COVID-19

Onda de gripe em São Paulo aumenta riscos de casos de Influenza se misturem com os de Covid-19

Publicado

em

No verão da gripe e ômicron, as internações por problemas respiratórios em São Paulo aumentam e começa a preocupar autoridades

Novos Casos de Gripe Misturados com Covid

O surto de gripe eleva riscos de mistura de casos e UPA’s lotadas no Natal

O surto de gripe está elevando os riscos de que casos de Influenza se misturem com os de Covid-19. As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estavam lotadas até no Natal, a causa da lotação é a onda de gripe presente na cidade de São Paulo, o principal risco é de que os casos de influenza se misturem com os de Covid.

A alta procura por unidades de saúde reflete em um aumento de internações. A Grande São Paulo registrou 344 internações por suspeita de Covid, um número de 95% maior do que as 176 ocorridas em 1º de dezembro. A quantidade de internados também é a maior desde o dia 6 de outubro.

Especialistas alertam que é fundamental identificar os casos de Influenza dos de Covid através de testagem

Os especialistas alertam que é fundamental saber quanto disso é Covid-19 e quanto é a Influenza. De acordo com o infectologista e pediatra Marco Aurélio Sáfadi, é necessário investir em testagem diante deste cenário atual.

“A testagem é o único instrumento nesse momento que vai permitir dizer o que é a infecção pelo vírus Influenza, que é o H3N2, e o que é a infecção por Covid-19. A gente não pode se esquecer que especificamente para o vírus da Influenza há uma intervenção medicamentosa que, se iniciada precocemente, abrevia a duração da doença, minimiza complicações e tem sua indicação para grupos de risco específicos”, afirma.

Além do teste indicado, é necessário ampliar o máximo possível a cobertura vacinal contra as duas doenças e manter os protocolos para evitar a contaminação de Covid-19 e gripe.

“Importante destacar que, de forma geral, os grupos de risco [das duas doenças] são bastante parecidos, com exceção talvez as crianças, que representam também um fator de risco importante com relação ao vírus Influenza. E a última mensagem importante é que os mecanismos que nos protegem da transmissão são idênticos. Se você usar máscara naqueles locais onde há risco de transmissão, evitar aglomerações e manter uma boa higiene das mãos, você está se protegendo não só da Covid-19, mas também do Influenza”, completa Sáfadi.

Natal repleto de lotação nas Unidades de Pronto Atendimento e vacinação na capital suspensa

No Natal (25), a vacinação na capital de São Paulo foi suspensa, e as Unidades Básicas de Saúde ficaram de portas fechadas. As UBSs retornam ao funcionamento de suas atividades nesta segunda-feira(27).

Para aqueles que querem ter a vacinação em dia, é necessário ir à Unidade Básica de Saúde com a carteirinha e colocar em dia as vacinas pendentes.

Entretanto, no domingo (26), houve duas alternativas para aqueles que queriam colocar as vacinas em dia. Houve duas farmácias na Avenida Paulista que estavam abertas para aplicar vacinas contra a Covid-19 e a gripe. Outros endereços, como o Parque Buenos Aires, no Centro, nos Parques Guarapiranga e Independência, na Zona Sul; no Parque do Carmo, na Zona Leste; no Parque Villa-Lobos, na Zona Oeste; e no Parque da Juventude, na Zona Norte.

Prefeitura informa aumento de 64% no atendimento de pessoas com síndrome gripal

A Prefeitura de São Paulo informou que aumentou o registro de atendimento de casos de pessoas com síndrome gripal em 64% em dezembro. O Hospital Albert Einstein registrou do dia 1º ao dia 22 de dezembro, cerca de 246 casos de Covid. Neste período, foram diagnosticados 1.472 casos de influenza do tipo A. Sendo quase seis vezes mais do que no período anterior.

Deixe um comentário Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MAIS PROCURADOS

Sair da versão mobile