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Reclamações no Procon por problemas no Cartão TOP sobe para 48% somente em janeiro

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Os usuários do transporte público intermunicipal disseram não conseguir liberar o cartão e nem conseguir atendimento.

Cartão Top Reclamações

Usuários do transporte público intermunicipal relatam problemas com Cartão TOP

As reclamações de usuários sobre o Cartão TOP no Procon aumentaram em 48% somente em janeiro de 2022 e em relação a dezembro do ano passado.

O governo de SP anunciou em novembro de 2021 que o Cartão BOM para transporte intermunicipal seria substituído aos poucos pelo TOP. Entretanto, desde o anúncio, diversos passageiros ainda não conseguiram ter acesso ao novo sistema.

Alguns relatos foram obtidos pelo g1, sendo de Rosilda Vieira que gasta R$ 20 por dia em passagens de ônibus para as duas filhas irem para a aula. Segundo o relato de Rosilda, o cartão TOP serviria para pagar esses deslocamentos pela região metropolitana, mas até o momento, o cartão nunca funcionou. A mesma relatou ter tentado atendimento, mas que não resolve e é pedido pelos atendentes que aguardem “cinco dias”, mesmo o prazo tendo expirado. Na segunda-feira, tentou validar os cartões no terminal, mas o saldo para bilhete escolar está zerado e há 10 créditos para o bilhete Senior (exclusivo para idosos).

Outro caso relatado é de Jéssica Cameran que reside em Embu das Artes e faz faculdade na capital que, há 20 dias tenta utilizar o passe livre escolar, mas não consegue. Após várias reclamações, abertura de chamados e conversas constantes com atendentes, a estudante conseguiu um crédito de R$ 58 enquanto não resolve o problema.

Os casos não são isolados. Jéssica não recebeu nenhum prazo, mas nas redes sociais do TOP, usuários comentam suas reclamações nos últimos dias que variam entre questionamentos sobre quem conseguiu o passe livre e reclamações sobre o “abrir um chamado e 5 dias úteis” para resolver o problema. Mesmo passando do prazo, é solicitado mais cinco dias para que possam resolver o problema.

Outro usuário ainda comentou que está há um mês sem poder utilizar o passe livre, “3º chamado, 2ª via de cartão e não conseguem resolver”.

TOP tem praticidade apenas para ser solicitado, mas não resolvido

O cartão TOP pode ser solicitado tanto pelo aplicativo quanto em alguma loja de departamento credenciada. O cartão poderá ser entregue em casa, com cobrança de taxa. Mas, também pode ser retirado nos postos de atendimento e terminais, sem custo nem agendamento. Mas, quem preferir marcar horário, precisa escolher um dos endereços da loja parceira

Apesar disso, o passageiro Wellington Simplicio, em Diadema, marcou horário para retirar o cartão, mas ainda sim, saiu da loja sem o cartão TOP.

Wellington disse que aproveitou o tempo que está de férias para resolver isso, mas que jogaram isso para uma data para frente e crê que já estará trabalhando, o que irá prejudicá-lo.

Em nota, a Autopass, disse que questões pontuais na troca do “BOM” para o “TOP” já foram corrigidas e, ainda, relatou que foram emitidos 13 mil cartões do tipo escolar.

Atendimento priorizado

As lojas credenciadas foram orientadas pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos para que todas as pessoas que chegarem com horário agendado sejam atendidas. A medida visa evitar o que Wellington Simplicio relatou ter passado.

Os estudantes são orientados pelo aplicativo e pelo site para entrar em contato caso o prazo não seja respeitado e estejam sendo prejudicados pela ausência do passe livre intermunicipal. Apesar da evidente demora, a empresa está atuando pela resolução imediata do problema para que todos os estudantes consigam ser atendidos em tempo hábil.

Fique atento aos canais de atendimento e processos da instituição para conseguir o passe livre.

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