COVID-19

Rodízio Municipal de SP – Profissionais de enfermagem estão liberados do rodízio de veículos até o final de fevereiro

Publicado

em

A liberação entra em vigor a partir de quarta-feira(19), após a cidade bater recorde de casos de Covid.

Rodízio Liberado para profissionais de Enfermagem

Cidade de São Paulo bate recorde de casos, superando pico de 2021

A Prefeitura de São Paulo liberou enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem do rodízio municipal de veículos. Os profissionais devem residir na Região Metropolitana. Tal medida entra em vigor nesta quarta-feira(19) e, inicialmente, vale até o final de fevereiro.

A liberação foi feita por conta da cidade de São Paulo ter batido o recorde de casos de Covid-19, superando o pico de 2021.

Os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem devem realizar o cadastro dos veículos no Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo, o Conselho irá encaminhar dados à CET para que os veículos recebam uma autorização especial.

Essa medida vale apenas para os residentes da Região Metropolitana de São Paulo que atuem nos serviços públicos de saúde municipal, estadual ou federal prestados no Município de São Paulo, necessário que seja comprovado o exercício dessa atividade profissional pelo Conselho. Para médicos e residentes de medicina, a isenção já existe e é válida por dois anos.

Casos Covid-19 voltaram a patamares altos na cidade de São Paulo

A cidade de São Paulo tem enfrentado novamente a explosão de casos de Covid-19 o que obrigou a Prefeitura de São Paulo ampliar o atendimento em 39 AMAs (Assistência Médica Ambulatorial) e autorizou a contratação de 700 médicos e profissionais de enfermagem.

A gestão do município também decidiu liberar os profissionais de enfermagem do rodízio municipal de veículos até o final de fevereiro. A medida é válida para médicos sem prazo limitado e para os médicos residentes é válida por dois anos.

As unidades começaram a operar 24h e outras até as 22h. No total, são 27 AMAs e UBS (Unidades Básicas de Saúde) integradas, cinco AMAs e sete UBSs.

A grande procura afetou a realização dos testes na capital, um exemplo disso é que no sábado(15), a gestão passou a destinar a testagem de Covid-19 e Influenza apenas para as pessoas consideradas do grupo de risco.

O diagnóstico para o público geral deve ser feito de forma clínica, ou seja, através da avaliação de sintomas pelos profissionais de saúde, sem realização do exame.

Mais de mil novas internações por Covid por dia na capital paulista

O estado de São Paulo retornou a registrar mais de mil novas internações por Covid-19 por dia pela primeira vez desde agosto do ano passado. De acordo com o indicador, a contabilização dos pacientes com suspeita ou confirmação da doença foi feita em leitos de enfermaria e UTI, tanto da rede pública quanto privada.

No sábado (15), a média diária de novas internações foi de 1.044. Na sexta(14), foi de 1.004.

Anteriormente, a última vez que o estado registrou valores acima de mil havia sido em agosto de 2021, com 1.002.

Profissionais afastados por Covid-19

A cidade registrou na primeira semana de janeiro (6) 269 profissionais da saúde na gestão municipal afastados por causa da Covid-19. Na quinta-feira(13), o número ainda aumentou para 1.403 afastamentos, o que apresenta um crescimento de 421,56%. No mesmo dia, a média móvel de novos casos de Covid-19 notificados superou o recorde de número registrado no pico da pandemia, em março de 2021, sendo 6.928 novos casos confirmados na cidade.

Anteriormente, o pico de novos casos ocorreu em Março com uma média de 6.801 registros. Os números foram calculados pela Prefeitura de São Paulo que seguem a base dos registros feitos nos sistemas E-SUS e Sivep-Gripe e os critérios de definição de casos do Ministério da Saúde.

Por conta da alta de casos, o rodízio visa facilitar a via de transporte dos profissionais e o município reforça o seguimento dos protocolos de segurança sanitária.

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS

Sair da versão mobile