Últimas Notícias
Informações sobre o vazamento de dados da Twitch
A Twitch, plataforma que pertence à Amazon, sofreu na quarta-feira (06) um vazamento de dados. As principais informações hackeadas vão desde o código-fonte da plataforma, quanto pelos materiais de segurança interno, ganho de streamers, como Gaules e Alanzoka. Ainda de acordo com os 125GB de materiais vazados, a Amazon Games estaria produzindo um concorrente do Steam, que recebeu até então um codinome de “Vapor”.
As informações foram divulgadas por um usuário anônimo do fórum 4chan, que intitulou o vazamento como “parte “, o que significa que poderá ter mais partes divulgadas futuramente.
O que diz a Twitch sobre o vazamento de dados
A Twitch publicou uma nota oficial no Twitter confirmando o ocorrido e afirma que trabalha internamente para entender a magnitude de tal ataque.
Dentro dos 125 GB divulgados inclui-se os dados pessoais de usuários da plataforma, as informações estão criptografadas, o que dificulta o seu uso por parte de criminosos. Porém, é recomendado que quem usa a plataforma tome algumas medidas de segurança, como mudar a senha e ativar a autenticação em duas etapas para evitar invasões na própria conta.
Até agora podemos afirmar que o hacker focou nos dados e informações da própria Twitch com o uso disponibilizado do SDK, que é um kit de desenvolvimento de software usado e criado por criadores de aplicativos para integrar a plataforma aos seus serviços.
O material de acesso restrito ao público foi revelado, como a Internet Games Database que reúne os dados relevantes de jogos para serem usados por jogadores e o CurseForge que é a plataforma para baixar mods de jogos.
Além desta desagradável divulgação, os ganhos dos streamers também foram divulgados, entretanto, apenas os valores entre agosto de 2019 e outubro de 2021. Segundo as informações vazadas, Alanzoka faturou cerca de US $1,7 milhão e Gaules cerca de US $2,8 milhões.
Suspeito do ataque ao Twitch
Não há informações sobre quem está por trás do ataque, mas o hacker afirma que seu objetivo é apenas promover mais competição no cenário de streaming e afirma que a comunidade da Twitch é “uma fossa tóxica e nojenta”.
Não é apenas o primeiro problema que a Twitch vem enfrentando, afinal dia 1º de setembro, os streamers norte-americanos organizaram uma greve reivindicando melhorias na fiscalização de comentários de discurso de ódio. Apesar da greve e os motivos divulgados, os produtores de conteúdo alegam que a plataforma possui uma resposta lenta ao comportamento. No Brasil a paralisação ocorreu dia 23 de agosto, entretanto, pedindo melhores remunerações depois da diminuição no preço dos subs.
Ainda não se sabe se será divulgado mais partes do material vazado pelo usuário anônimo, entretanto, o prejuízo com certeza deixou e ainda dará muito trabalho para a equipe de segurança e tecnologia da plataforma. Aos usuários todo cuidado é pouco, portanto é necessário que você troque sua senha e ative a autenticação em duas etapas para que não passe por situações de invasão cibernética.
Enquanto isso, só podemos esperar que tudo seja esclarecido o mais breve possível e, é claro, mais segurança e efetividade nos serviços.