meia de duração. 

A Universidade Católica de Brasília em parceria com os Rotary Clubes e Casas da Amizade subsidia a iniciativa com uma bolsa para os pedagogos responsáveis. O método utilizado é o método “Alfabetização Paulo Freire”.

A coordenadora do projeto e professora Vanildes Gonçalves, disse que os alunos são pessoas que já possuem vulnerabilidade social, carências de diversas instâncias e desamparo, tal qual não possuem apoio ou sequer incentivo para iniciar ou dar continuidade à vida acadêmica. 

Projeto Alfabetização Cidadã atende milhares de pessoas no DF 

O projeto Alfabetização Cidadã existe há cerca de 30 anos e atende milhares de pessoas no Distrito Federal, entre elas, a dona de Casa Maria Beatriz dos Reis, de 65 anos, que concedeu sua experiência em uma entrevista do G1. Dona Maria é moradora de Samambaia e não pôde estudar na infância, mas a realidade mudou em 2017, quando pôde participar das aulas do projeto Alfabetização Cidadã.

Dona Maria contou que uma vizinha foi convidá-la e, apesar de não ter interesse em primeiro momento, alegou que iria fazer algum dia e, posteriormente, realizou o curso por dois anos. 

Maria Beatriz diz se orgulhar ao dizer que lê notícias diariamente e livros, quando consegue. Sendo uma oportunidade maravilhosa e, segundo a dona de casa, as aulas foram capazes de mudar sua vida. A moradora disse que hoje em dia consegue pegar ônibus por saber ler para onde ele vai e contar dinheiro, ambas coisas que anteriormente não sabia e, que tal participação nas aulas mudou sua vida para melhor e não tem indícios de que quer parar o aprendizado.

Confira os endereços e telefones dos alfabetizadores do projeto Alfabetização Cidadã

As inscrições serão feitas até o dia 5 de abril através de contato com os alfabetizadores. 

Sol Nascente

  • Escola Classe JK;
  • Professor Marcelo Pedro Ferreira, contato: (61) 9993-8243.

Sol Nascente 

  • Casa das Irmãs Missionárias – Trecho 3;
  • Professora Maria Alzineide, contato: (61) 99214-4818.

Sol Nascente

  • Casa das Irmãs Missionárias – Trecho 3;
  • Professora Ana Rafaela, contato: (68) 99983-2401

Sol Nascente

  • Casa das Irmãs Missionárias – Trecho 3; 
  • Professora Marli Quermes, contato: (62) 99699-2841.

Estrutural

  • Paróquia Nossa Senhora do Encontro com Deus
  • Professora Vanicleia, contato: (61) 9267-7271.

Assentamento 26 de Setembro

  • Professora Iris Maria, contato: (61) 9253-5948.

Samambaia

  • Professora Onilia, contato: (61) 98624-4815.

Entre em contato com estes pedagogos para conseguir realizar a inscrição no projeto Alfabetização Cidadã. Mais informações serão dadas pelos respectivos professores das regiões citadas. 

O projeto é gratuito, logo não é preciso desembolsar quaisquer valores, como taxa de inscrição. A única exigência é atender aos critérios do projeto e, é claro, estar disposto ao aprendizado proporcionado.

Para mais informações sobre o artigo, e/ou achou algum erro de gramática/conteúdo desatualizado? Não hesite em entrar em contato nos comentários abaixo ou enviando um e-mail para: [email protected] - Estamos em constante desenvolvimento e atualização para trazer o melhor conteúdo para você! Siga-nos no Google News

Formada Técnica em Serviços Jurídicos e em Finanças pela ETEC. Estudante de Gestão Empresarial pela FATEC. Possui experiência como redatora, ghostwritter e consultoria jurídica. Apaixonada por livros e felinos. Contato: [email protected]

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS