O pagamento instantâneo PIX, é usado cada vez mais pelos brasileiros e está como o segundo meio mais utilizado no Brasil. Mas ainda há dúvidas de como  agir em certas situações.  CONFIRA NA PRÓXIMA>>>>>>>>

O que se deve fazer ao realizar um PIX errado Segundo o Banco Central, só é possível cancelar a transação antes da confirmação do pagamento. Como o pagamento do PIX é em tempo real, após a confirmação a transação não poderá ser cancelada.

O indicado a se fazer em uma situação como essa é negociar com o recebedor a devolução do valor pago. Se possível identificar a pessoa que recebeu o valor por meio da chave PIX e entrar em contato.

No entanto, se for usada uma chave PIX aleatória fica um pouco mais difícil de identificar o recebedor, já que essa alternativa de chave aleatória foi criada para garantir mais privacidade ao usuário. Nessa situação é indicado buscar o banco em que a transferência foi realizada

O que se deve fazer ao receber um PIX errado De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a pessoa que receber um PIX por engano deve entrar em contato com o destinatário e devolver o valor.

Ferramentas usadas contra fraudes O Banco Central, em novembro do ano passado, promoveu duas novas ferramentas para evitar fraudes por meio da transferência do PIX. São as seguintes:

Bloqueio Essa medida possibilita que a instituição que detém a conta do usuário, ao perceber alguma suspeita de fraude, possa bloquear recursos da conta por até 72 horas.

Mecanismos de devolução do PIX Em casos de fraude o Mecanismo Especial de Devolução (MED) entra em cena, sendo identificadas pela instituição envolvida ou até mesmo quando o usuário faz um PIX e logo após perceber que foi vítima de um golpe.

O mecanismo não se aplica nos seguintes casos: Se caso o usuário fez um PIX por engano, digitando a chave errada; desacordos comerciais ou desfazer uma compra.