COVID-19

Prefeitura de SP disponibiliza testes rápido de Covid nas unidades básicas de Saúde

Publicado

em

Com o aumento de casos de gripe, a Prefeitura de São Paulo começa a fazer testes rápidos de Covid nas unidades de saúde. O aumento do número de casos de síndrome gripal tem trazido temor de surto na cidade. A rede privada da capital também aponta um crescimento da doença. A prefeitura de São Paulo começou a realizar nesta semana os testes rápidos para a Covid-19 nas unidades de saúde da capital em pacientes com sintomas de síndrome gripal.

Teste rápido covid prefeitura de São Paulo

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o município registra um aumento bem significativo de pessoas com sintomas de síndrome gripal.

As medidas adotadas tentam evitar um surto de gripe, como o que está sendo registrado no Rio de Janeiro nas últimas semanas. Os testes poderão ser feitos tanto nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) quanto nos AMAs e pronto-socorros.

Novembro e dezembro registram aumento de pacientes com síndrome gripal

No mês de novembro deste ano, a secretaria teve registro de mais de 55 mil e 700 atendimentos de pessoas com sintomas de síndrome gripal, entretanto, testaram negativo para Covid-19. Enquanto que em dezembro, até terça-feira (14), foram 46 mil casos de quadro respiratório sem relação com a Covid-19. A pasta destaca que não dá para afirmar que todos esses casos são de influenza, já que não foram feitos testes para essa doença. Por conta disso, as medidas adotadas são para prevenir um surto de síndrome gripal na cidade paulista.

Rede privada e número de pacientes

O número de pacientes com sintomas gripais também cresceu na rede privada da capital, a Rede D’or São Luiz afirma que houve um aumento de 50% na procura de pacientes que deram entrada no Hospital Vila Nova Star nas últimas duas semanas com sinais e sintomas de gripe. Enquanto que, na emergência do Hospital São Luiz do Itaim, localizado na Zona Sul de São Paulo, a procura de pessoas com quadro gripal teve um aumento de 30% nos primeiros 14 dias de dezembro na comparação com a média dos meses anteriores. O que demonstra um aumento significativo nos registros.

Cobertura vacinal em São Paulo contra a Influenza

No início de dezembro apenas 55,5% do público-alvo da campanha de vacinação contra a Influenza compareceu aos postos de vacinação neste ano de 2021 no estado de São Paulo. A meta da campanha estabelecida pelo Ministério da Saúde era de 90% de vacinados. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, cerca de 10,1 milhões de doses já foram aplicadas. O único grupo prioritário que atingiu a meta de cobertura foi o dos indígenas, que teve 100% da população vacinada. Outros grupos que atingiram a cobertura acima da média estadual, mas ainda abaixo da meta estabelecida,  é o caso de puérperas com 72,4%, crianças sendo 68,1%, idosos com 65,4%, trabalhadores da saúde sendo 64,9% e gestantes com 62,9%. Todos esses grupos estão acima da média estadual, mas abaixo da meta estabelecida.

Enquanto que, as pessoas com comorbidades atingiram apenas 44% de cobertura vacinal contra a gripe.

A campanha foi liberada para todos os públicos em 12 de julho, após o encerramento da campanha para grupos prioritários, a ampliação determina que toda população pode se vacinar, desde que tenha doses disponíveis na rede.

Por conta disso, o encerramento da campanha está longe de se encerrar, visto que é preciso evitar um surto de gripe na cidade. Por isso, procure um posto de vacinação para que possa tomar a vacina contra a gripe o mais breve possível.

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS

Sair da versão mobile