ENEM
Participantes que irão prestar o Enem 2022 já podem pedir isenção da taxa de inscrição a partir desta segunda-feira (4)
A partir de hoje, 4 de abril, os participantes do Exame já podem solicitar a taxa de isenção, como também justificar ausência na edição de 2021. O resultado das solicitações serão divulgados no dia 22 de abril.
Os que desejam participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022 já podem estar solicitando a isenção da taxa de inscrição ou realizando a justificativa de ausência da prova de 2021. O pedido de isenção ou a justificativa pode ser realizado na página do participante até as 23h59 do dia 15 de abril.
Quem pode pedir a isenção no Enem 2022:
- os estudantes que irão concluir o ensino médio em 2022 em escolas públicas, independente da modalidade de ensino;
- que tenha cursado todo o ensino médio em escola de rede pública ou com bolsa integral em escolas particulares;
- que tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio R$1.820;
- participantes que declararem situação de vulnerabilidade socioeconômica, sendo membro de família de baixa renda e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, esses terão que informar em sua solicitação, o número de Identificação Social (NIS) único e válido;
- Os alunos que conseguiram a solicitação de isenção do Enem de 2021 e não puderam comparecer no dia do exame, é necessário justificar o motivo da ausência
A o prazo estabelecido também é válido para os participantes que precisam justificar a ausência na prova de 2021. Essa justificativa é necessária para quem deseja ter direito à isenção da taxa de inscrição do Enem 2022. O resultado do pedido de isenção e da justificativa de ausência será liberado no dia 22 de abril. Os candidatos que tiveram o pedido recusado pelo Inep, podem estar solicitando o recurso do dia 25 a 29 de abril pelo mesmo site.
Os pedidos de isenção do Enem de 2022 estão sendo adiantados em comparação ao do ano de 2021, que ocorreram entre 17 e 18 de maio. No ano passado, candidatos relataram alguns problemas, como o desaparecimento da solicitação no sistema.
Muitos candidatos que faltaram no exame de 2021 por medo da Covid, não conseguiram ser beneficiados com a isenção da taxa de 2021 e só puderam realizar a prova sem o pagamento da taxa após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de abrir novamente as inscrições para o exame. Para esses participantes a prova foi aplicada em janeiro de 2022.
Como fazer a justificativa
Para realizar a justificativa da ausência no Enem de 2021 ou fazer o pedido de isenção da taxa de inscrição para o Enem de 2022, o participante precisa acessar a página do participante, logo após, clicar em justificativa de ausência/isenção, informar o CPF e a data de nascimento. As informações pessoais fornecidas devem ser as mesmas disponíveis na Receita Federal. O participante deve se atentar para o preenchimento correto do questionário socioeconômico que contém 25 questões para serem respondidas, que é fornecido no momento da solicitação. Esse questionário deve ser respondido corretamente pelo candidato, sem omitir informações.
Cronograma de solicitações do Enem
- Solicitação de isenção ou a Justificativa: 4 a 15 de abril
- Resultado das solicitações: 22 de abril
- Recurso para solicitação negada: 25 a 29 de abril
- Resultado do recurso: 6 de maio
Assim sendo, é importante que os alunos se atentem às datas limites de solicitação para obter o benefício. O valor que os alunos tiveram que pagar para realizar a prova de 2021 foi de R$85. Logo, para realizar a prova não basta fazer o pedido de isenção da taxa, mas também fazer a inscrição do enem, que geralmente acontece no mês de maio.