Últimas Notícias
Pesquisa aponta quais são os principais problemas na cidade de São Paulo de acordo com os paulistanos
A percepção de melhora da qualidade de vida na cidade paulista é baixa entre os paulistanos.
Baixa melhora da qualidade de vida na cidade de SP é perceptível pelos paulistanos
De acordo com o estudo da Rede Nossa SP, a violência, criminalidade, trânsito e barulho são as maiores reclamações dos paulistanos. E, pelo segundo ano consecutivo, é baixa a percepção dos paulistanos sobre a melhora na qualidade de vida na cidade de São Paulo.
A cidade irá completar 468 anos na segunda-feira(25), mas mesmo com a festividade e atividades gratuitas que se seguirão para celebrar o aniversário, a pesquisa que ouviu 800 pessoas em dezembro de 2021 aponta que apenas 8% dos entrevistados acham que a qualidade de vida na capital melhorou nos últimos 12 meses e outros 13% alega que ficou estável, o que apresenta um total de 21% dos que acreditam que algo melhorou.
O dado de 21 pontos percentuais é inferior ao indicador de 2009, o primeiro ano em que a pesquisa foi feita e chegava a 42% o número dos que achavam que a qualidade de vida na cidade de São Paulo tinha melhorado muito ou um pouco nos últimos 12 meses.
Levantamento aponta que a maioria dos residentes sairiam da cidade se pudesse
O levantamento ainda aponta que a maioria dos paulistanos sairiam da cidade se pudesse, sendo um total de 57% dos entrevistados. O desejo é ainda maior entre as famílias com rendimento superior a cinco salários mínimos que apresentam cerca de 72% e entre pessoas com idade entre 35 e 44 anos que são um total de 70%.
E ao menos mais de 69% dos entrevistados que desejam sair da cidade possuem curso superior e a maioria 67% residem na zona norte da capital.
O principal fator que impede essas pessoas saírem da cidade são as oportunidades (19%) e as chances no mercado de trabalho (13%) que a cidade de São Paulo proporciona. Entre outros motivos, estão as atividades de entretenimento e lazer que representam 12% das respostas e a diversidade de serviços à disposição dos moradores (9%).
Outros fatores importantes para viver em São Paulo, de acordo com os entrevistados, é a gastronomia com 7%, e conta com a diversidade noturna e bares.
Entre os principais problemas da cidade envolve violência e criminalidade
Os entrevistados ainda responderam sobre os principais problemas na cidade de São Paulo, sendo apontado a violência como principal ponto negativo da cidade, sendo um total de 33% dos moradores que acreditam que seja o principal problema da cidade.
Logo, está a criminalidade com 17% e o trânsito com 14%. Mas, quando se fala sobre os problemas específicos de bairros, há outros fatores problemáticos além da criminalidade e violência que predominam entre as principais reclamações dos moradores, segue o barulho de festas. Sendo um problema frequente enfrentado pelos moradores.
Mesmo com pontos negativos, há mais coisas boas em relação a São Paulo para os paulistanos
No resultado final da pesquisa feita pela Rede Nossa SP, os estudiosos conseguiram identificar através do levantamento que os paulistanos possuem mais sentimentos positivos em relação a cidade do que negativos. Por conta disso, as palavras como esperança e gratidão estão como sentimentos mais citados pelos entrevistados da pesquisa, mas também outro sentimento que tem sido muito citado é o de decepção.
A pesquisa realizada pela Rede Nossa SP ouviu cerca de 800 pessoas, contando com entrevistas online e presenciais, entre 4 e 28 de dezembro de 2021 e possui 95% de confiabilidade, de acordo com a Rede Nossa SP.