Economia
Ministro da Economia tem seu trabalho reprovado por quase um terço dos brasileiros
Ser ministro da economia não é fácil, entretanto, apesar de alguns trabalhos já feitos como ministro. Guedes é reprovado por um terço dos brasileiros.
A percepção é de que a atuação do atual ministro é ‘ruim’ ou ‘péssimo’. Saltou 9 pontos percentuais desde fevereiro, apontou a pesquisa do PoderData.
Entenda a rejeição dos brasileiros sobre o trabalho do Ministro da Economia, Paulo Guedes
De acordo com a pesquisa realizada pelo PoderData, a atuação do Ministro da Economia, Paulo Guedes, à frente do Ministério da Economia é avaliada como ‘ruim’ ou ‘péssima’ por cerca de 35% dos brasileiros que o conhecem. O número é de 9 pontos percentuais superior à avaliação do ministro no levantamento anterior.
A pesquisa ainda mostra que a maior rejeição foi guiada pelos que avaliavam a atuação do ministro como ‘regular’, percepção que desabou de 41% para 31% desde fevereiro deste ano.
As ações do ministro são avaliadas como ‘boas’ ou ‘ótimas’ por cerca de 25% dos entrevistados, ante 28% do levantamento anterior. A alteração corresponde a uma pequena oscilação dentro da margem de erro de 2 pontos percentuais do levantamento. A pesquisa do PoderData ouviu por telefone cerca de 2.500 brasileiros em 469 municípios das 27 unidades da Federação entre os dias 11 e 13 de outubro.
A queda da popularidade do ministro da Economia ocorre por conta da inflação que supera os dois dígitos em 12 meses, o desemprego atinge mais de 14 milhões e, para completar, houve a revelação de que o economista lucrou com uma empresa nas Ilhas Virgens Britânicas, conhecida como um paraíso fiscal.
Guedes evita responder às perguntas sobre a empresa em um paraíso fiscal e afirma não ter feito nada errado
Não obstante em um momento crítico como este em que a inflação, desemprego e as revelações estão pesando em sua popularidade com o povo brasileiro. O ministro da Economia ainda evitou responder às perguntas sobre a offshore e o escândalo de paraíso fiscal em que está envolvido.
Por conta disso, acredita-se que sua popularidade irá cair mais ainda, visto que, não são boas notícias esconder nenhuma informação que se julga ser honesta.
O ministro esteve em Washington, nos Estados Unidos, participando da reunião anual do Fundo Monetário Internacional, conhecido como FMI. A viagem ocorreu por meio das pressões de parlamentares por explicações sobre a offshore em nome do economista nas Ilhas Virgens Britânicas, um paraíso fiscal.
A entrevista ocorreu na capital norte-americana, na terça-feira (12). O ministro alegou a alta da inflação no Brasil e falou sobre a empresa no exterior. E, mais uma vez, Guedes disse que não fez nada de errado, que a empresa é legal, foi informada ao Comitê de Ética da Presidência da República, declarada na Receita Federal e registrada também no Banco Central.
A popularidade do Ministro da Economia foi reprovada por conta dos fatores desfavoráveis recentemente
Portanto, é possível afirmar que a popularidade do Ministro da Economia caiu por conta dos fatores já citados. Com isso, esperamos apenas os esclarecimentos cabíveis sobre a offshore e a queda do desemprego.