Sem vacina eficiente, casos de dengue aumentam 35%

LEIA MAIS >>

É desenvolvido pelo Instituto Butantan vacina contra a arbovirose há mais de 10 anos. Atualmente, apenas uma vacina está aprovada no Brasil, mas com restrição de uso.

A Dengue é uma doença infecciosa que atinge milhares de brasileiros, caso que preocupa autoridades de saúde pública. De acordo com o Ministério da Saúde, nos primeiros dois meses de 2022, os casos de dengue aumentaram em 35,4% 

Embora tenha pesquisas há décadas, não se tem uma vacina eficiente para a dengue, assim como vimos para a Covid-19. No Brasil há somente um imunizante disponível, mas apenas no mercado privado e com restrições para o seu uso.

Desde o ano passado, outra vacina aguarda a aprovação da Anvisa, além disso, o Instituto Butantan, juntamente com parceria internacional, está desenvolvendo um imunizante do tipo, há mais de 10 anos.

A única vacina contra a dengue disponível atualmente no Brasil é a Dengvaxia, que é fabricada pelo laboratório francês Sanofi Pasteur. Esse imunizante é  vendido somente em redes privadas na maior parte do Brasil e não é disponível no Programa Nacional de Imunização.

O único estado do Brasil que chegou a disponibilizar o imunizante da Sanofi foi o Paraná. Em 30 cidades do estado ocorreu a campanha contra a dengue, que foi no período de agosto de 2016 a setembro de 2017

LEIA O ARTIGO COMPLETO EM: