COVID-19

Uso de máscara é liberado em ambientes abertos e meta para local fechado em Minas Gerais

Publicado

em

O Governador de Minas atrelou a nova regra ao avanço da vacinação e disse que há diretrizes para a dispensa da proteção em ambientes fechados. 

Fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos 

O Governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), anunciou neste sábado que o uso de máscara em espaços abertos do estado está desobrigado. De validade instantânea, a decisão pode ser estendida a locais fechados, desde que sediados em cidades onde cerca de 80% da população tenha recebido a 2ª dose da vacina contra a Covid-19 e tenha, pelo menos, 70% da população com a dose de reforço.

O governador chegou a publicar em sua rede social, Twitter, que segundo avanço da maior operação da história do estado, a partir de sábado, o uso de locais abertos não será mais obrigatório no estado e, cidades que tiverem 80% de vacinados com a 2ª dose e 70% com a dose de reforço, poderá ter a desobrigação em locais fechados. 

Na quinta-feira, o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, havia indicado que as máscaras, que eram regra desde março de 2020, não seriam mais obrigatórias a partir de sábado. 

As pessoas podem decidir ainda ficar com as máscaras, a desobrigação não é um estímulo 

Baccheretti afirmou que apesar da mudança na regra, continuará usando máscara. O secretário disse na Cidade Administrativa que a desobrigação do uso da máscara não é um estímulo a retirar a máscara, mas que os cidadãos podem entender, de forma individual e coletiva, qual é a melhor ação a ser tomada. Ele ainda citou sobre aqueles que possuíram sintomas gripais ou são mais vulneráveis, ou principalmente, aqueles que se sentem seguros com máscara, não devem se sentir constrangidos a retirar a máscara. O mesmo continuará utilizando a máscara e reforçou o quão a máscara é importante para combater a pandemia. 

Em BH o uso de máscaras já não era obrigatório na semana passada 

Em Belo Horizonte, vale lembrar, não era mais obrigatório o uso de máscaras em ambientes abertos desde a semana passada. O prefeito, Alexandre Kalil (PSD) chegou a dizer que por conta dos números em queda e, consequentemente, melhores, o comitê tomou a medida. O prefeito também afirmou que o comitê não serve para atrapalhar, causar desconforto sobre uso de máscaras, o fechamento do comércio e até mesmo o cancelamento ou adiamento do evento de carnaval, mas também de deixar determinadas coisas mais flexíveis. Entretanto, o prefeito chegou a afirmar que o uso da máscara tornou-se um hábito difícil de perder.

Covid-19 em Minas Gerais 

O prefeito Alexandre Kalil (PSD) fez um teste de Covid-19 e, diante do resultado negativo, agradeceu a ciência. Afinal, o prefeito contraiu a doença e fez o teste novamente para saber se estava melhor ou não, o resultado negativo deixou todos aliviados. O estado de Minas tem tido uma queda significativa no número de casos de internações graças ao avanço crescente na vacinação contra a Covid-19 no estado. Grande parte da população já está com a segunda dose e a de reforço, enquanto as crianças estão iniciando sua campanha. 

Vale lembrar que em fevereiro o estado já tinha alcançado cerca de 30% da população infantil e, tomou medidas mais cautelosas sobre a retomada das aulas, carnaval e demais eventos. 

É necessário ressaltar a importância da vacinação e o cumprimento das demais ações preventivas contra a Covid-19, como o uso de álcool em gel, evitar aglomerações e, na ausência de restrição de saúde, é preciso tomar as vacinas contra a Covid-19.

As máscaras não são obrigatórias, mas sim, optativas torna mais flexível as escolhas da população em locais abertos e fechados, aqueles que se sentem mais seguros com a máscara, entretanto, não devem sentir ou sofrer algum constrangimento por tal. 

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS

Sair da versão mobile