A partir desta sexta-feira (08), os trabalhadores já podem consultar se têm direito ao saque de até    R$1 mil  reais do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). As consultas podem ser realizadas por meio do site, por uma nova atualização do aplicativo FGTS e nas agências da Caixa Econômica Federal.

Consultando pelo site do FGTS é possível saber – se tem direito ao Saque Extraordinário do FGTS; – verificar a data em que o valor será debitado na conta.

Já pelo aplicativo FGTS é possível – consultar o valor que será creditado; – consultar a data em que o crédito será debitado; – informar que não quer receber o valor do FGTS; – fazer a solicitação do retorno do valor creditado para a conta FGTS; – realizar alguma alteração cadastral para criação de Conta Poupança Social Digital.

O dinheiro das contas do fundo de garantia, que é um direito do trabalhador com carteira assinada, só pode ser sacado em certas situações, como demissão sem justa causa, em uma compra da casa própria ou quando o trabalhador for se aposentar. Entretanto, no mês passado o governo publicou a Medida Provisória que  libera o saque do valor.

Como pedir o saque Não é necessário fazer a solicitação. O dinheiro será disponibilizado automaticamente na conta do trabalhador na Caixa Tem. Caso o beneficiário não tenha uma conta no App Caixa Tem, a Caixa Econômica Federal vai abrir uma conta em nome do trabalhador automaticamente.

O saque não é obrigatório. É facultativo ao trabalhador. Caso não tenha interesse, pode indicar que não deseja receber o valor do FGTS, para que sua conta do FGTS não seja debitada. Assim, é necessário acessar o aplicativo FGTS ou se dirigir a uma das agências do banco para informar que não quer receber o crédito.

Com o crédito dos valores debitados na conta poupança social digital, será possível pagar boletos e contas, como também utilizar o cartão de débito virtual e QR code para fazer compras em supermercados, farmácias, padarias e outros estabelecimentos, usando o aplicativo.

VEJA NA MATÉRIA COMPLETA OS LINKS DO SITE ONDE VOCÊ CONSULTA O SALDO E DO LINK PARA BAIXAR O APLICATIVO DA CAIXA