O momento de cobrar um cliente pode ser muito desgastante e pode terminar com o fim de muitas relações. Além disso, ninguém gosta de realizar essa atividade e por isso trouxemos algumas estratégias que você pode utilizar nesse momento tão difícil!

A realidade é que  ninguém gosta de fazer cobranças, contudo, em muitos momentos a gente precisa realizar essa tarefa tão difícil. Você pode querer cobrar clientes ou mesmo pessoas próximas que te devem há um certo tempo.

Com isso, talvez o maior desafio seja não desgastar a relação e não terminar o que vocês têm em comum por causa de dinheiro. Logo, Existe uma forma de você fazer essa cobrança sem ser grosso ou indelicado.

Como fazer uma cobrança? Aprender a cobrar um cliente ou uma pessoa próxima é uma questão de verificar quais são  os contextos que estão acontecendo.

Cobrar sempre com educação Não cobrar um cliente ou mesmo alguém que seja mais próximo à você pode trazer diversos problemas para sua vida. Essa hesitação e esse medo de perder essa relação pode criar novos conflitos internos e atrapalhar seus objetivos.

Abordagem interpessoal Se você for cobrar um cliente mas protocolar você pode usar uma abordagem mais padrão e ser mais comercial. Isso facilita muito, porém não é a maioria dos casos que isso acontece e nem é a situação mais difícil.

Tente facilitar o pagamento Outro ponto importante é tentar facilitar o pagamento para o seu cliente, especialmente, se for uma dívida com muito atraso. Existem muitas pessoas que não realizam os pagamentos por conta de problemas financeiros e acabam não conversando por medo ou mesmo por vergonha.

Tente facilitar o pagamento Outro ponto importante é tentar facilitar o pagamento para o seu cliente, especialmente, se for uma dívida com muito atraso. Existem muitas pessoas que não realizam os pagamentos por conta de problemas financeiros e acabam não conversando por medo ou mesmo por vergonha.

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