Economia

Safra no Brasil em 2022 será recorde, porém com maiores custos da história

Publicado

em

De acordo com as estimativas apresentadas pela CNA – Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária, em 2022 o Brasil deverá ter uma safra com recorde de grãos, visando a expectativa de uma produção de 289 milhões de toneladas, assim tendo a porcentagem de 14% a mais do que a safra do ano de 2021/22.

Entretanto, para o aumento da produtividade, haverá um custo por parte dos agricultores, que será também, recorde, contando com o custo mais alto da história, sendo assim, esses gastos irão impactar diretamente no lucro, devendo achata de maneira geral.
Durante o ano de 2021, houve um aumento de mais de 100% diretamente nos custos com fertilizantes e os defensivos para soja e milho, sendo assim, o produtor rural teve de se adaptar a esse quadro, que com tendência, deve se manter para o ano de 2022. Para a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária, deve se dar atenção para o desempenho da cultura brasileira, analisando as incertezas, pois podem influenciar o setor do agronegócio no próximo ano.

Expectativa do Agronegócio no PIB

Há uma expectativa com base no PIB – o Produto Interno Bruto do setor do agronegócio tenha um crescimento em ritmo desacelerado, podendo ficar no percentual de 3% a 5% abaixo do que foi apresentado no ano de 2021. Se realizar uma comparação ao ano de 2020, o Produto Interno Bruto do agronegócio deverá fechar com uma expansão de 9,37%

Expectativa de faturamento Agronegócio

Há uma expectativa de que o aumento da receita possa ocorrer em um ritmo menor se comparado aos anos anteriores, de acordo com a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária, para o Valor Bruto da Produção, que mede assim o faturamento na agricultura e na pecuária.
Esse valor deve ser na quantia de R$ 1,25 trilhão no ano de 2022, tendo uma crescente de 4,2% se comparado ao ano de 2021. Assim, as culturas que devem ter produções maiores são o café, milho e trigo, e deverá ter uma elevação nos preços de cana-de-açúcar, café e algodão. Porém, o arroz, a carne bovina e a soja devem sofrer quedas no VBP.

Movimentação das Exportações

Houve um recorde de exportações, o Brasil realizou a movimentação de U$$ 110,7 bilhões nas exportações, de janeiro a novembro, logo, superou o recorde anterior que foi registrado no ano de 2018, quando os valores registraram U$$ 101,2 bilhões. Realizando a comparação com 2020, houve o crescimento de 18,4%.
Dando essas exportações, os produtos com destaque foram a soja em grãos, carne bovina in natura, açúcar de cana em bruto, farelo de soja e carne de frango in natura, com os destinos para a China, União Europeia, Estados Unidos, Tailândia e Japão. Somando assim, 62% dos consumidores que adquiriram itens do Brasil.
A Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária indicou que fatores devem ser analisados para o ano de 2022, como o comportamento do vírus da covid 19, os gargalos do transporte marítimo, a oferta global de insumos, a pauta ambiental e o comércio internacional.

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS

Sair da versão mobile