Economia
Microempreendedor Individual MEI negativado pode pedir um empréstimo?
Com aumento de 8,4% do número de MEIs registrados no Brasil, muitas dúvidas surgem, principalmente sobre os empréstimos para negativados. Logo, com aumento de números de Microempreendedores a oferta por esse tipo de serviço também aumentou, mesmo para scores baixos no Serasa. Então, se você é como a grande parte quer aprender como o Microempreendedor negativado pode pedir um empréstimo, continue lendo para entender.
Com isso, se tiver o CNPJ ativo, você tem a possibilidade maior de conseguir empréstimos em alguns bancos. Além disso, entenda como os bancos fazem essa avaliação e principalmente quais documentos você vai precisar para solicitar o empréstimo.
Finalizando, mostraremos sobre o prazo final de regularização do MEI, principalmente quais serão inscritos na Dívida Ativa da União.
Como funciona a avaliação dos bancos para conceder empréstimos?
Cada banco possui uma forma de avaliação de quem procura por um empréstimo, porém existem alguns pontos fundamentais que todos eles fazem.
logo, os bancos iniciam com uma consulta aos principais órgãos de proteção ao crédito, principalmente para verificar a situação, alguns exemplos são:
- SPC;
- Boa Vista:
- Serasa.
Quando o seu score tiver baixa pontuação nesses órgãos de proteção, ou tiver pendência no CPF também. As possibilidades de conseguir um empréstimo podem diminuir bastante, porém você ainda consegue um empréstimo mesmo assim.
Se você possuir o CNPJ ativo é possível conseguir um valor de empréstimos em alguns bancos:
- BNDES;
- Caixa Econômica;
- Banco do Brasil.
Além disso, você precisa ter em mãos alguns documentos importantes como:
- Certificado MEI;
- Comprovante de pagamento(tem que estar com o MEI regularizado em dia);
- Comprovante de Residência;
- Comprovante de Renda;
- RG e CPF.
Logo, é interessante estar com todos os impostos e taxas pagas também, principalmente para aumentar a possibilidade de empréstimo. Contudo, vale lembrar que cada instituição bancária tem seus próprios protocolos e exigências específicas para conceder empréstimo.
Então, você pode aumentar suas chances com todas as suas pendências empresariais pagas. Além disso, foi prorrogado para o dia 30 de setembro a data limite de regularização, sem ter o débito inscrito na Dívida Ativa da União.
Logo, os contribuintes que possuam débitos pendentes desde 2016, que ainda não entraram em negociação.
Os que possuem dívidas desde 2017 e posteriores, ou que tenham parcelado em 2021, não terão os débitos inscritos na Dívida Ativa.
Contudo, é importante destacar que os que possuem débito desde 2016 perdem diversos benefícios, porém, não têm o seu CNPJ cancelado.
Com isso, quem precisa se apressar e regularizar a situação são:
- MEI com dívidas de 2016: Todos serão inscritos na Dívida Ativa da União, a partir do dia 30 de setembro.
- MEI com dívidas de 2016: Os que parcelarem suas dívidas antes do dia 30 de setembro, não terão seus débitos inscritos;
- MEI com dívidas de 2017 até agora: Nenhuma dívida será enviada.
Além disso, se quer aprender mais sobre o que tem direito, seus benefícios e principalmente oportunidades, continue com a gente.