COVID-19
Quase 50% das crianças de 5 a 11 anos estão vacinadas com a 1º dose da vacina em São Paulo
O Estado de SP registra 48% de crianças vacinadas com a 1º dose da vacina contra a Covid-19. Apesar de não atingir as expectativas do estado, é líder no ranking de vacinação no país.
Estado ocupa o topo da lista nacional, mas ainda está abaixo das expectativas para o governo paulista
A capital paulista registrou quase 63% do público infantil que já tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19. O estado de SP registrou no domingo(6) cerca de 48% das crianças de 5 a 11 anos vacinadas com a primeira dose da vacina contra a Covid-19.
E, mesmo o estado ocupando o topo do ranking de vacinação do país, estando a frente do Distrito Federal e do Rio Grande do Norte (1º e 2º colocados no quadro nacional), a meta de imunização do governo paulista ainda não foi atingida no estado.
A realização do ‘Dia C’ da vacinação, no sábado, não foi suficiente para conseguir atingir as expectativas, o objetivo da ação no final de semana era ultrapassar os 50% do público infantil vacinado, o que não aconteceu. Apesar disso, em todo o país apenas 20% das crianças de 5 a 11 anos já se vacinaram.
De acordo com o governo paulista, é preciso acelerar a imunização entre o público infantil após o reinício das aulas presenciais no estado e também a chegada de uma nova variante da cepa Ômicron no país. A nova variante chamada de BA-2, da ômicron, foi encontrada em exames realizados em Sorocaba e Guarulhos; segundo especialistas, é mais contagiosa que a ômicron comum.
Objetivo do governo paulista era aplicar cerca de 200 mil doses no ‘Dia C’
O ‘Dia C’ da vacinação tinha por objetivo aplicar ao menos 200 doses nas crianças de 5 a 11 anos, entretanto, a ação de imunização no sábado terminou com pelo menos 187 mil imunizantes aplicados. Através da iniciativa, São Paulo iria passar de 2 milhões de crianças vacinadas, mas ainda segue com 1,9 milhão.
As doses disponibilizadas são suficientes para todas as crianças no estado, porém a procura não tem sido como a esperada e, por isso, têm dificultado o governo cumprir a promessa de vacinar todas as crianças de 5 a 11 anos até a próxima quinta-feira(10).
As crianças de 5 anos e as imunossuprimidas de 5 a 11 anos devem receber apenas o imunizante da Pfizer, enquanto as demais podem ser vacinadas pela CoronaVac.
Governo de SP aguarda aprovação da Anvisa para o uso da CoronaVac para crianças a partir de 3 anos
O governo do estado de São Paulo aguarda a liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária(Anvisa) para usar a CoronaVac em crianças a partir de 3 anos. Segundo o secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn, há um entendimento que a CoronaVac é a mesma plataforma usada na vacina da gripe, sendo muito eficaz e segura, protege as crianças acima de 6 meses (da gripe).
No ano passado, em julho, o Instituto Butantan apresentou à Anvisa o primeiro pedido de liberação da CoronaVac para a faixa etária dos 3 aos 17 anos. Porém, após a avaliação, o pedido foi negado pela limitação de dados dos estudos apresentados à Agência. Já em dezembro, o Instituto reapresentou o pedido com novos dados coletados no estudo clínico conduzido com crianças no Chile.
A autorização ocorreu em 20 de janeiro para uso emergencial apenas para a faixa etária dos 6 aos 17 anos. Segundo a Anvisa, a avaliação sobre o uso em crianças menores de 6 anos poderá ocorrer no futuro, caso haja apresentação de dados adicionais pelo Instituto Butantan.