COVID-19

Vacina contra a Covid-19 – São Paulo deve começar a vacinar as crianças ainda neste mês

Publicado

em

O primeiro lote de doses pediátricas da Pfizer já chegou ao Brasil e, de acordo com o prefeito Ricardo Nunes, a vacinação começa com 168 mil crianças de 11 anos.

Início vacinação em crianças Covid-19

Vacinação deve começar no dia 17 de janeiro

O estado de São Paulo ainda não divulgou uma data oficial sobre o início da vacinação das crianças, mas sabe-se que o primeiro lote de doses pediátricas da Pfizer já chegou ao Brasil na madrugada desta quinta-feira (13).

Entretanto, de acordo com o prefeito Ricardo Nunes (MDB), a vacinação será iniciada em crianças de 11 anos, o que estima um número de 168 mil crianças. Mesmo sem data oficial divulgada pela gestão de João Doria, o prefeito Ricardo Nunes afirmou que “se nós recebermos as vacinas, nós estaremos distribuindo no sábado e aí teremos início da vacinação das crianças na segunda-feira. Iniciaremos [vacinação] com as crianças de 11 anos”.

A previsão, entretanto, não informa a quantidade de doses que irá receber. Mas, o prefeito acredita que será o suficiente para vacinar esse primeiro grupo escolhido.

A vacinação será feita por escala de idade

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, a imunização na capital será escalada por idade, em ordem decrescente, assim como foi feito com os adultos.

A gestão aguarda o cronograma de envio dos lotes para poder definir o calendário vacinal. Mas, a capital optou por não seguir a proposta do estado, que divulgou nesta quarta-feira(12), que a vacina deveria ser aplicada inicialmente em crianças com comorbidades, além de indígenas e quilombolas.

A gestão estadual sugeriu também que a aplicação seja feita nas escolas, entretanto, o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, descartou a possibilidade.

A imunização das crianças será feita em salas separadas nos postos de saúde da cidade.

1° lote da vacina da Pfizer chega ao Brasil

O primeiro lote da vacina da Pfizer contra a Covid-19 para crianças chegou ao Brasil nesta madrugada. A remessa com 1,248 milhão de doses desembarcou no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, e foi encaminhada para o Centro de Distribuição do Ministério da Saúde, em Guarulhos, na Grande São Paulo.

Vale lembrar que a imunização deste primeiro grupo foi autorizada pela Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) em dezembro do ano passado.

Pré-cadastro para a vacinação de crianças já está disponível

Na quarta-feira(12),o governo de São Paulo anunciou a abertura do pré-cadastro para dar início à imunização de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19.

Os pais e os responsáveis devem acessar o site do governo paulista para inserir os dados da criança e, desta forma, agilizar o atendimento nos postos de saúde do estado.

De acordo com o governador João Doria (PSDB), o pré-cadastro agiliza o atendimento na hora da vacinação. Nós já imprimimos 4,5 milhões e já distribuímos da carteirinha de vacinação para crianças, devidamente caracterizada para essa finalizada, compramos também 4,5 milhões de seringas e agulhas especialmente para essa vacinação das crianças, e preparamos toda a logística. Treinamos aqueles que farão a imunização em 5,2 mil pontos de vacinação, além de 268 escolas públicas estaduais que já estão preparadas para essa vacinação de crianças de 5 a 11 anos”.

A vacinação deste grupo visa a prevenção das crianças, mas é preferível que as recomendações sanitárias sejam seguidas para garantir maior segurança em relação ao vírus.

A carteirinha já foi divulgada pelo estado, possuindo o topo amarelo e a hashtag de “VacinaJá” é similar a carteirinha utilizada para a vacinação de adultos e adolescentes no estado.

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS

Sair da versão mobile