COVID-19

Uso Pfizer – Anvisa autoriza o uso da vacina em crianças

Publicado

em

A decisão divulgada nesta quinta-feira (16), informa que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou o uso da vacina Pfizer para crianças da faixa etária de 5 a 11 anos no país. A decisão foi divulgada após uma avaliação técnica do pedido que foi submetido pela farmacêutica no mês de novembro, por volta do dia 12.

Vacina Pfizer aprovada em crianças

A dosagem da vacina para essa faixa etária sofrerá um ajuste e será menor, sendo um terço do que a utilizada para maiores de 12 anos. De acordo com a Anvisa, a proposta é ter frascos diferentes, sendo assim, uma dosagem específica para cada grupo. Logo, de acordo com a Pfizer, os frascos se diferenciam pela cor, sendo roxo para adultos e adolescentes e laranja para crianças.
Segundo informou a Pfizer:
“A redução na dosagem para a faixa de 5 a 11 anos se respaldou nos estudos de Fase 1 e 2, que mostraram que essa dosagem (10 microgramas) foi o suficiente para gerar altos títulos de anticorpos com perfil de segurança bastante favorável para a população pediátrica”.
Gustavo Mendes, o diretor-geral de Medicamentos da agência, afirmou que as evidências científicas disponíveis apontam que a vacina administrada no esquema de duas doses para crianças na faixa etária de 5 a 11 anos pode ser eficaz na prevenção de doenças graves e de óbitos, na reunião pública transmitida ao vivo pela Anvisa.

Mortes por Covid

Renato Kfouri, infectologista, representante da Sociedade Brasileira de Imunizações e que participou da avaliação da Pfizer junto à Anvisa, lembrou que a pandemia da covid 19 matou mais crianças do que somadas muitas doenças.
Segundo ele:
“A gente fala que só 0,4% das mortes ocorrem nos menores de 20 anos, mas 0,4% de 600 mil mortes são mais de 2.500 crianças e adolescentes que perderam a vida para a Covid. Em dois anos, esse total de mortes é maior do que todo o calendário infantil. Se somarmos todas as mortes por coqueluche, diarréia, sarampo, gripe, meningite, elas não somam 1.500 por ano. A Covid-19 é uma doença prevenível por vacina que mais mata nossas crianças”.
E ainda alertando sobre a importância da vacinação:
“Claro, desde que as vacinas sejam seguras, com o mesmo critério e rigor que licenciamos para os adultos. Cumprindo esses critérios, não há dúvidas que é importante vacinar essa faixa etária”.

O caminho percorrido para a aprovação

No início de novembro, dia 9, os especialistas da Anvisa e da Pfizer fizeram uma reunião para a de pré-submissão do pedido de indicação da vacina para crianças na faixa etária de 5 a 11 anos e nessa reunião, ocorreu a apresentação de dados técnicos antecedente ao envio formal para o pedido.
Assim, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária recebeu esse pedido no dia 12 do mês de novembro, dando início a análise técnica. Logo, dia 23, a Anvisa fez a solicitação para a Pfizer uma apresentação de dados para a avaliação do pedido feito. Essa solicitação foi atendida e entregue em dezembro, no dia 6. No dia 3 de dezembro a Anvisa fez uma reunião juntamente com um grupo de especialistas em imunologia e pediatria que acompanham a análise das vacinas. Logo, a autorização do uso da vacina da farmacêutica Pfizer em crianças com idade de 5 a 11 anos foi anunciada no dia 16 de dezembro de 2021. Após a finalização da análise que foi realizada pela equipe técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Lembrando que a vacina da Pfizer tem registro no Brasil desde fevereiro de 2021 para pessoas na faixa de 16 anos.

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS

Sair da versão mobile