Acesse Nossas Redes Sociais

Dicas

4 dicas imperdíveis para organizar as finanças pessoais

Publicado

em

Uma parte importante de manter o orçamento em boa forma e se livrar das dívidas é organizar as finanças pessoais. Felizmente, organizar suas finanças não é tão difícil quanto parece. Depois de ter seu orçamento, sua papelada e suas contas em ordem, suas finanças pessoais serão mais fáceis de gerenciar e você não se verá fazendo malabarismos com pagamentos ou questionando se terá dinheiro suficiente para mantê-lo até o próximo dia de pagamento.

business-gf44dc2194_1280

Dicas imperdíveis para organizar as finanças pessoais. Fonte da imagem: Pixabay

Aprendendo como organizar as finanças pessoais

Veja abaixo alguns passos essenciais para organizar as finanças pessoais.

1.Configure um sistema de arquivamento para suas finanças pessoais

Quer você guarde seus recibos e contas em pastas ou os arquive eletronicamente em seu computador, o importante é que você mantenha toda a papelada relacionada às suas finanças pessoais em um local seguro.

Reúna seu cartão de crédito, telefone, serviços públicos, seguro, hipoteca, empréstimo de carro e outros pagamentos que você precisa fazer mensalmente ou anualmente e organize-os da maneira que funcionar para você – envelopes, pastas, planilhas, software de computador, aplicativos de telefone são ótimos métodos que funcionam.

Depois de organizar sua papelada, mantenha-os juntos em um local seguro, como um armário de arquivo, uma gaveta da mesa ou uma pasta na área de trabalho. Então, na hora de pagar suas contas, tudo o que você precisa estará bem na sua frente.

2.Defina suas prioridades

Outro aspecto essencial da organização de suas finanças diz respeito à definição das prioridades corretas. De um modo geral, uma hierarquia sensata se parece com isso.

Claro, você precisará personalizar essa lista (idealmente com a ajuda de um consultor) para se adequar à sua situação financeira. No entanto, é um bom ponto de partida, porque o ajudará a evitar erros financeiros devastadores.

Por exemplo, se você comprou um veículo de luxo, sem estabelecer um fundo de emergência, você se encontraria em uma situação muito ruim quando esse carro inevitavelmente quebrasse e exigisse um reparo de vários milhares de reais.

Nenhum conselheiro em sã consciência lhe diria para fazer algo assim. No entanto, eles podem sugerir a remoção agressiva de pagamentos de dívidas com juros baixos para baixo na lista se você atender a determinados critérios.

3.Revise seus planejamentos periodicamente

Organizar suas finanças não é uma coisa que se faça uma única vez. Você precisará revisar seu plano periodicamente. Durante essas sessões de check-in, você deve ser capaz de ver claramente se está acompanhando seu orçamento. Se você perceber que está escorregando, trate isso como um alerta e corrija o curso.

Se, por outro lado, você perceber que está fazendo um trabalho fantástico, não tenha medo de fazer uma pequena comemoração. Isso nem precisa custar dinheiro; você pode simplesmente dar a si mesmo um dia para relaxar de uma tarefa árdua ou outra obrigação.

Gosto de avaliar minhas finanças mensalmente. Não é um processo intensivo; apenas cerca de 20 minutos de verificação das transações do mês anterior para garantir que ainda estou no caminho certo.

No início de cada ano, farei um mergulho um pouco mais profundo em minhas finanças para garantir que comece com o pé direito. Quaisquer que sejam os intervalos que você decidir fazer sentido, cumpra-os! Defina um lembrete no calendário do seu telefone caso você esqueça.

4.Use estratégias eficientes de pagamento de dívidas

Eliminar dívidas é, sem dúvida, um dos aspectos mais complicados de organizar suas finanças – principalmente se você tiver vários empréstimos. Nesse cenário, é fácil ficar confuso sobre qual dívida você deve priorizar.

Felizmente, existem duas estratégias comprovadas que você pode usar para eliminar essa adivinhação. O primeiro é chamado de método bola de neve da dívida. Envolve fazer pagamentos mensais mínimos em todas as suas dívidas enquanto faz pagamentos adicionais agressivos para o empréstimo com o menor saldo. Depois de eliminar essa dívida, você passará para o próximo saldo mais alto e assim por diante.

A parte da “bola de neve” vem pelo fato de que o pagamento da sua dívida gradualmente se torna mais agressivo. Sempre que você termina de pagar uma dívida, seu pagamento mínimo é adicionado ao seu estoque para eliminar a próxima dívida e assim por diante.

O método da avalanche de dívida é semelhante, mas envolve priorizar empréstimos com taxas de juros mais altas em vez de saldos mais baixos. A abordagem de avalanche de dívidas porque significa pagar menos juros no longo prazo. No entanto, o método da bola de neve da dívida é ótimo para criar impulso, que é o que algumas pessoas precisam para se manter motivadas.

Verdade seja dita, qualquer um dos métodos é melhor do que pagar a dívida sem uma estratégia concreta, que muitas vezes leva ao fracasso e às desculpas. No entanto, fale com um consultor antes de decidir sobre qualquer método específico; como você aborda o pagamento da dívida pode fazer ou quebrar seu futuro financeiro.

Fonte/Créditos: RinkyDoFinance

Para mais informações sobre o artigo, e/ou achou algum erro de gramática/conteúdo desatualizado? Não hesite em entrar em contato nos comentários abaixo ou enviando um e-mail para: [email protected] - Estamos em constante desenvolvimento e atualização para trazer o melhor conteúdo para você! Siga-nos no Google News

Graduada e Mestre em História pela Unesp. Moro no interior do estado de São Paulo. Redatora web há 5 anos. Trabalhei para agências de conteúdo como Rock Content, Leads Conteúdo Web, Ideal Digital, Contenu e Pandartt e portais de notícias, como Diário Prime News, Tecnonotícias, SaúdeLab, Giro Econômico e Carros Híbridos. Faço parte da equipe de redação do IEF Informação em Foco, escrevendo sobre economia. Contato: [email protected]

Clique para comentar

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS