Últimas Notícias
Rainha Elizabeth II, da Inglaterra, diz querer que Camilla, esposa de Charles, receba título de rainha consorte
Rainha Elizabeth II manifestou desejo de que, quando seu filho, o príncipe Charles, se tornar Rei que sua esposa, Camilla, receba o título de rainha consorte.
A declaração da Rainha Elizabeth demonstra que esta tem muita consideração por Camilla, que se casou com o herdeiro, príncipe Charles, no ano de 2005, após o falecimento de Lady Di em um trágico acidente automobilístico na França.
Sua vontade foi expressa em uma mensagem destinada à nação no sábado (5) de que gostaria que Camilla fosse chamada de rainha consorte quando seu filho e herdeiro ao trono, Charles, se tornar Rei.
A monarca britânica, que conta com 95 anos de idade, divulgou seu desejo na véspera da celebração de seus 70 anos de reinado: “É meu desejo sincero que, quando chegar a hora, Camilla seja conhecida como rainha consorte, enquanto continua seu próprio serviço leal”.
Quando do casamento de Camilla e príncipe Charles, no ano de 2005, o comunicado da família real tinha sido no sentido de que a intenção do herdeiro ao trono era que Camilla mantivesse o título de princesa consorte.
Naquela época o comunicado foi visto como um reconhecimento de sensibilidade ao tema, pois o título de rainha era destinado para a Lady Di, primeira esposa de Charles, tendo o casal se divorciado no ano de 1996, em meio a vários boatos de traição mútua.
A declaração da rainha foi por escrito e esta ainda deixou claro que sabe que quando Charles se tornar o monarca, o povo britânico dará à sua esposa, Camilla, “o mesmo apoio que deu a mim”.
Até o presente momento, o que se cogitava é que a segunda esposa do príncipe Charles, de 73 anos, seria chamada apenas de “princesa consorte”. A declaração da Rainha Elizabeth II demonstra que tem ela tem grande consideração por Camilla, de 74 anos, que se casou com Charles no ano de 2005. Fica claro que o plano da Rainha para após sua morte, é que Camilla seja mais reconhecida pelo povo britânico.
Camilla era amante do príncipe Charles quando este estava casado com a princesa Diana, mas não era querida pelo povo. A duquesa da Cornualha viu sua aprovação crescer entre os britânicos após seus numerosos compromissos com a família real.
No mês de dezembro de 2021, a Rainha Elizabeth II nomeou Camilla como membro da antiga Ordem da Jarreteira, sendo a única esposa de seus filhos a recebe esta honra, o que resultou como um marco crescente de seu protagonismo dentro da monarquia.
Um porta-voz do casal (Camilla e Charles) informou que foi um momento de comoção e honra para ambos.
O jornal britânico Daily Mail, no domingo (6) fez elogios à futura “Rainha Camilla” e que a manifestação da rainha encerra vários anos de especulação.
Compromisso de serviço
A Rainha Elizabeth II divulgou uma nota pessoal bem às vésperas do aniversário de 70 anos de falecimento de seu pai, Rei George VI, que faleceu de câncer de pulmão, vindo Elizabeth a se tornar rainha aos 25 anos de idade. Como é de seu costume, a Rainha Elizabeth II permaneceu na residência de Sandringham nesta data.
Na mensagem, a rainha disse que “é um dia que, mesmo depois de 70 anos, ainda lembro tanto pela morte do meu pai quanto pelo início do meu reinado”. No domingo (6) ela se tornou a única monarca britânica a ter um reinado de 70 anos.
“Ao marcar este aniversário, tenho o prazer de renovar com vocês o compromisso que assumi em 1947, de que minha vida sempre será dedicada ao seu serviço”, assinalou a rainha. Ela pediu à nação para “aproveitar as celebrações” e refletir “sobre os acontecimentos positivos em nosso cotidiano que tão alegremente coincidiram com o meu reinado”.