Se você já está ansioso por algum concurso público ou já está se preparando para um, então confira essas dicas cruciais para você conseguir passar no exame dos seus sonhos!

Não é mistério para ninguém que qualquer prova deixa diversos estudantes nervosos e ansiosos além do esperado, mas não é atoa. Além de ser imprevisível as  questões por mais que dicas que tenha sobre as disciplinas que serão abordadas, ainda há fatores como estresse, rotina de estudos, como foi o foco e até mesmo uma questão de “e se der branco” ou “se eu não conseguir”.

Os concurseiros de plantão sempre ficam atentos às últimas notícias e de olho no edital aguardado para ser um dos primeiros a se inscrever, por ser muito concorrido e ter número limitado de vagas, a disputa, por vezes, é muito mais do que acirrada. E, por isso, gera ansiedade aos concurseiros.

Diferente do concurso público, o ENEM e os Vestibulares, como Fuvest e de outras faculdades, são voltados para a seleção de estudantes por meio da avaliação de provas. Ou seja, ao “atingir” determinado critério de pontuação, os estudantes conseguem ingressar na faculdade, seja por bolsa integral ou parcial, em uma universidade pública ou privada e há programas de financiamento e de bolsa estudantil, como o ProUni e o Sisu.

Não adianta você ler diversos livros, ouvir diversos podcasts e ver diversos vídeos sobre a Segunda Guerra ou a Constituição Federal se não souber como é que você, de fato, aprende e absorve o conteúdo. É praticamente impossível. Por isso, a primeira dica é conhecer a si mesmo

O primeiro passo diz respeito ao que está presente no edital e regras do respectivo exame que você quer concorrer, leia por completo o conteúdo e anote apenas os itens que diz respeito a você e vale a pena não esquecer, como documentos obrigatórios, forma de pontuação, prazo de divulgação e o conteúdo programático.

Não adianta estudar 18 horas por dia e descansar pouco, afinal dormir, se alimentar e se divertir adequadamente proporciona benefícios aos seus estudos e a você mesmo. Por isso, não negligencie de forma alguma os outros aspectos da sua vida que não envolvem o estudo.

Faça anotações ao longo da semana sobre cada conteúdo de forma resumida, como um mapa mental para localizar-se dentro do assunto. Conte com aplicativos de redação e também de questões para ver se está “indo bem” com o que está aprendendo sozinho e, por último, em alguns exames é permitido levar algum alimento.

Aliás, vale lembrar, se você não passou de primeira, passará na próxima. Vale a pena a tentativa quantas vezes for necessário por seu sonho, basta seguir essas dicas e você já vai se sobressair.