Economia

Real está entre 40 moedas com pior desempenho

Publicado

em

O desempenho do real, a moeda brasileira está dentre as 40 moedas que mostraram o pior desempenho de acordo com o dólar dentre o decorrer do ano de 2021, análise feita, diz que o levantamento da moeda brasileira ocupa a 38ª posição, com consideração a variação da cotação até o dia 9 de dezembro do ano de 2021.

Assim, depois do dólar ter ultrapassado os R$ 5 no ano de 2020, o dólar ainda continuou na sua trajetória de valorização comparado ao real em 2021. Logo, de acordo com um levantamento realizado pela Austin Rating, apontou que, até o dia 9 de dezembro, a desvalorização do real já foi de 6,5% ao ano, sendo assim, dizendo que figura entre os 40 países com o pior desempenho comparado à moeda dos norte-americanos.

Posição do Brasil

O brasil se encontra na 38ª posição, logo, sendo assim, mostra que o desempenho do Brasil é pior do que os países pares emergentes, como a Índia, que se encontra na 58ª posição, com uma queda marcada de 3,2%, também do México na 42ª posição, com recuo de 5,4%, da Rússia ficando na 102ª posição, obtendo uma alta de 1,1% e a China que está na 107ª posição, avançando o percentual de 2,3%. Esse ranking levou em consideração os dados que foram fornecidos através dos bancos centrais de 119 países.

A Alta do Dólar

Analisa-se que a alta do dólar teve intensificação principalmente durante a pandemia e assim, elevando a incerteza pelo mercado internacional, fazendo com que os investidores retirassem os seus investimentos nos países – principalmente emergentes- que considerassem arriscados, assim como foi o caso do Brasil.  Além disso, um fator de peso para o cenário da valorização da moeda estrangeira frente o real é a baixa da taxa Selic, a taxa básica de juros da economia, entre o ano de 2019, 2020 e o início de 2021, essa baixa torna os rendimentos do investimento de renda fixa em títulos do tesouro bem menos atraentes e interessantes.
E pelos últimos meses que se passaram, um fator de importância para a elevação do dólar é referente a política fiscal adotada pelo atual governo, visando um desrespeito quanto ao teto de gastos permitido, também nota-se a falta do avanço em relação às reformas administrativas e tributárias, sendo um ponto essencial para os investidores, que assim, analisando a ausência, veem como um ponto negativo.

Países com melhor e pior desempenho

Assim, de acordo com a Austin Rating, os países que estão com os 10 piores desempenhos em comparação a moeda norte americana, são o Sudão, a Líbia, o Sudão do Sul, a Turquia, o Haiti, Mianmar, Afeganistão, Etiópia, Argentina e Chile.
E os países que contam com desempenhos elevados durante o ano de 2021 são as moedas de Seychelles, Zâmbia, Moçambique, Libéria, Angola, Geórgia, Armênia, Ucrânia, Israel e Papua-Nova Guiné.
E o Brasil estando no 38ª lugar de moeda que mais teve desvalorização, demonstrando um desempenho fraco quanto a comparação do dólar.

Dólar e Economia Brasileira

De acordo com o relatório divulgado e a posição do real, entendesse que o impacto da economia de maneira mundial afeta o Brasil, diversos pontos refletem o cenário vigente nos dias atuais. A valorização do dólar impacta diretamente a vida dos brasileiros.
A pandemia agravou a situação de muitos países, porém, o risco do descontrole fiscal no Brasil, elevou a cotação da moeda americana e assim, fez com que os investidores fossem atrás de maior segurança. Além do retardo com as reformas esperadas pelo mercado, pontos cruciais para o entendimento negativo por parte dos investidores.

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS

Sair da versão mobile