Governo
Câmara de Brumadinho abre processo de impeachment do prefeito
Prefeito é acusado por ex-vice-prefeito de beneficiar irmãos que dão expediente no funcionalismo municipal.
Região Metropolitana de Belo Horizonte acatou denúncia
A Câmara de Brumadinho abriu processo de impeachment do prefeito Nenen da Asa (PV) que está sendo acusado pelo ex-vice-prefeito de beneficiar irmãos que dão expediente no funcionalismo municipal. Apesar da acusação, o prefeito nega a acusação. Entretanto, os vereadores de Brumadinho, acataram quinta-feira(10) a denúncia que poderá resultar na cassação do mandato do prefeito Avimar Barcelos(PV) que é conhecido popularmente de Nenen da Asa. O prefeito é acusado de dar privilégios aos seus irmãos, funcionários públicos do município. A Câmara Municipal já instaurou uma Comissão Processante para apurar irregularidades.
Investigações em torno do prefeito devem durar até 90 dias
As investigações tem previsão de durar até 90 dias em torno de Nenen da Asa. A denúncia foi apresentada pelo ex-vice-prefeito Breno Carone (MDB). Na denúncia enviada aos parlamentares, o ex-vice afirma que o prefeito Nenen da Asa não respeitou o decoro inerente ao cargo e faltou com a dignidade do mesmo. De acordo com Carone, ocorreu desrespeito às leis da cidade e também, danos aos cofres públicos. Carone afirmou que o prefeito concedeu regime especial de trabalho e aumento de salário a uma de suas irmãs, professora da rede municipal de ensino. Sendo acusado de pagar horas extras a outra irmã, mesmo após redução de carga horária. Outro ‘fato’ citado e enviado à Câmara é que o irmão do prefeito de Brumadinho tem recebido cerca de 100 horas extras ao mês sem comprovar a execução das tarefas que foram delegadas Em trecho lido na Câmara, Carone diz que “Todos [os irmãos de Nenen] são servidores municipais e, a despeito da imprescindibilidade de serem tratados da mesma forma que os demais indivíduos situados nas mesmas condições fático-jurídicas, não se constatou o cumprimento de tal obrigatoriedade normativa, em razão, como dito, da postura do denunciado”. Mas, segundo a Prefeitura de Brumadinho, o próprio prefeito orientou que os vereadores aliados a ele acatassem a denúncia, já que considera-a sem embasamento legal e, por conta disso, sem chance de prosperar. A gestão municipal se manifestou dizendo que Carone menciona diversas inverdades sobre os três irmãos do Prefeito de Brumadinho, servidores públicos concursados desde a década de 1990, que exercem rotineira e legalmente as atividades junto às respectivas secretarias, no caso, de Saúde e Educação e que, sempre tiveram, assim como os outros servidores, os direitos trabalhistas respeitados por todas as gestões.
Política, reeleição e quase oponentes da última eleição
Breno Carone foi o vice-prefeito de Brumadinho de 2012 a 2016, quando a cidade tinha como prefeito Antônio Brandão(MDB). Eles venceram nas eleições Nenen, que tentava a reeleição. Entretanto, no ano retrasado, após o triunfo em 2016, o prefeito conseguiu o terceiro mandato. Carone, que seria o candidato do MDB nas urnas, renunciou poucos dias antes do pleito, em prol do falecimento de Brandão, que morreu ano passado. O prefeito de Brumadinho crê não somente em motivações políticas, mas que a denúncia é rasa e documentos estão disponíveis no Portal da Transparência. Mas, Breno Carone pediu à Câmara Municipal que encaminhe a acusação também ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). O mesmo alega estar recebendo novas denúncias que, mais tarde, serão entregues à Câmara de Vereadores, como dados que foram apagados do Portal da Transparência da Prefeitura, para investigação da Comissão Processante. Apesar da tranquilidade e certeza do prefeito da denúncia ser rasa, o ex-vice-prefeito garante novas provas e novas denúncias que serão entregues posteriormente às autoridades competentes para investigar o caso.
-
Concursos2 anos Atrás
Concurso REDA 2023 – Inscrições, Edital, Vagas
-
Concursos2 anos Atrás
Concurso Literário 2023 – Inscrições, Vagas
-
Dicas2 anos Atrás
2 Via Conta Embratel – Consulta, Emissão, Imprimir
-
Concursos2 anos Atrás
Concurso Copasa 2023 – Inscrições, Edital, Vagas
-
Concursos2 anos Atrás
Concurso Jornalista 2023 – Dicas, como se inscrever, editais
-
Dicas2 anos Atrás
2 Via Conta Enel 2023- Emissão, Solicitar, Imprimir
-
Concursos2 anos Atrás
Concurso Correios 2023 – Inscrições, Edital, Vagas
-
Dicas1 ano Atrás
2 Via Boleto Santander – Consulta, Emissão, Imprimir
-
Carreira3 anos Atrás
Vagas Abertas ICOMON 2022 – Trabalhe Conosco, Requisitos, Seleção
-
Concursos3 anos Atrás
Concurso Gari 2022 – Inscrições, Edital, Vagas
-
Eventos3 anos Atrás
Show da Gabriela Rocha 2022 – Ingressos, Datas, Locais
-
TV2 anos Atrás
Programa João Kléber Show – Inscrição, Quadros, Participe
-
Concursos2 anos Atrás
Concurso SEDUC 2023 – Inscrições, Edital, Vagas
-
Concursos3 anos Atrás
Concurso Prefeitura Salvador 2022 – Inscrições, Edital, Vagas
-
Cursos2 anos Atrás
Cursos Gratuitos Harvard 2023 – Inscrição, Vagas, Calendário
-
Eventos2 anos Atrás
Show do Soja 2023 – Ingressos, Datas, Locais
-
Concursos2 anos Atrás
Concurso para Professor 2023 – Inscrições, Edital, Vagas
-
Concursos2 anos Atrás
Se você deseja prestar Concurso para Bombeiro em 2023, esse artigo merece ser lido!
-
Carreira1 ano Atrás
Vagas Abertas Lavoisier 2024 – Trabalhe Conosco, Requisitos, Seleção
-
Concursos3 anos Atrás
Concurso UPA 2022 – Inscrições, Edital, Vagas