Acesse Nossas Redes Sociais

Dicas

Aprenda como garantir sua independência financeira

Publicado

em

Conquiste sua independência financeira sem depositar demasiado esforço para atingir um determinado objetivo. Com essas dicas você será capaz de ter a sua independência financeira mais cedo do que imagina. Confira!

business-ga6c11d731_1280-e1645727271338-1024x768

Você já deve ter escutado por aí alguém dizendo que precisa ser “independente financeiramente” e, é claro, talvez você não tenha entendido de imediato, mas com certeza sabe que isso é uma fase e decisão importante a ser tomada. Pensando nisso, veja abaixo alguns detalhes importantes para você conseguir conquistar sua independência financeira.

O que significa a independência financeira

Quando falamos de independência financeira estamos nos referindo ao estado em que uma pessoa quer alcançar possuindo fontes de renda passiva suficientes para arcar com o padrão de vida. Em outras palavras, a independência financeira possibilita que a pessoa não precise trabalhar ativamente no mercado (emprego ou na própria empresa) para bancar as contas de casa e seu estilo de vida.

Por mais que seja dito frequentemente os benefícios da independência financeira e o desejo de conquistá-la, poucos colocam em prática como fazer isso de uma forma sadia e segura. 

Apesar de ser sonho de consumo de diversas pessoas, é preciso determinação para conquistar isso. E, caso você não tenha os benefícios dela, confira abaixo. 

Benefícios da independência financeira

Conheça alguns benefícios incríveis que somente a independência financeira proporciona a você:

  • Mais autonomia;

Ao conquistar a independência financeira, você conseguirá ter mais controle sobre sua própria vida, como: não ser necessário pedir permissão para fazer o que quer, não precisa dar satisfação sobre suas escolhas financeiras e não precisará recorrer à empréstimos para realizar seus sonhos.

  • Mais liberdade;

Terá liberdade para contar com uma variedade de ações e movimentos, podendo deter diversas possibilidades e espaços para agir. Com a independência financeira você terá liberdade para agir com o que quer que seja. 

  • Crescimento pessoal;

Significa ter de lidar com escolhas e tomar as rédeas da própria vida. Para ter a autonomia e conquistar o crescimento pessoal, é necessário estipular seu propósito, expandir sua capacidade de escolhas financeiramente saudáveis, buscar e adquirir informações e conhecimento sobre economia e finanças, assumir com responsabilidade cada ato próprio, principalmente aquelas que você não sabia que era capaz de ter. 

  • Vida mais tranquila e segura.

A independência financeira proporciona uma entrada de renda contínua, fixa e sem interrupções, o que proporciona tranquilidade e estabilidade a longo tempo. Tal benefício proporciona uma vida mais fácil e livre de situações inoportunas.

Esses são os benefícios incríveis que você deve conquistar ao aprender logo abaixo como garantir a sua independência financeira. 

Dicas para conquistar a independência financeira

Confira logo abaixo algumas dicas essenciais para você garantir sua estabilidade e independência financeira. 

  • Analise suas finanças;

Faça uma faxina máxima com suas finanças. Comece analisando o extrato dos últimos 5 meses para saber seus gastos, coloque em uma planilha tudo que você gasta. Inclua nessa análise todos os pagamentos: taxa de juros da fatura, do cartão de crédito, contas fixas e, aquelas contas variáveis, como lanches ou utilização de um motorista particular. 

  • Estabeleça um limite para viver e para poupar;

O indicado é que consiga viver com 70% da sua renda e cerca de 30% dela seja poupado, mas somente você e, caso não consiga, somente com um profissional qualificado de finanças conseguirá lhe ajudar a fazer esse processo de estabelecer limites e poupar o adequado para o seu estilo de vida. 

Além de ser importante você reservar ao menos 10% do seu pagamento, seja como autônomo ou trabalhador formal, você ainda consegue formar uma reserva financeira. 

  • Estabeleça metas;

Quanto deseja ter, conseguir e saber; são algumas coisas essenciais para você. Por isso, estabeleça metas de reserva financeira e investimentos.

  • Estude sobre economia e finanças;

Conhecer ao menos um pouco sobre finanças e economia facilitará toda a trajetória. Ao conhecer o básico desses assuntos você terá mais autonomia para entender o que está ocorrendo em diversos setores da economia e o que fazer com suas finanças pessoais. 

  • Tenha controle sobre seus gastos e seus ganhos.

Anote tudo que recebe e ganha para poder sempre ter controle de sua saúde financeira. Tenha determinação e foco para não perder o controle de tudo isso. 

Agora que você sabe o que deve fazer, basta colocar em prática e, em caso de dúvidas, consulte um profissional qualificado e de sua confiança para te ajudar nessa fase.

Para mais informações sobre o artigo, e/ou achou algum erro de gramática/conteúdo desatualizado? Não hesite em entrar em contato nos comentários abaixo ou enviando um e-mail para: [email protected] - Estamos em constante desenvolvimento e atualização para trazer o melhor conteúdo para você! Siga-nos no Google News

Formada Técnica em Serviços Jurídicos e em Finanças pela ETEC. Estudante de Gestão Empresarial pela FATEC. Possui experiência como redatora, ghostwritter e consultoria jurídica. Apaixonada por livros e felinos. Contato: [email protected]

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS